WHOW

CES 2020: confira os principais destaques do primeiro dia

whow3

A Consumer Electronic Show 2020 já está a todo vapor. Desde 1967, o evento reúne as maiores indústrias de tecnologia do mundo para apresentar seus lançamentos para a imprensa. Mais de 4.500 empresas participam da CES este ano, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Veja abaixo o que foi destaque na abertura do evento. Aqui em Whow! teremos um resumo sobre o que de mais relevante aconteceu em cada dia.

CES

Foto Sony (divulgação/ CES 2020)

Google Assistant

Como fez nos últimos dois anos, o Google usou a CES para anunciar os novos recursos de seu assistente, lançado em 2016. Algumas das novidades previstas para 2020 são:

Configuração mais fácil e rápida de dispositivos domésticos: uma nova atualização vai permitir que os usuários configurem novos dispositivos inteligentes por meio do aplicativo complementar do Google Assistant sem precisar reinserir as credenciais do Google, como era necessário até então.

Ações agendadas: em breve, será possível configurar previamente dispositivos compatíveis com o Google Assistant para que entrem em ação no momento do desejado.

Mais dispositivos domésticos inteligentes: mais 20 novos aparelhos poderão ser controlados por meio do aplicativo Google Home, incluindo os de ar-condicionado, purificadores de ar, cafeteiras e muito mais.

Entre as novas funcionalidades do Google Assistant também estão uma lista de discagem rápida para fazer ligações de forma ainda mais fácil, a leitura de páginas da web pelo aparelho e a possibilidade de o usuário excluir seu histórico no dispositivo – uma tentativa do Google de demonstrar que se preocupa com a privacidade das pessoas.

Um chef robô

A grande sensação no estande da Samsung no CES 2020 foi o Bot Chef, um par de braços robóticos capaz de cozinhar usando inteligência artificial e algoritmos de visão computacional.

O robô já tem 35 receitas de saladas programadas, e é capaz de aprender novas habilidades com o tempo. Além disso, sabe manipular aparelhos do dia a dia que tradicionalmente não são considerados ‘inteligentes’, abrindo armários e pegando objetos com a delicadeza necessária. Ainda não se sabe quanto o Bot Chef vai custar, mas o porta-voz da Samsung garante que o aparelho não será totalmente inacessível.

Laptop 5G

A Lenovo apresentou o primeiro laptop do mundo capaz de se conectar a redes 5G. O dispositivo tem tela dobrável, podendo ser transformado em tablet, e é ultra portátil.

O Lenovo Yoga 5G é o primeiro laptop a ser executado na plataforma Qualcomm Snapdragon 8cx , que inclui suporte interno para conexões 5G, permitindo que o computador se conecte através de um provedor de serviços e acesse Internet móvel super-rápida.

TV ou Smartphone?

N CES, a TV Sero, da Samsung, já havia sido apresentada na Coreia, mas chamou a atenção também em Las Vegas. Ela pode funcionar no formato horizontal tradicional, mas é capaz de virar de lado para reproduzir vídeos verticais em estilo retrato, sem barras pretas dos lados.

O aparelho tem 43 polegadas e resolução 4K, e fica em um suporte que o impede de bater no chão ao girar. A TV pode ser emparelhada com um smartphone para que ele a oriente automaticamente de acordo com o que é transmitido.

Carro elétrico da Sony

A Sony surpreendeu os visitantes da CES 2020 ao apresentar o Vision-S, seu primeiro carro elétrico. O protótipo foi desenvolvido em parceria com a Bosch, Magna e Continental – fornecedores tradicionais no setor automotivo.

Por fora, o modelo não parece tão inovador e lembra outros carros elétricos comuns. O diferencial, no entanto, está na tecnologia utilizada. Trinta e três sensores possibilitam a direção autônoma e funcionam como sonares, evitando atropelamentos e colisões.

A rota é ajustada por meio de GPS e no lugar dos espelhos retrovisores foram instaladas câmeras que exibem imagens em alta resolução nos painéis internos do carro.

A Sony não revela quando o modelo estará disponível no mercado. O mais provável, de acordo com especialistas, é que as tecnologias apresentadas no Vision-S sejam vendidas a montadoras, como o Google fez depois de exibir seu primeiro protótipo autônomo, em 2014.

Bluetooth LE Audio

O Bluetooth é uma tecnologia de transmissão sem fio utilizada em milhões de dispositivos em todo o mundo. A SIG, organização de padrões que desenvolve o Bluetooth, apresentou na CES 2020 o Bluetooth LE Audio. A novidade usa um novo codec para melhorar a qualidade do som e a duração da bateria, além de conectar centenas de dispositivos a uma única fonte.

Com isso, será possível habilitar aparelhos auditivos para Bluetooth, permitindo que as pessoas que sofrem de perda auditiva se conectem diretamente a suas TVs e dispositivos móveis.


+TECNOLOGIA

O que é o DNA das Coisas? Entenda esta nova forma de impressão 3D
China pode ser o primeiro país a adotar moeda digital
Principais levantamentos do Relatório Global de Fintechs 2019
5 macrotendências globais até 2024


QUER GANHAR UM PAR DE INGRESSOS PARA O MAIOR FESTIVAL DE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS DO BRASIL? SIGA O WHOW! NO INSTAGRAM E SAIBA COMO PARTICIPAR

Sair da versão mobile