Conheça o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte - WHOW
Eficiência

Conheça o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte

O Jerimum Valley, do Rio Grande do Norte, tem como objetivo transformar a economia local e nacional através do empreendedorismo de inovação

POR Carolina Cozer | 11/09/2020 19h03

As capitais brasileiras concentram a maior parte das forças de inovação, tecnologia e empreendedorismo de seus Estados relacionados. E com o Rio Grande do Norte não seria diferente: sua capital, Natal, é a centralizadora de grande parte dessa potência.

Nesta matéria do especial de Whow! sobre os ecossistemas de inovação do Brasil, abordaremos o estado do Rio Grande do Norte e seus trabalhos desenvolvidos no fomento à inovação.

Jerimum Valley

Conhece o jerimum? Na maior parte do país essa palavra se refere ao fruto da aboboreira, a abóbora. Contudo, para os potiguaras, essa palavra também pode ser um “sinônimo” para empreendedorismo.

Jerimum Valley é o nome da comunidade empreendedora de startups da capital do Rio Grande do Norte. Foi criado em 2012, quando a cultura “startupeira” começou a se fortalecer no Brasil, e os empreendedores desse estado precisavam criar uma rede de apoio que alimentasse e trouxesse visibilidade para esses novos negócios.

Os objetivos do Jerimum Valley, segundo site oficial, são “fomentar, apoiar e impulsionar empreendedores de startups no desenvolvimento dos seus negócios”. A comunidade concilia empreendedores de inovação, agentes públicos e privados, instituições de ensino, instituições de fomento ao empreendedorismo e a sociedade em si, todos com um objetivo em comum: transformar a economia local e nacional através do empreendedorismo de inovação.

Em 2019 o Jerimum Valley contava com cerca de 900 membros e promoveu mais de 80 eventos presenciais e digitais para disseminar a cultura inovadora no estado.

GO!RN

O Jerimum Valley não é a única comunidade que compõe o ecossistema de inovação do RN. Também se destacam a Salt Valley, na cidade (ou “país”, como eles gostam de chamar) de Mossoró, na região metropolitana de Natal, e a Potiguaras Valley, em Currais Novos.

As três comunidades se mantém altamente ativas, sobretudo com evento GO!RN, que iniciou hoje (11), via plataforma online. É uma correalização do Sebrae-RN com as comunidades empreendedoras locais e demais players relacionados do estado.

O GO!RN surgiu para substituir o tradicional Startup Day, que ocorria no RN desde 2015, e precisou ser reformulado por consequência da pandemia do novo coronavírus. Nele, estão ocorrendo palestras, plenárias internacionais, exposição de startups, bate-papos entre comunidades, shows, desafios e gamificação.

Drinkapp

EasyDiet

Faceponto

Futebol Interativo

Greenpallets

Outgo

Paytour

QuarkClinic

Roboeduc Inbox

Surfmappers

Parques tecnológicos e aceleradoras

O Parque Tecnológico Metrópole Digital, situado em Lagoa Nova, no RN, possui incubadoras, instituições de ensino e empresas de inovação dentro de seu complexo, que foi criado em 2017 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em conjunto com o Instituto Metrópole Digital (IMD), com Sebrae-RN e a Prefeitura Municipal de Natal.

Segundo descrição oficial, o Parque “apoia e desenvolve atividades relacionadas à ciência, à tecnologia, ao empreendedorismo e à inovação, promovendo sinergia entre academia, governo, sociedade e empresas de Tecnologia da Informação (TI)”. Entre os meses de agosto de setembro, o Parque Tecnológico Metrópole Digital recebeu seis novas empresas, somando um total de 60 credenciadas. Até o final de 2020 a meta é que o número chegue a 75.

Por fim, a Incubatech é uma empresa de desenvolvimento de software que também funciona como aceleradora de startups. Está localizada no bairro Nova Descoberta, em Natal, onde abre espaço para que ideias e negócios de áreas correlacionadas se tornem realidade. O principal diferencial da Incubatech, segundo site oficial, é a agilidade no processo de desenvolvimento e conexões empresariais que são extremamente importantes para evolução de novos negócios.


bannerecossistema


+ INOVAÇÃO

Conheça o ecossistema de inovação de Alagoas
Conheça o ecossistema de inovação de Goiás
Conheça o ecossistema de inovação de Santa Catarina
Conheça o Ecossistema de Inovação da Bahia