Conheça as 15 empresas mais inovadoras do mundo, segundo publicação internacional - WHOW

Eficiência

Conheça as 15 empresas mais inovadoras do mundo, segundo publicação internacional

Moderna, SpaceX e, até a NBA, são algumas das empresas vencedoras do prêmio. A lista também aborda empresas da América Latina

POR Carolina Cozer | 10/03/2021 12h37 Arte Grupo Padrão (@flaviopavan_76) Arte Grupo Padrão (@flaviopavan_76)

Mais de 400 empresas de 29 países foram avaliadas para o prêmio anual da Fast Company das Empresas Mais Inovadoras do Mundo. A lista com as finalistas foi divulgada na terça-feira (9) e apresenta as 50 empresas do mundo que mais florescem e geram impacto no mundo atual, sobretudo aquelas que incorporam soluções criativas para problemas ocasionados pela pandemia.

“As 50 empresas mais inovadoras do mundo abordam uma sociedade refeita pela Covid-19. Muitos deles foram pioneiros em modelos de negócios que agora estão se acelerando; outros estão nos levando a lugares totalmente diferentes, seja no cosmos ou no sertão”, explica a nomeação oficial da publicação.

 15 primeiras colocadas do ranking de empresas mais inovadoras

1º lugar – Moderna

A farmacêutica Moderna Therapeutics, dos Estados Unidos, foi a responsável pela descoberta de uma das primeiras vacinas de mRNA para o combate à COVID-19.

2º lugar – Pfizer-BioNTech

O laboratório BioNTech da Pfizer também desenvolveu um antídoto para o vírus em tempo recorde, além de ter sido a primeira empresa a colocar a vacina em comercialização. A farmacêutica norte-americana também foi a campeã na categoria Farmacêutica no Prêmio Whow! de Inovação 2020 e conquistou o sexto lugar geral.

3º lugar – Shopify

A varejista canadense Shopify atingiu uma taxa de crescimento de mais de 100% em 2020 em comparação ao ano anterior, oferecendo uma alternativa a lojas de todos os portes que precisaram fechar as portas devido ao isolamento social.

4º lugar – SpaceX

A startup aeroespacial de Elon Musk atropelou as concorrentes em 2020 e se tornou a primeira empresa privada do mundo a levar astronautas em uma missão tipulada ao espaço.

5º lugar – SpringHill Company

A empresa de entretenimento SpringHill Company levou a quinta colocação no ranking por dar voz a questões de justiça social em Hollywood.

6º lugar – Epic Games

Fortnite, o famoso battle royale da Epic Games, se tornou um dos primeiros metaversos digitais ao levar experiências de mídia para dentro de seu mundo virtual, como o show do famoso rapper Travis Scott.

7º lugar – Netflix

O streaming de filmes e séries foi premiado com o sétimo lugar pela criação de múltiplos conteúdos focados no público negro.

8º lugar – Tock to Go

A plataforma de reservas de restaurantes Tock to Go pivotou seu modelo de negócios em 2020 e se tornou um enorme serviço de delivery que deu suporte a muitos restaurantes impactados negativamente pela pandemia.

9º lugar – Microsoft

Em 2020 a Microsoft impulsionou suas responsabilidades sociais corporativas e se comprometeu a remover todo o carbono que a empresa já emitiu em um prazo de até 30 anos.

10º lugar – Graphika

A empresa de análise de redes sociais Graphika desmascarou diversas fake news distribuídas ao longo do mundo em 2020 sobre fraudes eleitorais e desinformações sobre a COVID-19.

11º lugar – Ping An Good Doctor

A healthtech chinesa Ping An Good Doctor foi o serviço de telemedicina mais utilizado do mundo em 2020 e inovou ao oferecer um recurso de IA que examina pacientes e otimiza o tempo de consultas.

12º lugar – Outschool

A edtech Outschool oferece mais de 100 mil aulas por método de ensino remoto a alunos de 3 a 18 anos de idade.

13º lugar – NBA

A NBA foi tanto a primeira liga esportiva profissional a interromper seus jogos após o início da pandemia quanto a primeira a conseguir retornar as operações de modo seguro.

14º lugar – Snap

A empresa desenvolvedora do aplicativo Snapchat revelou crescimento de 22% de usuários ativos diários, com perspectiva de aumento de 50% na receita total nos próximos anos.

15º lugar – Asana

Com a naturalização do home office, a plataforma de gerenciamento de trabalho Asana se tornou um dos softwares mais utilizados do mundo em 2020 e recebeu integrações com o Microsoft Teams e com o Slack no mês de novembro.

A publicação também elegeu as dez empresas mais inovadoras na América Latina. Veja na sequência:

1º NotCo (Chile)

2º Frubana (Colômbia)

3º Cariuma (Brasil)

4º Zoop (Brasil)

5º Sunew (Brasil)

6º Descomplica (Brasil)

7º Robinfood (Colômbia)

8º Mandalah (Brasil)

9º Clip (México)

10º Etermax (Argentina)


+EMPRESAS MAIS INOVADORAS 

10 lições das empresas mais inovadoras e startups para todos os negócios
Conheça as empresas mais inovadoras campeãs do Prêmio Whow! de Inovação 2020
As visões de líderes de inovação no pós-pandemia

Como reimaginar o futuro das empresas?