Conheça o Ecossistema de inovação do Tocantins - WHOW
Eficiência

Conheça o Ecossistema de inovação do Tocantins

Startup TO, 153 Valley, Chambary Valley e Jalapão Valley formam a comunidade de inovação do Tocantins, o 3º maior polo de startups do Norte

POR Carolina Cozer | 04/11/2020 13h11

Nesta matéria do especial de Whow! sobre os ecossistemas de inovação do Brasil, abordaremos o estado do Tocantins e seus trabalhos desenvolvidos no fomento à inovação.

Tocantins é o terceiro maior polo de startups do Norte do Brasil, concentrando 16% das startups da região, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Acima do Tocantins ficam apenas os estados do Pará, com 24% das startups, e o Amazonas, com 33%.

A capital do Estado, Palmas, conta com 28 startups mapeadas pela Associação. Os segmentos que mais aparecem nas empresas mapeadas são: construção civil (7,1%), vendas e marketing (7,1%) e eventos e turismo (7,1%). As startups estão em fase de operação e tração, predominantemente.

Startup TO

O Startup TO é a comunidade tocantinense de startups, empreendedores e inovadores do Estado, que trabalha para fomentar e difundir o ecossistema de inovação através de eventos, capacitações e disseminação de conhecimento.

Dentre as ações promovidas pela comunidade Startup TO estão o Cripto Club, grupo para entusiastas de criptomoedas; o Dev Tocantins, que promove encontros e eventos para desenvolvedores do estado; o Startup Talk, com bate-papos semanais ou quinzenais para trocar ideia e fazer networking; o Speed Talk, evento com palestras técnicas, além do Startup Weekend e do Sebrae Startup Day.

As demais comunidades que movem o ecossistema do Estado são a 153 Valley, comunidade de startups da região sul do Estado do Tocantins, o Chambary Valley, comunidade de startups do Norte do Estado, e o Jalapão Valley, rede de cooperação entre atores responsáveis pelo fomento do ecossistema de inovação na região central do Tocantins.

City Car

Cleimes Soluções

Clube de Desconto

HoraMed

InvestFranquias

Job Hunter

Minery

ToNoLucro 

Urbano Norte

Urpay

Parques tecnológicos e incubadoras

O PEQUITEC é o parque de empreendedorismo e inovação da cidade de Araguaína, segunda cidade mais populosa do Estado. Fica localizado no campus do Centro Universitário Unitpac, e estimula os alunos a desenvolverem ideias de negócios inovadoras através da iniciação científica, das disciplinas de empreendedorismo e inovação, dos projetos integradores, das maratonas, da inovação aberta e mais. Com inspiração no Pequi, fruto que dá nome ao Parque, os projetos de inovação passam pelos estágios de Brotação, Floração, Frutificação e Maturação para se desenvolverem.

A Agência de Inovação Ulbratech Tocantins é parte a ULBRA da cidade de Palmas. Lá, são promovidas ações voltadas à inovação, empreendedorismo, tecnologia e mercado. O Parque também oferece incubadora de empresas, laboratório de inovação, coworking e trabalha em parceria com o Governo do Estado, prefeituras, instituições e empresas privadas.

Além da incubadora da Ulbratech, em Tocantins também há a Unitins, a incubadora de empreendimentos econômicos solidários da Universidade Estadual do Tocantins, a Incubadora UFT, da Universidade Federal do Tocantins e a Incubadora IFTO, do Instituto Federal do Tocantins.


bannerecossistema


+ INOVAÇÃO

Conheça o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte
Conheça o ecossistema de inovação de Goiás
Conheça o Ecossistema de Inovação da Bahia
Conheça o ecossistema de inovação do Mato Grosso