Conheça o ecossistema de inovação do Ceará - WHOW
Eficiência

Conheça o ecossistema de inovação do Ceará

O ecossistema empreendedor e tecnológico do Ceará envolve mais de 100 startups, diversos coworkings e o segundo maior hub de telecomunicações do mundo

POR Carolina Cozer | 07/01/2020 18h00 Conheça o ecossistema de inovação do Ceará Arte Grupo Padrão (Flavio Pavan)

O estado do Ceará é reconhecido internacionalmente não apenas pelas suas praias paradisíacas mas, também, pelo hub tecnológico e startups internacionalizadas. 

Este ecossistema de inovação possui uma extensa lista de coworkings (são mais de 70 listados apenas na capital) e mais de 160 startups. Em Fortaleza, capital do estado, a comunidade tecnológica é conhecida como Rapadura Valley, em homenagem ao doce tradicional.

Dentre os negócios de destaque estão as edtechs, com duas startups que são referência no segmento no Brasil: a Arco Educação e a Agenda Edu.

building facade 3412103 (Foto: Osvaldo Oliveira via Pexels)

Edtech 15%

Saúde e bem estar 10,6%

Varejo e atacado 10,6%

Comunicação e Marketing 6%

fonte: Associação Brasileira de Startups (Abstartups)

Incubadoras da UECE, Unifor e IFCE

NUTEC

Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará – RIC

Casa Azul Ventures

Cordel Ventures

Elephant Startup Factory

I3citi

ICC BioLabs

Inova Mundo

Meteora

fonte: Associação Brasileira de Startups (Abstartups)

Startups cearenses de destaque

Agenda Edu:  É o maior aplicativo de comunicação escolar do Brasil, com mais de um milhão de usuários em mais de mil escolas. A empresa foi eleita a startup do ano de 2019 pela Abstartups.

Arco Educação: A startup unicórnio desenvolve uma plataforma de tecnologia educacional que já impactou mais de 500 mil alunos em 1.400 escolas em todos os estados brasileiros. Em 2018, se tornou a primeira edtech brasileira a abrir capital na Nasdaq, com um IPO de US$ 1,2 bilhões.

Chatbot Maker: Como o nome sugere, a empresa fornece soluções dinâmicas em chatbots. Já acumulou mais de um milhão de usuários e tem entre seus clientes a Unimed, o Grupo Iguatemi e o jornal O Povo.

Delfos: Startup do mercado elétrico com soluções SaaS em inteligência artificial para operações em óleo e gás, usinas eólicas e hidrelétricas. Foi vencedora do prêmio prêmio EDP Open Innovation e foi a única startup nordestina finalista no Ocyan Waves Challenge.

GoCase: Surgiu em 2015 no mercado de cases e assistência técnica de celulares. Hoje, é uma das maiores marcas digitais brasileiras, já tendo atuado em mais de 130 países e mais de um milhão de produtos vendidos. Foi escolhida para sediar os projetos do Laboratório Global de Empreendedorismo (G-Lab) em Massachusetts. 

GreenMile: Empresa da área de logística que desenvolveu seu primeiro projeto através de um programa de inovação aberta da Coca-Cola. Hoje, possui escritórios em Fortaleza, São Paulo e Orlando, com cases que envolvem a Pepsico, C&C, Heineken entre outros. Foi vencedora de diversos prêmios, entre eles o Award Connections de Orlando.

assorted coloured umbrellas hanging near buildings 2526099 1 (Foto: Reynaldo Brigantty via Pexels)

Referência mundial em conectividade

Segundo um relatório da Telegeography, o hub tecnológico do Ceará é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o dos Emirados Árabes Unidos. A grandeza deste pólo se deve a grande quantidade de cabos submarinos de fibra óptica, que conectam o Brasil aos Estados Unidos e aos continentes africano e europeu. Graças a este enorme cabeamento, a região nordestina é a líder no setor de telecomunicações do Brasil.

Parque de desenvolvimento tecnológico da UFC (Padetec)

A Universidade Federal do Ceará abriga um dos maiores centros tecnológicos do estado, com uma área de mais de três mil metros quadrados. O parque abriga seis laboratórios de P&D, duas centrais analíticas e uma incubadora. 

Dentro de seu espaço, ao longo dos vinte e cinco anos de vida, já saíram projetos e pesquisas nas áreas de química fina e de polímeros, energia renovável, alimentação, suplementação e compósitos.

Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor)

Localizado na Universidade de Fortaleza, o TEC Unifor é um parque jovem, com menos de três anos de vida, mas já muito relevante no cenário de inovação cearense. 

Tem suporte por parte do Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Criativos da Prefeitura de Fortaleza (ParqFor), e abre espaço para que os estudantes da universidade lancem seus projetos através de editais semestrais.

Suas empresas residentes estão distribuídas em mercados distintos, como TI, SaaS, telecomunicações, eletrodomésticos, logística e energia elétrica e a gás.


bannerecossistema


+ INOVAÇÃO

Veja todos os ecossistemas de inovação no Brasil
Conheça o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul
Conheça o ecossistema de inovação de Santa Catarina

Conheça o ecossistema de inovação de Minas Gerais

JÁ SEGUE O WHOW! NO INSTAGRAM?