WHOW

Conheça 4 negócios rentáveis para apostar em 2021

negocios 2021 scaled 1

Negócios rentáveis: você sabe quais são os melhores ramos para empreender no Brasil em 2021? Neste conteúdo, descubra quais são eles e entenda um pouco mais do cenário do empreendedorismo atual do país.

Sobre empreendedorismo no Brasil 

Dá para acreditar que, em pleno ano de pandemia e com uma grande crise mundial, o Brasil atingiu o recorde do número de empreendedores da história? Isso aconteceu e terminamos 2020 com 3.359.750 novas empresas abertas, segundo o Ministério da Economia.

Desse total, 2.663.309 MEIs- Microempreendedores Individuais e o número representa um crescimento de 8,4% em relação ao ano anterior. E, para se ter uma ideia, esse salto se deu a partir de março, mesmo com o início das restrições por conta do covid-19

Porém, esse percentual de crescimento não é igual em todos os estados: o Maranhão, por exemplo, registrou um percentual de crescimento de MEIs maior do que o nacional. Só a capital,  São Luís, conforme dados do Portal do Empreendedor, é detentora de um terço do total de MEIs do estado.

Além disso, um levantamento do Sebrae ainda mostrou que 25% da população adulta do Maranhão está em meio a abertura de um pequeno negócio ou com uma atividade que lhe gera renda adicional. Logo, seja por necessidade ou por oportunidade, o Brasil acaba sendo terreno fértil para quem deseja ter o seu próprio negócio. E isso ocorre mesmo com todas as burocracias de se abrir e manter uma empresa no país.

Alguns motivos para empreender hoje

Um dos principais motivos para se empreender hoje no país é a necessidade. Isso é decorrência da alta taxa de desemprego no país, que é de 14,7 % no primeiro trimestre de 2021, segundo o IBGE, e da necessidade dos brasileiros de gerar renda para suprir com suas necessidades básicas familiares. 

Existe também quem empreenda pois tem a oportunidade de trabalhar com algo que realmente gosta. Nesse contexto, empreender é muito mais do que o simples “querer” ter o próprio negócio. É relacionado à realização de um sonho.

Com isso, uma vez tendo a sua empresa, as regras também serão suas. Do tipo de vestimenta aos horários, empreender também pode ser uma atividade flexível. Todavia, é interessante manter o equilíbrio e não passar o dia inteiro dentro da empresa. Outro motivo interessante é o fato de simplesmente não se ter “limites”, quando o assunto for lucro. Afinal, nenhum empresário define quantidade máxima de quanto ele quer ganhar.

“- Mas eu vou deixar o meu emprego “seguro” para começar a empreender?”

Muitos esbarram nesse detalhe quando o assunto é ” arriscar” uma nova vida profissional empreendendo. Entretanto, ter a própria empresa pode ser o ponto inicial para a conquista da independência financeira, no sentido de que as decisões tomadas no negócio dependerão do empresário. Nesse contexto, você não corre o risco de ser demitido de surpresa, por exemplo.

Vale ressaltar que, além de todos esses motivos, ainda podemos contar com o baixo custo de acesso ao mundo digital que temos atualmente. Hoje, basta um clique, para que um produto ou serviço local ganhe visibilidade até mesmo mundial.

Tipos de negócios rentáveis para apostar em 2021

Quer começar a empreender? Conheça agora os 4 ramos mais rentáveis para investir em 2021.

Negócios rentáveis: Delivery e alimentação saudável

As preocupações com a saúde realmente aumentaram do ano passado para cá, não somente em relação aos cuidados com a saúde mas também como prevenção ao covid -19. Nesse contexto, a alimentação tem um papel importantíssimo.  

Porém, nem todo mundo sabe ou tem tempo disponível para preparar refeições frescas todos os dias. Assim, se você tiver habilidades culinárias ou vontade de aprender sobre o assunto, montar um delivery de refeições saudáveis pode incrementar a sua vida financeiraAqui, vale também considerar o público e fazer diferente do que os seus concorrentes estão fazendo. Afinal, muitos focam nas chamadas grandes refeições, como almoços e jantares. Que tal investir em opções de café da manhã ou em lanches menos calóricos?

Negócios rentáveis: Mercadorias e serviços para pet

O mundo dos pets está cada vez mais em alta! Com o isolamento e as medidas de restrição social,  as pessoas passaram a ficar em casa e mais perto dos seus bichinhos de estimação. Isso sem contar aqueles que optaram por ter um animalzinho justamente nesse período.

Para os pets, recomendamos investir em algo cada vez mais personalizado.  Por isso, para abrir um negócio voltado para os pets, procure opções de produtos ou serviços diferenciados. Outra dica é investir na presença digital.

Negócios rentáveis: Vestuário e brechós

Junto com a alimentação saudável, também estamos vivendo a onda do consumo sustentável. Quando falamos disso em relação à moda, por que não investir na revenda de peças de roupas que não estão sendo mais usadas? Logo, você pode começar aproveitando o que está aí, em seu guarda-roupa e depois fazer essa intermediação com outras pessoas que desejem repassar aquela peça que estava lá no fundo do armário.

Negócios rentáveis: Produtos de artesanato

Sabe costurar? Fazer crochê? Consegue fazer peças usando fios de malha?  Estes produtos estão em alta neste momento de pandemia, uma vez que muitos são fabricados a partir de produtos sustentáveis, são confortáveis e são feitos localmente, o que é um plus para os clientes. 

Se sim, você está diante de uma ótima oportunidade de ter o próprio negócio ou então uma renda extra. Geralmente, o valor da matéria-prima do artesanato costuma ser barata e, assim, não é preciso um valor muito alto para investir.

E, ainda levando em consideração que você pode divulgar e vender os seus produtos pelas redes sociais, os custos ficam bem menores. Entretanto, não basta apenas sair fazendo produtos sem um planejamento. Procure analisar e descobrir o que, dentre o que você sabe fazer de trabalho manual, está sendo tendência ou tendo alta demanda. Feito isso, mãos à obra!

Por onde começar

Para quem deseja ter o próprio negócio, recomenda-se realizar um planejamento antes de se aventurar no mundo do empreendedorismo. Assim, estude o mercado, as possibilidades, construa planos de ações e também tenha o plano “B” na manga. É válido sim arriscar nos setores mais rentáveis, porém, desde que se tenha afinidade com algum tipo de produto ou serviço que solucione uma dor ou necessidade real dos clientes..

Gostou do conteúdo? Assine então agora mesmo a nossa newsletter gratuitamente e receba diariamente artigos interessantes sobre empreendedorismo, mercado e tecnologia!

Sair da versão mobile