Conhecendo melhor o empreendedorismo rural
Com o progresso tecnológico, o empreendedorismo rural otimiza técnicas e ainda potencializa as produções com menores riscos de perdas
POR Redação Whow! | 24/09/2021 17h41Ele é pop, ele é tech, ele é tudo: isso mesmo, estamos falando sobre o empreendedorismo rural. Um dos setores mais importantes do nosso país, o agro movimenta milhões por ano. Se você quer conhecer um pouco melhor sobre como empreender neste setor, continue a leitura.
Segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o setor rural representa a atividade principal de mais da metade dos municípios brasileiros. Portanto, esse segmento tem impacto constante em nossas vidas.
Com a modernização, muita coisa no setor rural mudou. Nesse sentido, com o progresso tecnológico, o empreendedorismo rural passa a ser uma oportunidade para otimizar técnicas, diminuir os danos ao meio ambiente e ainda potencializar as produções com menores riscos de perdas.
O que é empreendedorismo rural?
De maneira resumida, o empreendedorismo rural é a capacidade de identificar oportunidades relacionadas ao segmento rural e transformá-las em soluções que beneficiem a sociedade em geral.
Conhecido também como agronegócio, esse segmento pode oferecer serviços, prestar consultoria, vender produtos, e criar softwares voltados ao auxílio na lavoura.
Segundo o SEBRAE, desde 2018, os profissionais informais que atuam nesse setor já puderam começar a se formalizar como Microempreendedor Individual. Portanto, as áreas que são contempladas são as seguintes:
- comércio ou prestação de serviços;
- atividades relacionadas à pesca;
- aquicultura;
- avicultura;
- cunicultura;
- indústrias;
- apicultura;
- produção agrícola, animal ou extrativa vegetal.
Nesse sentido, isso se deu pelo projeto Crescer Sem Medo, que incentiva o empreendedorismo rural para pequenos empresários. Essa mudança passou a permitir que os produtores rurais fossem incluídos no MEI. De acordo com o SEBRAE, essa inclusão permitiu que pelo menos 17 milhões de trabalhadores rurais, que antes viviam na informalidade, passassem a ter os seguintes direitos:
- criação de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
- emissão de notas fiscais;
- facilidades com abertura de contas bancárias e obtenção de créditos;
- viabilização de participação em licitações públicas;
- obtenção de benefícios gerais de trabalhadores, como auxílio doença, aposentadoria e salário-maternidade;
- maior facilidade para obter financiamentos agrícolas;
- redução do número de impostos com o Simples Nacional.
O cenário do empreendedorismo rural no Brasil
Acima de tudo, para muitos agricultores, a logística da safra é o maior desafio. Isso porque muitas ferrovias não saem do papel, portos continuam custosos e sem agilidade, hidrovias estão sem avanços e rodovias continuam esburacadas, perigosas e sem cuidados.
Segundo o Banco Mundial, o Brasil está em 65º lugar no ranking de logística do mundo.
Nesse sentido, conforme apresenta o portal Cenário Agro, o que mais chateia os agricultores brasileiros é a falta de consideração. Seja do governo ou da população em geral, ainda há muito descaso com esses produtores. Além disso, outro ponto que gera insegurança entre os produtores rurais é que, a cada ano que passa, o clima apresenta maior instabilidade.
Particularidades e desafios do empreendedorismo rural
Se no setor empresarial a criação de novas empresas é algo complexo, no empreendedorismo rural os problemas são ainda maiores.
Uma das particularidades mais marcantes do setor agro é a grande distância entre os principais mercados e a baixa densidade populacional. Nesse contexto, essa dinâmica impede, por vezes, que esses empresários alcancem grandes resultados.
Isso porque a distância impõe um custo elevado de deslocamento e a população escassa dificulta o desenvolvimento do setor. Sob esse ponto de vista, essa composição socioeconômica das áreas rurais acaba afetando a produção agro, diminuindo a diversificação das atividades do segmento, o que pode gerar menos inovação no setor.
O empreendedorismo rural tem características únicas e, por isso, é importante saber aproveitar as oportunidades que esse segmento apresenta. Afinal, é das dores do mercado que surgem as grandes oportunidades de negócio, principalmente para quem busca inovar. Entre as atividades que o setor oferece, estão:
- agrícola;
- cultural;
- recreativa.
- turística;
- gastronômica;
- e até folclórica.
Oportunidades no empreendedorismo rural
Em síntese, para facilitar a compreensão, separamos aqui as 4 oportunidades em um dos setores que mais cresce na economia brasileira, o empreendedorismo rural. Confira:
1 – Agricultura familiar
Em suma, desde 2019, a definição de agricultura familiar passou a ser uma possibilidade de empreendedorismo para aqueles que possuem um imóvel rural. Ou seja, não existe mais a necessidade da propriedade estar presente num território rural.
É considerado um imóvel rural aquele que é utilizado para a atividade agroindustrial, pecuária ou agrícola. Assim, os produtores que se encaixam nessas categorias passaram a ter os benefícios que citamos anteriormente, como por exemplo linhas de créditos e auxílios.
2 – Venda de produtos de origem rural
O empreendedor rural pode determinar suas atividades voltadas para a venda de produtos de origem rural. Podem ser vegetais que venham da sua plantação, produtos alimentícios que passam por alguma elaboração, como o leite por exemplo, ou até mesmo na elaboração da cooperativa formada por diversos produtores.
Por isso, desenvolver estratégias de comercialização de produtos é a melhor maneira de tornar o empreendedorismo rural mais rentável.
3 – Atividades de criação de animais
É preciso compreender, antes de tudo, que um criador de animais não precisa necessariamente de um grande investimento e nem ter muitos animais. Logo, o produtor rural focado nesse segmento, pode sim ter poucas cabeças.
4 – Venda de maquinário
Outra área que tem ganhado muita força no setor é a venda de maquinários voltados à melhoria na produção agropecuária.
Portanto, trabalhar nesse campo pode ser bastante lucrativo para quem quer aumentar sua renda e conquistar mais espaço no mercado.
Dessa forma, se torna evidente que o empreendedorismo rural tem um papel determinante para a geração de novos empregos no Brasil. Nesse sentido, rende uma riqueza para a sociedade e ajuda a combater as principais questões que geram crise econômica.