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Confira 7 dicas para aumentar o CRO do seu negócio

CRO

A otimização da taxa de conversão ou CRO (Conversion Rate Optimization) é um conceito fundamental para as estratégias de marketing digital. Seu intuito é, basicamente, aumentar o número de vendas, de geração de leads ou outro objetivo traçado para a parte online de um negócio.

A conversão, no caso, significa converter uma pessoa em um cliente, sendo que quanto maior for a taxa de conversão, maior é o número de pessoas que acessam o site e efetivamente adquirem algo (pagando ou fornecendo seus dados, quando o produto em si for gratuito). O CRO consiste, basicamente, em aumentar essa taxa o máximo possível para tornar um e-commerce mais eficaz e lucrativo, sobretudo por meio de uma melhor experiência de compra oferecida aos consumidores.

Em um ambiente digital, que geralmente é marcado por diversas distrações, como anúncios, links para outras páginas, etc, o CRO analisa e aponta o que é necessário fazer para atrair a atenção dos visitantes e conduzi-los para o objetivo desejado: a conversão em uma venda, a assinatura de uma newsletter, dentre outros.

Com o auxílio da Math Mkt, empresa que conecta o ciclo de marketing e vendas e melhora a relação das marcas com seu público com o uso inteligente de dados, criamos uma lista com 7 principais dicas para uma boa estratégia de CRO, com o uso de dois cases para demonstrar os dois primeiros tópicos.

Preste atenção no tempo de carregamento da página

Uma das principais causas da taxa de rejeição em um site ou aplicativo, de acordo com a Math Mkt, é o tempo de carregamento de uma página. Se um cliente acessa um site e ele demora para carregar, ou o faz parcialmente, isso pode levá-lo a desistir da compra, ou seja, gera uma perda de conversão.

“Tivemos um cliente que tinha problemas com uma de suas landing pages, por dificuldades de usabilidade e baixa taxa de sucesso. Como parte da análise que fazemos em todo projeto, detectamos um JavaScript específico que criava um efeito de typing (efeitos visuais), que esteticamente deixava a página mais bonita, porém aumentava o tempo de carregamento, principalmente para usuários de mobile 3G”, afirma Carlos Cardoso, Delivery Executive Director da Math Mkt.

Esse estudo revelou que, com o efeito typing, o carregamento da página podia chegar a 30 segundos, quando o recomendado é ser menos de 2 segundos. “Isto levou nosso time de CRO a levantar a seguinte hipótese: retirar o efeito poderia melhorar o tempo de carregamento e a conversão?”, diz Cardoso.

Para determinar se esta hipótese teria efeito positivo, foi criado um teste A/B no qual o resultado foi um aumento de 1,53% na taxa de conversão e a redução do tempo de carregamento em 5%.

Minimize o abandono do carrinho

Para 93% dos consumidores, a experiência é um fator muito importante na decisão de compra, segundo o levantamento Panorama da Experiência do Consumidor 2021, feito pela OpinionBox.

E é por meio da análise comportamental do consumidor, e, principalmente, das fases do funil de conversão em que ele abandona sua jornada de compra, que é possível determinar algumas hipóteses que resultarão em uma melhor experiência.

Um cliente da Math Mkt que tinha um produto financeiro focado em pessoas físicas chegou a atingir um volume de 2 mil conversões para um único dia. No entanto, era preciso descobrir por que uma parte relevante dos consumidores abandonavam seus carrinhos e não concluíam a compra.

Afinal, quanto dinheiro é perdido a cada abandono de carrinho? A equipe de CRO, neste caso, precisa detectar melhorias que poderiam potencializar as conversões e, por isso, mudanças foram feitas na aplicação de compra.

“Tivemos um crescimento de 260% no volume de conversões em um único dia, registrando um recorde para o produto. Em números absolutos, passou-se de 500 conversões para 1800”, afirma Cardoso.

Defina os seus objetivos de negócio

Antes de dedicar esforços em CRO é preciso definir os objetivos de negócio que os seus experimentos precisam responder.

Para onde os nossos olhares estarão voltados? Ter essa resposta faz parte do planejamento inicial e guia os próximos passos do processo.

Começar olhando para dentro de casa, examinando os dados, debatendo ideias e definindo objetivos é um bom caminho inicial, de onde surgirão as primeiras hipóteses a serem testadas.

Adote uma estratégia centrada no cliente

Otimizar a taxa de conversão está diretamente relacionada a convencer mais pessoas.

Como convencer mais pessoas a clicar naquele botão ou preencher este campo no formulário?

Conhecer melhor essas pessoas é determinante para ter qualidade nas respostas e uma boa maneira de conquistar isso é conversar com o seu público para ouvir dele quais são as suas preferências, em vez de tentar imaginar o que ele gostaria. Para isso, use bastante pesquisas e conversas 1 a 1 com seus clientes.

Garanta a acurácia dos dados

Já pensou diagnosticar um problema de coleta dos dados quando seu experimento já estava concluído, e você observar que colocou como objetivo uma meta que estava configurada errada?

Ter um setup bem feito da ferramenta de analytics é um pré-requisito em projetos de CRO para garantir que os cliques em botões, envios de formulário, visitas nas páginas e qualquer outro comportamento dos usuários estejam sendo rastreados da maneira correta.

Documente os aprendizados

Além de possibilitar que outras pessoas da equipe tenham acesso ao histórico de testes já realizados, usar os insights de experimentos passados para elaborar novas hipóteses, cada vez mais inteligentes, é o caminho para o sucesso.

Crie uma planilha simples, com a descrição do experimento, os resultados obtidos e seus aprendizados durante o período. Você também pode replicar esses aprendizados em outros canais e estratégias do negócio.

CRO é um processo contínuo

CRO é um processo e que deve ser contínuo, focando sempre em observação, análise e melhoria, afinal não há nada tão bom que não possa ser melhorado.

É comum que os ganhos iniciais de CRO sejam exponenciais, mas com o passar do tempo fica cada vez mais difícil achar boas oportunidades ou até mesmo validar novas hipóteses, afinal os grandes gargalos já devem ter sido resolvidos nas primeiras validações.

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