Conheça as principais barreiras para inovação na área de marketing - WHOW

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Conheça as principais barreiras para inovação na área de marketing

Executivos de marketing relataram ao Gartner que alguns dos obstáculos são: cultura corporativa avessa ao risco, mensuração insuficiente

POR Adriana Fonseca | 21/11/2019 11h00 Foto Adi Goldstein (Unsplash) Foto Adi Goldstein (Unsplash)

Ainda existem desafios significativos para a execução eficaz da inovação na área de marketing, de acordo com a consultoria global Gartner. O relatório Gartner Brand Strategy and Innovation Survey 2019, que ouviu 393 profissionais da área nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido:

Empresa resistente ao risco (46%)

Incapacidade de medir o impacto da inovação (41%)

Recursos humanos com as competências necessárias limitado (41%)

Tecnologia limitada para apoiar a inovação (38%)

Falta de orçamento (37%)

Falta de cultura de inovação (32%)

Estratégia da liderança insuficiente (29%)

“A natureza da verdadeira inovação é a novidade, e isso tira as pessoas da sua zona de conforto. Embora os executivos seniores exijam inovação, eles relutam em avançar quando chega a hora de agir”

Elizabeth Shaw, diretora do Gartner for Marketers Practice

marketing Foto Alyssa Ledesma (Unsplash)

Outro ponto importante é a mensuração de resultados, pois é um desafio avaliar as iniciativas de inovação sem saber ao certo qual é o sucesso dessas ações. Medir o impacto, no entanto, é necessário, caso contrário os esforços em inovar podem ser considerados sem valor pela organização.

Segundo o Gartner, os profissionais de marketing que gerenciam a inovação devem saber se comunicar de forma inteligente com os principais stakeholders, para assim gerenciar as expectativas em torno dos programas e seus resultados.

Muitos líderes de marketing também relataram dificuldade em encontrar o talento certo. Embora cargos como “diretor de inovação” estejam em alta, assim como os laboratórios destinados à inovação corporativa, muitos profissionais de marketing ainda estão trabalhando para se aprimorar nessas funções.

“Impulsionar a inovação requer uma profundidade e amplitude de habilidades além das que existem hoje em muitas organizações”, diz Elizabeth. “Ainda que muitos profissionais de marketing já estejam participando de programas de treinamento e obtendo certificações por meio de cursos para conquistar uma vantagem no mercado de trabalho hipercompetitivo de hoje, os recrutadores devem garantir que as prioridades de contratação e aprimoramento estejam alinhadas às necessidades estratégicas de inovação da empresa.”

Para superar essas barreiras, o Gartner recomenda que os líderes da área de marketing responsáveis ​​por fazer a gestão da inovação reflitam sobre os três pontos abaixo:

marketing Foto Diggity (Unsplash

Combater a cultura resistente ao risco

É possível lutar contra a resistência ao risco usando a abordagem “rastejar, andar, correr”. Isso significa o seguinte: na fase “rastejar”, deve-se pedir ideias a usuários ou clientes, fazer parcerias com provedores de serviços de tecnologia externos e criar um argumento comercial para a inovação. Isso dará impulso e ajudará a construir a base necessária para se formar, com sucesso, ritmo e maturidade, as fases de “andar” e “correr”.

Concentrar-se em três formas de mensurar os resultados

É possível superar os obstáculos de mensuração de resultados medindo três áreas: cultura de inovação (por exemplo, pesquisas de pulso e participação de funcionários), processo de inovação (por exemplo, agilidade e eficiência) e resultados de inovação (por exemplo, número de protótipos e pilotos). O conselho é sempre separar as métricas de cultura e processo das próprias inovações. Quando possível, a recomendação é usar medidas comerciais regulares para quantificar os resultados da inovação.

Capacitação de alto nível

A sugestão é aprimorar ativamente a equipe, priorizando as habilidades de inovação em novos profissionais recrutados. Os membros da equipe devem ter oportunidades para desenvolver habilidades específicas de inovação e liderança, criando uma cultura para o futuro e a expectativa de desenvolvimento profissional contínuo.


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