Conheça os 3 setores para apostar no empreendedorismo digital - WHOW

Pessoas

Conheça os 3 setores para apostar no empreendedorismo digital

Com mais acesso à internet, aumentou a facilidade de não só divulgar um trabalho, mas também montar um negócio completamente online

POR Redação Whow! | 18/06/2021 11h48

Com a expansão da tecnologia, pandemia e mais pessoas utilizando a internet, muitos setores digitais crescem exponencialmente a cada dia, e como consequência, o empreendedorismo digital. Afinal, como qualquer outra área da sociedade, o mundo dos negócios também tem avançado na digitalização. Tudo para que consiga conquistar mais clientes e agilizar os seus serviços.

Se você quer saber mais a respeito dessa forma de empreender e ainda compreender quais são os 3 setores para apostar neste ano, confira este texto exclusivo que preparamos para você. Boa leitura!

O que é empreendedorismo digital?

Se você está pensando em começar a ganhar dinheiro através da internet, saiba que essa prática se chama empreendedorismo digital. Segundo um estudo realizado pela empresa HeroSpark, mais da metade dos empreendedores digitais do Brasil, iniciaram suas empresas há menos de um ano.

Em suma, abrir um negócio digital nada mais é do que utilizar os meios virtuais para divulgar e vender os produtos ou serviços do seu negócio. Ou seja, sem precisar necessariamente de um espaço físico para a sua empresa. Vale ressaltar, que o empreendedorismo digital já existe desde o começo da internet, nos anos 70. Mas foi com o desenvolvimento tecnológico que ele passou a ganhar mais força.

Até porque, anos atrás, era impossível de imaginar fazer uma compra online e receber o produto na sua casa.

Por que ser um empreendedor digital?

Hoje em dia, este tipo de negócio já é uma realidade na vida das pessoas. Visto que o empreendedorismo digital proporciona mais alcance e custo de manutenção mais barato. Além disso, a situação que vivemos, com a pandemia impondo medidas restritivas, trouxe a necessidade das empresas estarem presentes na internet, independente do seu tamanho. Nesse sentido, o conceito de empreendedorismo digital está se popularizando cada vez mais no Brasil, o que permite muitas pessoas a apostarem nesse tipo de negócio. Confira os 4 motivos mais abordados:

1. Crescimento do acesso à internet.

Não é nenhuma novidade que a cada dia que passa, mais pessoas estão acessando a internet. Esse crescimento possibilitou uma maior facilidade não só para divulgar o seu trabalho, mas como também para montar um negócio completamente online. Apostar em comércios digitais pode ser uma boa alternativa para quem deseja estar presente  do mercado, e garantir a longevidade de seu negócio

2. Agilidade em negociar

Como em qualquer outro tipo de comércio, no ambiente virtual também ocorre negociação. A diferença é que nesse caso, os consumidores podem negociar de maneira mais dinâmica. Até porque, não existe mais a necessidade de encontros presenciais, tudo pode ser feito através da internet, de maneira instantânea. Ou seja, sem precisar se preocupar com horário de funcionamento.

É uma dinâmica que beneficia tanto os clientes quanto o empreendedor, pois assim há mais rapidez e simplicidade nas negociações.

3. Maior possibilidade de atingir mais pessoas

Como o acesso à internet está cada vez mais facilitado, mais pessoas estão conectadas. Isso facilita, pois , caso usadas as estratégias corretas, o seu negócio pode atingir um público maior, mais segmentado e mais diverso. Com a internet não existem barreiras. Você pode conquistar clientes de diversos lugares do Brasil e até do mundo!

O que não acontece num negócio tradicional, pois com um espaço físico, o impacto é apenas local. Com o empreendedorismo digital, você pode utilizar boas estratégias de marketing digital e conquistar um alcance muito maior.

4. Custo inicial menor

Quando você tem uma loja física, é preciso investir no aluguel, na estrutura física, em decoração, funcionários, mobília, equipamentos, etc. Já num negócio digital, tudo é feito de maneira muito mais simplificada. Dependendo do seu serviço, você irá precisar apenas do seu computador e boa vontade. Além disso, nesse tipo de negócio você economiza com custos referentes a deslocamento e manutenção da equipe, por exemplo.

3 setores para apostar no empreendedorismo digital em 2021

Alimentação Saudável

Os brasileiros já vinham buscando uma alimentação mais saudável nos últimos anos, mas com o início da pandemia, essa tendência disparou. Segundo um estudo realizado pelo Euromonitor Internacional, publicados neste ano pelo Estadão, os produtos de alimentos com apelo saudável alcançaram R$100 bilhões em vendas no ano passado.

Alinhado a isso, quase 80% dos consumidores ainda afirmaram que a alimentação saudável já é uma preocupação corriqueira para eles. E mais da metade apontaram que se informam a respeito das informações nutricionais do que comem. Dessa forma, produtos sem glúten, orgânicos, com menor índice de sódio e vegetarianos ganham mais espaço no consumo da sociedade.

Como por exemplo, os alimentos “plant-based” (à base de plantas) tiveram o crescimento de quase 30% em 2020. Por isso, este pode ser o melhor momento para investir neste setor. É possível apostar em marmitas saudáveis, venda de cestas orgânicas ou produtos naturais. São muitas possibilidades e como você já deve saber, o setor alimentício é um dos que menos sofrem em momentos de crise.

Segmento de Beleza

Outro setor que têm se mostrado imune a crises é o de segmentos voltados à beleza. Conforme aponta uma pesquisa realizada pela agência Corebiz, em 2020, em meio à pandemia, o faturamento no comércio online de cosméticos cresceu quase 70%!

Outro estudo, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), demonstrou que esse mercado teve um crescimento de 1,1%. Isso, numa realidade na qual o PIB brasileiro caiu 4,1%.

Da mesma forma que o setor de alimentos, aqui, os produtos que mais tiveram crescimento foram aqueles com fórmulas naturais e produzidos de maneira sustentável. Vale ressaltar também, que durante a pandemia, os cosméticos que também ganharam espaço no mercado, foram os que aliviam o estresse e incentivam o bem-estar das pessoas.

Clubes de assinatura

Os clubes de assinatura também seguem em alta no empreendedorismo digital brasileiro. Com opções que vão desde vinhos, até rações para pets, o segmento conquista cada vez mais o mercado. Conforme um levantamento realizado pela Betalabs, em 2020 surgiram 800 novos clubes de assinatura, o que significa um crescimento de 60% no setor que já conta com 4 mil clubes no total. Portanto, se você está pensando em abrir um negócio, vale a pena considerar o meio digital para estruturá-lo. Assim, você terá maiores possibilidades e possivelmente, menos gastos.

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos sobre pequenas e médias empresas.