Ferramentas de inovação e tecnologia no Direito - WHOW

Eficiência

Ferramentas de inovação e tecnologia no Direito

Compreender o que as inovações podem trazer de benefício para o dia a dia do trabalho, é fundamental para qualquer profissional do setor jurídico

POR Redação Whow! | 14/06/2021 14h33

A digitalização  já permite que diversas profissões tenham um ganho de produtividade cada vez maior, e este é o caso das ferramentas de tecnologia e inovação desenvolvidas para a Área do Direito.

Compreender quais são essas inovações e o que elas podem trazer de benefício para o dia a dia do trabalho é fundamental para qualquer profissional do setor jurídico. Afinal, são novidades que podem auxiliar profissionais em diversas tarefas.

Se você deseja se inteirar melhor sobre esse cenário de inovação no direito e saber como aplicar estas mudanças no seu trabalho, continue a leitura, pois este texto foi feito para você.

Cenário de Inovação e tecnologia no Setor Jurídico

O setor jurídico é conhecido como uma das áreas que mais demora para se adaptar às novas tecnologias. No entanto, muitos profissionais do direito já estão percebendo a importância de adequar seus negócios.

Nesse sentido, os últimos anos foram de evolução na área jurídica. Os maiores motivos foram encabeçados pelo fato de que muitos setores passaram a buscar maior eficiência, produtividade e agilidade nos serviços.

Além de demandar também maior segurança nos processos. Algo extremamente importante para os serviços jurídicos. Assim, aos poucos toda a estrutura do direito, vem se moldando a um formato mais ágil, digital e moderno.

Até porque, aqueles que já trabalham com inovação no direito passaram a perceber que esta modernização já resulta em mais produtividade e, principalmente, na maior satisfação dos clientes. Como qualquer outra área, as empresas focadas em soluções jurídicas precisam se adaptar ao novo. De forma contrária, serão menos competitivas. 

Impactos positivos da inovação no direito

O impacto positivo mais evidente da inovação no direito, é que ela passa a ser mais acessível e ligada com aquilo que os clientes  realmente precisam. Dessa forma, a área do direito passa a englobar cada vez mais demandas, mas com o advento da tecnologia, diminui o tempo para resolvê-las.

O Relatório de Tendências Legais de 2017 apontou que os advogados gastam a maior parte do seu tempo com tarefas que não geram faturamento. Dessa maneira, eles utilizam em média, apenas 2,3 horas em funções faturáveis. Isso acontece porque muitos profissionais ainda não trabalham com métodos que conectem. Ou seja, sem ferramentas que alinhem o que realmente é necessário, com o trabalho desse setor.

Hoje, os trabalhadores do direito, já encontram diversas plataformas que automatizam e ajudam na gestão de trabalhos mais burocráticos. Como por exemplo, a empresa DocuSign, que gerencia contratos online. Sob o mesmo ponto de vista, a criação de Legaltechs promovem cada vez mais, a criação de aplicativos que buscam soluções para um setor de advocacia mais ágil e eficiente.

Além de possibilitar avanços no fluxo de trabalho em si, as Legaltechs promovem uma pesquisa jurídica mais inteligente. Visto que utilizam de uma base de dados abrangente para buscar soluções. Vale destacar, que essas empresas e soluções também permitem que pequenas empresas ou pequenos escritórios de advocacia, tenham mais acesso a serviços de inovações, como obtenção de documentos legais, assinatura virtual de documentos, otimização do tempo para desenvolvimento de contratos, entre outras. Logo,  muitas destas plataformas possuem um preço mais acessível e com soluções essenciais.

Ferramentas de inovação no direito para poupar tempo e dinheiro

Docket na obtenção de documentos

A Docket é uma empresa que oferece uma plataforma SAAS (Software As a Service). Nesse sentido, a empresa permite que o usuário resolva todas as questões a respeito da obtenção de documentos. Portanto, toda a burocracia e papelada relativa à junta ambiental, comercial, de matrículas, prefeituras, certidões, análise de crédito, entre outros, a Docket te ajuda a resolver. A empresa afirma que reduz cerca de mil horas de trabalho a cada 100 documentos entregues. Um grande avanço para aqueles que gastam muito tempo e esforço nestas tarefas.

JuriDoc é solução para contratos

Esta empresa promete gerar economia de tempo e dinheiro dos seus clientes. Segundo o seu próprio site, a JuriDoc reduz em até 80% o tempo gasto com contratos ou quaisquer outros documentos legais.

Em síntese, quem contratar a plataforma da empresa, consegue:

  • gerar contratos de maneira mais rápida e com modelos próprios;
  • utilizar o CRM integrado da empresa para completar documentos automaticamente;
  • utilizar-se da nuvem para compartilhar contratos em tempo real;
  • configurar o fluxo de trabalho da sua equipe.

A JuriDoc ainda garante que em apenas alguns segundos, qualquer pessoa consegue agilizar e automatizar os processos que envolvem documentos. Outro grande benefício da plataforma, é que ela não permite erros nos contratos. Ou seja, com o sistema que ela tem integrado, a inteligência artificial busca informações e replica dados que já foram inseridos.

Além disso, a empresa ainda permite o controle de acesso dos documentos. Logo, quem utilizar a tecnologia daJuriDoc, consegue proteger as informações que acharem necessárias. No entanto, uma das suas maiores facilidades é a possibilidade de assinatura eletrônica. Dessa forma, as empresas conseguem eliminar os processos burocráticos que precisam contar com cópias impressas e ainda garantem a mesma validade de documentos.

Por fim, a plataforma ainda gera lembretes para que os seus clientes nunca mais percam datas importantes relacionadas aos seus documentos.

Oito Tecnologia Jurídica na gestão de processos para diversos segmentos

Já a Oito Tecnologia Jurídica surgiu com o intuito de resolver um problema voltado ao setor de seguros. Afinal, os consumidores precisavam reduzir os custos, ter mais controle e melhorar a qualidade das informações.

Foi então que a empresa compreendeu todo o cenário e a partir daí, pensou em soluções para os clientes, que passam desde inteligência jurídica até a gestão de processos. A Oito ainda deixa evidente que eles pretendem expandir os horizontes de atuação da empresa. Em suma, irão conquistar empresas de pequeno e médio porte de outros ramos, como por exemplo construção civil e telecomunicação.

Com isso, conseguimos concluir que já existem muitas alternativas para a inovação no direito. Dessa forma, como qualquer outro segmento, a área jurídica precisa se atualizar para as mudanças que surgem no segmento para se manter competitiva e cada vez mais produtiva.

Se você gostou desse conteúdo, e quer ficar por dentro das novidades relacionadas a inovações para empresas, assine a nossa newsletter gratuitamente hoje mesmo!