Conheça programa de aceleração de startups Safira Labs
Tecnologia

Conheça programa de aceleração de startups Safira Labs

O programa tem como intuito apoiar a fase inicial de startups de tecnologia de diversas frentes, como Autotechs, Regtechs, Finetechs, e outras

POR Redação Whow! | 07/06/2021 15h43 Conheça programa de aceleração de startups Safira Labs

Cada vez mais é preciso pensar no futuro do nosso planeta. Por isso, uma das principais empresas de energia do Brasil, a Safira Energia, abre novamente as inscrições para a  3ª edição do Safira Labs, um programa de pré-aceleração de startups.

O programa tem como intuito apoiar a fase inicial de startups de tecnologia de diversas frentes, como Autotechs, Regtechs, Fintechs, e outras. Quer saber quem é o Grupo Safira Energia? Como vai funcionar o programa? E quem poderá participar? Então confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você. Boa leitura!

Quem é o Grupo Safira Energia

O Grupo Safira Energia se descreve como uma empresa que entrega soluções energéticas inovadoras há mais de 10 anos. Ela tem como foco o atendimento de consumidores que possuem uma demanda de mais de 500 kW, e tem como produtos geradores de vários tamanhos. Ou seja, ideais para todo tipo de negócio.

A Safira possui 4 vertentes de atuação:

  • gestão e representação: com o cuidado e atenção nos processos, a empresa tem uma frente especializada na gestão de energia para as empresas;
  • comercialização de energia: oferecendo produtos convencionais como contratos swap, produtos indexados, operações estruturadas, operações de derivativos e leilões de energia;
  • consultoria e inteligência de mercado: através do direcionamento de mercado a empresa promete entregar aos clientes análises a respeito do futuro da energia;
  • novos negócios: a empresa está sempre buscando novos negócios, e um deles é o investimento em energia renovável.

Logo, a Safira se coloca com o intuito de evoluir o Mercado Livre de Energia brasileiro. Por isso, estão comprometidos com diversas associações, grupos e comitês, como por exemplo: a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e a Associação da Indústria de Cogeração de Energia.

O que é o Safira Labs?

O Safira Labs é um programa voltado para a pré-aceleração de startups com vontade de crescer no mercado. Realizada pelo Grupo Safira Energias, já está na terceira edição. Ao longo do programa as startups serão auxiliadas pelos profissionais da Safira. Ou seja, os participantes contarão com a mentoria de funcionários de diversas áreas da empresa e dispostos a ajudar e provocar novas ideias de desenvolvimento.

Essa terceira edição focará em startups de base tecnológica e que estejam em estágio inicial. Ou seja, nesse sentido, a meta é priorizar aqueles que também precisam de apoio para concretizar o seu modelo de fazer negócios.

No entanto, vale ressaltar que o programa não apoia apenas projetos do setor de energia. Ele foi ampliado para englobar o empreendedorismo digital como um todo, portanto, de diferentes áreas. Mas sempre relacionado aos projetos do Grupo Safira.

Por dentro do programa de pré-aceleração de startups 

A empresa resolveu apostar em projetos e empreendedores que ainda precisam crescer, mas que já possuem grandes ideias. Nesse contexto, o programa usa da empatia para identificar os problemas que estão à sua volta, e irá solicitar dos candidatos soluções inovadoras para resolvê-los.

Porém, a empresa ainda garante que erro é algo natural do processo. Ou seja, o Safira Labs é um programa para tomar riscos e experimentar. Isso tudo será feito com o monitoramento dos funcionários da Safira, que irão ajudar os candidatos a criarem novas oportunidades.

Portanto, o programa tem como missão enxergar o potencial das startups que estão iniciando suas caminhadas. Gerando assim, empresas mais preparadas para o mercado e com maior chance de sucesso.

Quem pode participar das próximas edições

Todas startups com base em tecnologia podem participar do Safira Labs. Ou seja, todas as que já passaram da fase das ideias e já estão no desenvolvimento e validação do seu MVP. Em suma, essas empresas podem estar voltadas ao Business to Business to Consumer (B2B2C), ou ao Business Consumer (B2C), e precisam necessariamente ser dos segmentos de:

  • autotechs: são empresas que atuam diretamente nos desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às tecnologias automotivas, mobilidade, transporte e logística;
  • wealthtechs: esta é uma subcategoria das fintechs, focadas em construir tecnologias que auxiliem o consumidor a tomar decisões a respeito de investimentos;
  • regtechs: startups que desenvolvem tecnologias para automatizar processos, com o uso de inteligência artificial para a transformação digital com análise de dados e machine learning;
  • insurtechs: estas empresas, surgiram com o propósito de inovar no setor de seguros;
  • cleanTechs: são startups que produzem produtos e soluções que não impactam negativamente no meio ambiente;
  • retalitechs: é a denominação utilizada para aquelas empresas que oferecem soluções tecnológicas para o consumo e varejo;
  • datatechs. empresas que utilizam dados para construir soluções para apoiar processos de tomada de decisões. Utilizam tecnologias como: IoT, Big Data, Machine Learning, Analytics e Virtual Reality;
  • HR Techs: são startups que desenvolvem projetos a fim de auxiliar o setor de RH das empresas.

Principais vantagens do programa Safira labs

Além de disponibilizar uma experiência colaborativa para os participantes, o Safira Labs ainda está localizado no bairro Pinheiros, em São Paulo. Um dos pólos empresariais do país. O programa ainda oferece:

  • workshops e palestras; 
  • mentorias em inovação, marketing, jurídico, financeiro e estratégia; 
  • um prêmio para a startup vencedora da edição;
  • mentores externos reconhecidos pelo mercado;
  • metodologia própria, desenvolvida pelo Grupo Safira; 
  • aumento da rede de networking; e 
  • software de gestão de tarefas e processos.

O programa já investiu mais de 1 milhão de reais em benefícios e infraestrutura, e já contou com mais de 200 empresas inscritas nas suas edições. Algumas que já passaram pelo programa são a Free Skate, Festa Compartilhada e Neo 3D.

Vale a pena participar do programa?

Acima de tudo, para todos os micro e pequenos empreendedores, que atuam no setor de tecnologia, o Safira Labs é uma grande oportunidade para alavancar o seu negócio.

Até porque, o programa tem como objetivo investir em empresas que estejam iniciando, e que desejam aumentar sua influência no mercado. Portanto, se o seu negócio se encaixa no perfil do programa, fique atento às próximas edições para conseguir consultoria com uma das maiores empresas de energia do Brasil, e ainda concorrer a prêmios.

Assine a nossa newsletter gratuitamente, e receba mais conteúdos exclusivos a respeito de novidades do mercado de trabalho.