Conheça o ecossistema de inovação de Alagoas - WHOW
Eficiência

Conheça o ecossistema de inovação de Alagoas

O Sururu Valley surgiu para contornar o pensamento de que era preciso sair do Estado de Alagoas para entrar no mundo do empreendedorismo de inovação

POR Carolina Cozer | 18/08/2020 09h00

Nesta matéria especial de ecossistemas de inovação dos 26 Estados no Brasil e do Distrito Federal abordaremos o cenário de Alagoas e seu expoente Sururu Valley.

Alguns estados brasileiros sofrem com o estigma de não serem referência nas áreas de tecnologia, ciência e inovação, parecendo, à primeira vista, não serem terrenos férteis para empreendedores.

Os ecossistemas de inovação existem justamente para fomentar esses cenários menos visados pelas gigantes de tecnologia, arando o solo para que se tornem frutíferos.

Este é o caso do Estado de Alagoas que, atualmente, é um ecossistema emergente e que está ganhando cada vez mais relevância entre investidores e o poder público, além de figurar entre os maiores eventos de TI do país. O Estado conta, inclusive, com uma startup de acessibilidade premiada pela ONU ― a Hand Talk.

De acordo com dados de dezembro de 2019 do Startup Base, o Alagoas possui cerca de 40 startups, sendo 60% delas em fase de tração. Os setores mais frequentes são Comunicação, Marketing e Mídia (15%), Educação (10%) e Entretenimento (10%).

Sururu Valley

O “Vale do Silício” de Alagoas se chama Sururu Valley, em homenagem ao molusco abundante nas praias da região.

Surgiu para contornar o pensamento de que empreendedores precisavam sair do Estado para entrar no mundo do empreendedorismo de inovação. O ecossistema é composto por empresários, empreendedores, investidores, pesquisadores acadêmicos atores do poder público e mais.

Segundo o investidor-anjo alagoano João Kepler, da Bossa Nova Investimentos, e apresentador do programa O Anjo Investidor, o Estado do Alagoas passou por uma época importante entre os anos de 2013 a 2016, em que houve forte fomento às startups locais. Foi pouco depois da metade desse caminho, em 2015, que o Sururu Valley veio à vida.

Bigú

Doity

Hand Talk 

Isobloco

Show de Ingressos

Stant

Trakto

Incubadoras e investimentos

Além do Sururu Valley, o polo de inovação de Alagoas recebe eventos, DemoDays e outras iniciativas. O Governo do Estado, através da sua secretaria de Tecnologia, tem buscado realizar produções nesse sentido, aponta João Kepler.

“Outro exemplo é o programa que Sebrae, que reúne mensalmente um grupo de startups ou interessados e traz conhecimento relevante. Durante a pandemia os encontros têm acontecido online”, complementa.

Além disso, há as incubadoras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Centro Universitário Cesmac. Há, ainda, projetos da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia de Informação e Comunicação (Assespro), que promove o AL Talks, um evento para inovação do setor de TIC no Estado.


bannerecossistema


+ INOVAÇÃO

Conheça o ecossistema de inovação de Pernambuco
Conheça o ecossistema de inovação do Mato Grosso do Sul
Conheça o ecossistema de inovação de São Paulo
Conheça o ecossistema de inovação de Santa Catarina