Conheça o ecossistema de inovação no Amapá
As startups do estado formam uma diversidade com fortes promessas de desenvolvimento para os próximos anos. Veja os detalhes
POR Carolina Cozer | 18/12/2020 15h00A comunidade Tucuju Valley nasce na foz do Rio Amazonas, no estado já habitado pela etnia Tucuju, que dá nome ao ecossistema de inovação em amplo desenvolvimento no Norte do Brasil.
O estado do Amapá conta com cerca de 15 startups mapeadas, de acordo com o levantamento do StartupBase. As startups locais ― a maioria baseadas na capital, Macapá ― estão concentradas nas áreas de marketing, software e construção civil (20% cada), e direto, vendas, educação e cleantech (10% cada). Elas formam um estado diverso e com amplas oportunidades dentro das inovações que propõe.
O Tucuju Valley é constituído por startups em fase de operação e validação (30%) e tração (20%). A maioria das inovações da região têm foco no modelo B2B (60%), seguido de B2B2C (20%).
Aprova EAD
Arte Amazon
Astecas
Karpos Bank
Karpos Pag
OrçaFascio
Proesc
Tributei
UndoBox
UniVoto
Incentivos à inovação no Amapá
O Tucuju Valley se relaciona com a comunidade inovadora do Amapá através de meetups, workshops e eventos, muitas vezes organizados ou conectados de alguma forma com a comunidade de empreendedorismo de inovação da Amazônia ― como o Start Amazônia, por exemplo. Também há incentivos do Sebrae Amapá, como o programa Acelera Startups, o Startup Day Macapá e mais recentemente o seminário Innova Amapá.
A região não conta com parques tecnológicos ― apenas algumas promessas de criação ou reaberturas de antigos parques por parte do Governo do estado. Contudo, em julho de 2020, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a prefeitura da capital do Amapá criaram o primeiro laboratório de inovação de cidades inteligentes da região Norte, que promete uma grande evolução nos elementos tecnológicos, inovadores e conectados da capital do estado.
Por fim, o Centro de Incubação de Empresas (CIE), localizado dentro do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do estado do Amapá (IEPA), promove incubação de empresas e startups, e também há o Programa de Pré-aceleração do Sebrae Amapá.
Até o momento apenas 10% das startups amapaenses foram aceleradas, mas 40% delas estão em processo de pré-aceleração, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
+ INOVAÇÃO
Conheça o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte
Conheça o ecossistema de inovação de Goiás
Conheça o Ecossistema de Inovação da Bahia
Conheça o ecossistema de inovação do Mato Grosso