Plataformas para criar o seu site grátis - WHOW

Eficiência

Plataformas para criar o seu site grátis

Entenda a importância e os principais benefícios de ter uma presença digital fortalecida por meio de um site e conheça 5 plataformas para criar o seu.

POR Redação Whow! | 14/07/2021 19h09

Hoje, para uma empresa, é muito importante  estar presente no mundo digital e isso não se resume apenas a ter e manter perfis nas redes sociais. É preciso ir um pouco mais além para criar autoridade na internet e sair na frente dos concorrentes. Uma forma de fazer isso é através da criação de sites grátis. Porém, desenvolver uma página do zero pode sair caro para quem tem poucos recursos em caixa. Mas você sabia que é possível criar sites sem pagar absolutamente nada ou muito pouco? Neste conteúdo, entenda a importância de ter um site, os benefícios e conheça cinco plataformas para criar o seu gratuitamente!

Por que minha empresa precisa ter um site?

Quando você precisa encontrar um serviço, produto ou até mesmo uma informação, pesquisar no Google é sua primeira opção? Se a resposta for sim, saiba que muitas outras pessoas têm o mesmo comportamento.

Como já mencionamos, estar presente apenas nas redes sociais não é suficiente para ser encontrado ou para criar autoridade digital. 

Independente do tipo ou do tamanho do negócio, ter um site é extremamente positivo para a reputação da empresa, assim como facilita que ela seja encontrada por outras pessoas que estão buscando não somente o seu serviço, mas por informações sobre determinado tema.

Digamos que você tenha uma hamburgueria. No site, além dos produtos, da sua localização e contato, você pode colocar uma sessão falando sobre a história do hambúrguer, dos principais ingredientes e até mesmo receita de fazer o seu em casa.  Isso gera aproximação, afinal, quem ensina algo é tido como autoridade e é assim que o seu negócio será visto. 

Benefícios em ter um site para o seu negócio

Confira alguns benefícios da criação de um site para seu negócio: 

  • fortalecimento de marca, tendo em vista que um site ajuda na divulgação do que você oferece;
  • ter a sua empresa “disponível” 24 horas por dia, 7 dias por semana, uma vez que a qualquer momento as pessoas podem buscar informações sobre o que você oferece;
  • ser fonte de prova social, considerando que você pode inserir depoimentos positivos de pessoas que consumiram os seus serviços;
  • aumentar o seu alcance.

Plataformas para criar site grátis

Criando seu site grátis: Wix

O Wix foi lançado ainda em 2006, em Israel, e é um dos criadores de sites mais conhecidos e mais utilizados no mercado brasileiro. O editor conta com mais de 500 templates profissionais, que podem ser ajustados de forma muito simples ao seu objetivo.

O editor Wix ajusta automaticamente o seu site para ser visto em celulares, ou seja, no formato mobile, aspecto que otimiza bastante a experiência do usuário. Além disso, o Wix oferece uma hospedagem segura e um bom suporte, caso você precise de ajuda com alguma funcionalidade. 

Nos templates, é possível inserir botões, imagens, vídeos, música e também slideshow. 

Criando seu site grátis: Site123

O Site123 é um editor de conteúdos para sites bem similar ao Wix. Um dos diferenciais do Site123 são os recursos de SEO – Search Engine Optimization: é possível criar os conteúdos e ajustá-los facilmente para serem encontrados na internet. 

Além da versão gratuita, o Site123 também possui um plano premium, que custa em torno de R$37 por mês. Nessa versão, é possível conectar o seu próprio domínio, criar páginas ilimitadas, armazenar até 10 GB e realizar transferências de arquivos de até 5GB.

Todos os templates são inteiramente responsivos, o que também é favorável à experiência do usuário.

Criando seu site grátis: GoDaddy

O GoDaddy é um outro editor de sites bastante conhecido no mercado, assim como o Wix.  Além dos templates, este editor oferece uma hospedagem de alta qualidade junto com um endereço de e-mail personalizado. Mas, apesar desses benefícios importantes, o GoDaddy não é totalmente gratuito.

É possível utilizar a plataforma apenas por um mês gratuitamente, sem precisar inserir os dados de cartão de crédito. Contudo, passando este período, é preciso realizar o pagamento do editor para continuar utilizando os seus recursos

Criando seu site grátis: Google Sites

Você sabia que o próprio Google oferece um criador de sites gratuito? O Google Sites é o criador de sites gratuitos do Google. Fácil e simples de usar, ele também permite a integração com outros recursos do buscador, como o Google Maps e lojas on-line.

Além disso, o Google Sites cria sites responsivos e adaptáveis ao formato mobile. Porém, uma das desvantagens é o fato da URL conter “sites.google.com” antes do nome da empresa, tendo em vista que você não terá autoridade de domínio. 

Portanto, para começar a criar sites neste editor, basta acessar Google Sites, escolher o modelo, o tema, criar o menu e inserir o conteúdo e publicar o site. 

Criando seu site grátis: Yola

Por último, apresentamos o criador de sites Yola, que oferece uma forma igualmente fácil de criar sites em sua versão gratuita. Em síntese, o Yola permite a criação de até três páginas, em sua versão gratuita. Contudo, caso você deseje acessar outras funções, como acrescentar uma loja virtual ou então ter endereços de e-mails personalizados, é preciso pagar US$4,95 por mês.

Além disso, a hospedagem no Yola também é confiável.

Não basta apenas criar o site: conteúdo também é importante

Acima de tudo, não basta apenas criar um site com um design bonito e atrativo. É preciso também alimentá-lo, com criação de conteúdos que possam interessar ao seu público. 

Os assuntos abordados não necessariamente devem estar relacionados aos produtos ou serviços que a sua empresa comercializa. Um salão de beleza pode abordar conteúdos sobre os cuidados com os cabelos ou como hidratar os fios em casa, por exemplo. 

Dessa forma, não somente seu público fiel, como também outras pessoas poderão ser atraídas pelo seu site e, assim, conhecer a sua empresa. 

Além disso, é importante também divulgar, seja nas redes sociais, por ligações ou envio de mensagens, que a sua empresa agora conta um um site. 

Gostou do artigo? Se a resposta for sim, assine agora mesmo a nossa newsletter gratuitamente, para receber todos os dias conteúdos interessantes sobre o mercado, gestão, tecnologia e empreendedorismo!