Conheça o ecossistema de inovação do Acre - WHOW

Eficiência

Conheça o ecossistema de inovação do Acre

Saiba mais sobre o Aquiri Valley, o ecossistema de inovação de Rio Branco, no Acre ― e um dos mais resilientes do Brasil

POR Carolina Cozer | 22/09/2020 18h15 Foto: Ministério do Turismo Foto: Ministério do Turismo

Nesta matéria do especial de Whow! sobre os ecossistemas de inovação do Brasil, abordaremos o estado do Acre e seus trabalhos desenvolvidos no fomento à inovação.

Segundo o Startupbase, esta comunidade de inovação e empreendedorismo é uma das mais jovens, porém mais resistentes do Norte do Brasil, e está começando a se tornar referência local.

Aquiri Valley

De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), quase 50% da população do Acre está localizada na sua capital, Rio Branco. Consequentemente, é lá que se concentra o ecossistema de empreendedorismo de inovação do Estado, chamado de Aquiri Valley.

Na língua dos Apurinãs, Aquiri significa “Rio dos Jacarés”, de acordo com o IBGE, e esse é o nome que batiza o ecossistema inovador de Rio Branco.

Whow Festival 2020 Arte Grupo Padrão

A comunidade nasceu entre os anos de 2012 e 2013, em conjunto com atividades desenvolvidas pelo Sebrae Acre. Em 2019, o Aquiri Valley tinha 40 startups mapeadas pela ABStartups, com 40% delas ainda em fase de ideação.

O mapeamento feito pela Associação afirma que grande parte da população acreana ainda direciona a força de trabalho aos serviços e funcionalismos público. Contudo, Rio Branco está começando a incorporar o mindset empreendedor através das faculdades da região, que estão desenvolvendo parcerias com o Aquiri Valley para ensinar e estimular o  empreendedorismo aos estudantes universitários. Por exemplo, há uma iniciativa para que graduandos desenvolvem startups na faculdade como projeto de graduação de curso ao invés do tradicional TCC.

BitcoinToYou

Buscar Peças

Cozinha Minuto

GT Fila

Lance Play

Nativus Live

Royal Advice

Ecossistema de Inovação Foto: Ministério do Turismo

Nunca foi só Batom

Camila Amorin, a líder do Aquiri Valley, juntamente com a empreendedora Caroline Alves, lançaram o projeto “Nunca foi só Batom”, um evento de incentivo ao empreendedorismo feminino para mulheres acreanas. O projeto, que é apoiado pelo Sebrae do Acre, traz oficinas e meetups para que mulheres aprendam metodologias e desenvolvam estratégias de sucesso para seus negócios.

Com a pandemia de coronavírus, o Nunca foi só Batom tem focado em comunicações voltadas para a transformação digital.

Laboratórios e Incubadoras

Em 2016, o Sebrae passou a oferecer um espaço de incentivo para startups no Acre, chamado Sebrae Lab. Este laboratório oferece espaço para criação e desenvolvimento de novas ideias e fornece eventos, mentorias e cursos para desenvolvimento do ecossistema local. Segundo o Startupbase, este é o primeiro Sebrae Lab dentro de uma Universidade no país, a UFAC.

A incubadora da capital do Estado é INCUBAC, que conta atualmente com três startups em processo de incubação e cinco em pré-incubação, todas voltadas para negócios de impacto social e/ou ambiental. Oferecem capacitações para as novas empresas incubadas, além de oficinas de criação de ideias, palestras sobre empreendedorismo, assessoria, consultoria, monitoria e auxílio para graduação.


bannerecossistema


+ INOVAÇÃO

Conheça o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte
Conheça o ecossistema de inovação de Goiás
Conheça o Ecossistema de Inovação da Bahia
Conheça o ecossistema de inovação do Mato Grosso