Conheça os negócios de impacto e o que eles podem fazer pela sociedade - WHOW
Vendas

Conheça os negócios de impacto e o que eles podem fazer pela sociedade

Os negócios de impacto estão em um mercado global estimado em US$ 715 bilhões, e podem realmente fazer a diferença no mundo. Veja;

POR Carolina Cozer | 09/10/2020 17h10

Se algo tem ficado claro no mundo dos negócios, após a pandemia, é a necessidade de criação de modelos de negócios que ajam em prol da humanidade ― que estejam em busca não somente de resultados financeiros, mas também de um bem maior.

Assim, empreendedores e investidores têm nas suas mãos um grande poder: o de influenciar positivamente como a sociedade opera. Saiba neste artigo de Whow! o que são os negócios de impacto e quais seus benefícios para o mundo.

O que são os negócios de impacto?

Negócios de impacto sempre existiram na humanidade. Contudo, este termo surgiu no universo business apenas entre 2007 e 2008. 

Caracterizam-se por empresas que buscam retorno financeiro ao mesmo tempo em que geram algum impacto positivo, seja na sociedade ou meio-ambiente. 

Segundo o Pitchbook, investidores que buscam esse tipo de estratégia referem-se a ela como “resultado financeiro duplo”, fazendo menção à relação de ganha-ganha entre a empresa e a comunidade ou função ambiental do qual estão engajados.

É comum que negócios de impacto sejam gerados em cenários emergentes e seus investimentos sejam algumas vezes inferiores a outros de mercados semelhantes, justamente pela responsabilidade de desenvolverem um negócio com recursos abaixo da média.

Contudo, o que define se um negócio é considerado de impacto ou não é o cenário onde atuam. 

Por exemplo, um investimento em uma pequena empresa em um mercado emergente pode ser considerado impactante devido à geração de empregos e renda resultante. Mas este mesmo investimento em algum dos países líderes da economia global (como nos EUA, por exemplo), poderia ser simplesmente visto como um emwpréstimo a uma pequena empresa, exemplifica o Pitchbook. Logo, não há como colocar os negócios de impacto em caixinhas; eles são o fim, e não o meio.

Objetivos dos negócios de impacto

Segundo o estudo “2020 Annual Impact Investor Survey”, do Global Impact Investing Network (GIIN), os negócios de impacto estão em um mercado global estimado em US$ 715 bilhões.

De acordo com a Investopedia, um dos objetivos básicos do investimento de impacto é ajudar a reduzir os efeitos negativos da atividade empresarial no ambiente social. Por esta razão, este tipo de negócio muitas vezes é considerado uma extensão da filantropia.

Setores como agricultura, saúde, energia renovável, saneamento básico, habitação e educação são exemplos comuns de mercados investidos por empresas de impacto.

Segundo o GIIN, a prática de investimento de impacto pode ser definida pelas seguintes características:

Intencionalidade

A intenção de um investidor de ter um impacto social ou ambiental positivo por meio de investimentos é essencial para o investimento de impacto.

Expectativas de retorno

Os investimentos de impacto devem gerar retorno financeiro sobre o capital ou, no mínimo, retorno do capital.

Amplitude de expectativas de retorno e classes de ativos 

Os investimentos de impacto visam os retornos financeiros que variam de abaixo do mercado até a taxa de mercado ajustada ao risco.

Vox Capital 

Vox Capital é um fundo brasileiro de venture capital totalmente voltado para negócios de impacto. Seu escritório está localizado no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo. Surgiu em 2009 e, de lá para cá, já investiu em 25 diferentes negócios de impacto social. Também já esteve sete vezes nos principais rankings de investidores de impacto do mundo.

Mov Investimentos

A Mov Investimentos injeta capital em empresas inovadoras a fim de reduzir desigualdades sociais e reverter a degradação ambiental. Os investimentos da Mov já foram capazes de proteger 1 milhão de hectares na Amazônia, reciclar 48 mil toneladas de embalagens, evitar 4 milhões de toneladas de CO2, dentre outras atividades, em 13 anos de existência.

Yunus Negócios Sociais

A Yunus Negócios Sociais Brasil é parte da Yunus Social Business Global Initiatives, fundo internacional de venture capital que transforma doações filantrópicas em investimentos para negócios. No Brasil, além de serem um fundo de venture capital, também oferecem consultoria e aceleração para projetos e empresas de inovação de impacto. Sua principal missão é erradicar a pobreza do Brasil através de negócios sociais.

X8 Investimentos

A X8 Investimentos, segundo descrição oficial, é uma gestora de fundos de growth capital que impulsiona empresas de alto impacto a melhorar as condições sociais, ambientais e econômicas do Brasil. Surgiu em 2019 através da fusão entre a BR Opportunities e a Performa Investimentos. Dentre os cases do fundo estão a empresa Mãe Terra, que foi posteriormente adquirida pela Unilever.


+NOTÍCIAS

Multinacional busca startups com soluções de diagnóstico para doenças raras
Tendências em IA e IoT para os próximos anos
Quem serão os futuros unicórnios globais?
Fintech de investimento quer tornar energia solar mais acessível