Conheça o ecossistema de inovação no Sergipe - WHOW

Eficiência

Conheça o ecossistema de inovação no Sergipe

O Caju Valley, comunidade de startups e empreendedorismo de inovação do estado de Sergipe, que já concentra mais de 20 startups

POR Carolina Cozer | 17/02/2021 10h30 Arte Grupo Padrão (Giovana Sorroche) Arte Grupo Padrão (Giovana Sorroche)

Embora Sergipe seja o menor estado do Brasil, os seus potenciais em inovação e tecnologia são enormes. Em 2020, a sua capital, Aracaju, contava com 47,6% de startups já em fase de validação, segundo dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Dentre os empreendedores do ecossistema, há um mix entre mais experientes (28,6%) e jovens inovadores (23,8%), além de investidores-anjo, evangelistas e apoio de entidades, como o Sebrae.

Caju Valley

Caju Valley é o nome do movimento sergipano pela inovação e desenvolvimento empreendedor. Concentrado sobretudo na capital, o ecossistema tem o objetivo de alavancar projetos de startups locais e apoiar empresas e instituições de ensino engajadas com o crescimento da economia e da inovação no Sergipe.

De acordo com dados do StartupBase, há 21 startups mapeadas no estado com a maioria destinada ao segmento da educação. Há também negócios destinados às áreas de software e big data, saúde e bem-estar, telecomunicações, entretenimento, finanças e segurança e defesa.

O Mapeamento de Comunidades do Nordeste, da ABStartups, aponta uma grande diversidade no perfil de fundadores e funcionários. Cerca de 47% dos fundadores são autodeclarados pardos, contra 28% de brancos e 23% de negros. Já as mulheres são quase 30% do capital humano das startups sergipanas.

Startups sergipanas de destaque

Data Vika

Elesson

Episafe

Explicaê

Filazero

Há-Bu

Hello World

Invent Solar

Pagcerto

Veggin

Aceleradoras e parques tecnológicos para a inovação no Sergipe

Acelerase, além de uma aceleradora, é também um hub de inovação sergipana para startups e negócios de tecnologia. Ela oferece processos de pré-aceleração e aceleração com mentorias e acompanhamento estratégico para desenvolvimento de produtos, serviços, treinamentos de pitches e networking.

Todas as empresas aprovadas para os programas da Acelerase recebem apoio financeiro de acordo com especificações individuais.

O local é apoiado pelo SergipeTec, atualmente o único parque tecnológico e incubadora do estado. Localizado no município de São Cristóvão, na região metropolitana de Aracaju, promove o desenvolvimento científico e tecnológico da região através do fomento à criação de negócios de base tecnológica e de todos os relacionamentos entre agentes relacionados. O parque abrange uma área de 120 mil metros quadrados com capacidade para alocar até 60 empresas e instituições de pesquisa das áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), e Energias Renováveis e Meio Ambiente.

O projeto foi desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o governo do estado.

bannerecossistema


+ INOVAÇÃO

Conheça o ecossistema de inovação no Piauí
Conheça o ecossistema de inovação no Amapá
Conheça o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte
Conheça o ecossistema de inovação em Roraima