Conheça 3 iniciativas para aceleração de Startups - WHOW

Tecnologia

Conheça 3 iniciativas para aceleração de Startups

Aceleração de startups: conheça três iniciativas de projetos de captação . Veja também um panorama do cenário desse modelo de negócio no Brasil

POR Redação Whow! | 16/06/2021 12h07

Aceleração de startups: você sabia que existem iniciativas que visam acelerar este tipo de empresa, por meio da capacitação?  Neste artigo, falaremos de três aceleradoras, que capacitam empresários de startups e também trazemos um overview do mercado de startups e a importância e o papel desse tipo de negócio. Continue a leitura!

Crescimento das startups no Brasil

Startups são empresas que desenvolvem ideias inovadoras e facilmente escaláveis. Elas são caracterizadas pelo crescimento exponencial e também pelos custos baixos, em comparação ao lucro obtido. Para o termo, não existe tradução direta para o português e significa empresa emergente.

Segundo dados do StartupBase, base de dados de startups da Associação Brasileira de Startups- ABStartups, existem hoje no Brasil 13.566 startups. São Paulo está entre os estados que possuem maior quantidade – 3.982, seguido por Minas Gerais, com 1.226 e o Rio Grande do Sul, com 956.

 Conforme a ABStartups, em resumo, o grande crescimento do número de startups foi registrado em 2018, quando o país atingiu a marca de 10.000 empresas como estas. Neste ano, surgia o primeiro unicórnio brasileiro, a 99 Táxi.

Logo, a maioria delas têm mais de seis anos de atuação e 2.148 encontram-se na fase de tração, considerado o último estágio antes de se tornarem empresas consolidadas. Boa parte delas atuam no mercado da educação, 8,66%O modelo de negócio mais explorado é o Saas – Software as a Service, ou seja, desenvolvimento e comercialização de softwares, que aparece em mais de 41,20%. Dessa forma, o público-alvo maior acaba sendo o B2B, ou seja, o negócio entre empresas, para 47,76% delas. Tudo isso conforme dados da Startupbase. 

Nesse contexto, estão também os parceiros que fomentam este modelo. Exemplos são o CUBO, maior HUB de inovação da América Latina, do Itaú, que surgiu ainda em  2015 e o 6° Campus do Google, que se instalou no Brasil em 2016. Este último trata-se de um coworking aberto, que promove eventos de capacitação e conecta empreendedores dos seus diferentes campus. 

Papel e importância das Startups

Assim, as startups não mudam apenas a vida de seus fundadores: elas impactam a vida de milhões de pessoas pelo mundo inteiro, transformando a forma como clientes interagem com produtos e serviços tradicionais, que são drasticamente alterados pelas novas entrantes no mercado. Logo, as startups também mexeram no destino das empresas incumbentes que oferecem tais produtos e serviços.

Veja o caso do Táxi tradicional. Por exemplo, antes, era preciso ligar ou então contar com a sorte de encontrar um carro disponível pelas ruas, sem contar com preço caro e pouca qualidade, em alguns casos. Atualmente, com a Uber e ou a 99, basta um clique: paga-se menos, é possível avaliar o motorista e, dentre outras funções, até compartilhar uma viagem com outra pessoa.

Outro exemplo conhecido é o Nubank. Com certeza você já ouviu falar do banco super descolado  roxinho, que revolucionou o relacionamento entre  pessoas e bancos. Acima de tudo, a base dessas empresas é sempre a tecnologia e a inovação, o que leva a novidade para o mundo inteiro.

Como resultado, existe também um grande impacto no mercado de trabalho: conforme dados da Fundação Kauffman, elas são responsáveis pela criação de mais de 50% dos empregos no mundo inteiro. Ou seja, para que este crescimento seja possível, elas contam com iniciativas que visam acelerar o seu desenvolvimento.

3 Iniciativas para aceleração de Startups 

Acima de tudo, acelerar uma empresa significa oferecer recursos e oportunidades, sejam financeiros, tecnológicos ou de conhecimento, que ela não teria caso estivesse sozinha no mercado. 

Conheça o InovAtiva de Impacto 2021

O programa de aceleração de startups InovAtiva de Impacto 2021 tem duração de até 6 meses e oferece capacitação, mentoria e conexão aos empreendedores de startups. Este ano, serão selecionados 80 negócios inovadores que tenham o objetivo de gerar impacto positivo social ou ambiental.

Dessa forma, 40 delas serão selecionadas para participar do programa, que está com suas inscrições abertas até o dia 28 de junho deste ano. Além dos benefícios citados acima, as startups escolhidas participarão do InovAtiva Experience: evento em que irão apresentar suas ideias para uma banca de investidores e grandes empresas aceleradoras.

Nesse contexto, entre os parceiros do InovAtiva de Impacto 2021 estão Google Cloud, Microsoft, Pipefy, Salesforce, Amazon Web Services, Conta Azul e Agendor.

Confira a capacitação Elo7 e Sebrae

O Sebrae é uma entidade privada, conhecida por estimular o empreendedorismo, a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas. Logo, em parceria com a Elo7, desenvolveu um programa de capacitação. O programa visa fomentar a inovação nas vendas e até como fazer uma boa gestão da produtividade.

Como resultado, a meta dessa iniciativa é desenvolver, profissionalizar e formalizar empreendedores. Assim, eles ficarão munidos dos conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, para realizarem os planejamentos financeiro e de marketing dos negócios. As inscrições podem ser realizadas através de um formulário disponível no site do Sebrae, ao passo que a data limite de inscrição é por tipo de curso escolhido, até o dia 20 de junho de 2021.

Descubra o Scale-Up Endeavor Varejo

O programa de aceleração Scale-Up da Endeavor abre de cinco em cinco meses, com inscrições para diversos setores e regiões do Brasil. Dentro dessa iniciativa está uma outra, voltada apenas para o varejo, o Scale-up Endeavor Varejo.

Patrocinado pela Arezzo & CO através da ZZ Ventures, fornece mentorias individuais e meetups com os maiores players do mercado no varejo. Então, os escolhidos terão contato com Sergio Zimerman, CEO da Petz, e Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza.

As inscrições estão abertas no site da Endeavor e a aceleradora selecionará 12 empresas dos segmentos de alimentação, vestuário, saúde e estética, serviços, bem estar e Wellness e, por último, lazer e entretenimento.

Startup e inovação

Portanto, a maioria das pessoas têm a impressão de que o mundo das startups é apenas de altas cifras e muita fama. Entretanto, por trás de tudo isso, existe muito trabalho. Se você empreende em uma empresa como essa, não deixe de conhecer as iniciativas que citamos neste artigo.

Continue acompanhando os conteúdos do Whow e assine a nossa newsletter gratuitamente  para receber todos eles em primeira mão!