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Eficiência

Confira 21 livros essenciais para empreendedores

CEOs de diversas empresas brasileiras indicam os livros essenciais para empreendedores que fizeram diferença ao longo de suas jornadas

POR Marcelo Almeida | 04/11/2021 17h24

Embora o Dia Nacional do Livro já tenha passado (ocorreu em 29 de outubro), nunca é tarde demais para relembrar e indicar livros essenciais para empreendedores, ou para quem está pensando em empreender. 

Segundo pesquisa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros e da Nielsen BookScan, agência de monitoramento de vendas de livros, somente no primeiro semestre deste ano, mais de 28 milhões de obras foram vendidas no Brasil, alta de de 48,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Seja em função da pandemia e pelo fato de as pessoas ficarem mais em casa, tornando a atividade de ler um livro algo mais comum, seja por outros motivos, o que importa é que as companhias de livro finalmente estão tendo resultados dignos de comemoração.

Para comemorar esses números tão significativos, resolvemos criar uma lista de 21 livros essenciais para empreendedores, capazes de melhorar significativamente sua visão de negócios.

Para selecioná-los, contamos com as indicações de CEOs de diversas companhias de sucesso. Ou seja, não são sugestões feitas por leigos, mas por empreendedores que realmente colocaram a mão na massa e tiveram êxito ao empreender.

Portanto, consideramos que você pode confiar nas sugestões deles: são livros essenciais para empreendedores indicados pelos próprios empreendedores. Confira a lista abaixo:

O lado difícil das situações difíceis – Autor: Ben Horowitz

Indicado por Thiago Campaz, CEO do VExpenses, diferentemente da maioria daqueles que contam sempre sobre histórias de sucesso e faz tudo parecer simples, faz questão de colocar um holofote nas inúmeras situações difíceis na vida de um empreendedor.

Receita Previsível – Autores: Aaron Ross e Marylou Tyler

Indicação da Tatiana Pezoa, CEO da Outbound Sales, o livro traz uma provocação para todos aqueles que lidam com vendas e incentiva para que sejam protagonistas dos resultados, ou seja, assumindo o controle da receita, fazendo com que seja totalmente previsível. A obra traz casos reais e ensina os passos de como colocar em prática o processo de vendas outbound.

A Estratégia do Oceano Azul – Autores: W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Indicação de Jefferson Araújo, CEO da Showkase, o livro fala sobre como deixar negócios mais competitivos e como abraçar oportunidades para permitir que empreendimentos cresçam. Os autores trazem as ferramentas essenciais que qualquer organização pode usar para ganhar espaço e incentivam o vencimento de barreiras.

Alta Performance em Vendas: Como fazer amigos & Influenciar Clientes Para Aumentar Suas Vendas –  Autores: Dale Carnegie, J. Oliver Crom e Michael Crom 

Indicado por Rafael Gianesini, CEO e cofundador da Cidadania4u, o livro é um clássico na área comercial e desmistifica o processo de vendas com dicas que vão desde a prática até psicológicas, como o motivo por trás do interesse no produto.

Ponto de Inflexão – Autor: Flávio Augusto da Silva

Indicado por Vinícius Bicalho, Mestre em Direito no Brasil e nos Estados Unidos e especialista em imigração e internacionalização de negócios na Bicalho Consultoria Legal, o livro tem uma linguagem acessível e com inúmeros exemplos de situações reais da vida do empreendedor Flávio Augusto. Além disso, o livro demonstra o quão é importante você ter a real noção do momento que está vivendo quando toma as suas decisões.

Onde os sonhos acontecem – Autor: Robert Iger

Indicado por Nelson Montenegro, Diretor WAP Filial, o livro conta sobre a persistência e a resiliência que Robert Iger, CEO da The Walt Disney Company, teve desde o início de sua jornada, contando sobre todas as suas provações e mentorias.

Sonho Grande – Autora: Cristiane Correa

Indicado por Rodrigo Petroni, CEO e Cofundador da UPM2, o livro é fundamentado na trajetória de três grandes empreendedores brasileiros. A partir de ideias incipientes, os personagens da obra revolucionaram o mercado e construíram um dos maiores impérios bilionários dos últimos 40 anos.

Coração de Líder – Autor: Marco Fabossi

Sugerido por Fábio Oliveira, CEO da Salesfarm, o livro é indicado para aqueles que desejam se tornar líderes e inspirar pessoas através do exemplo.

Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir – Autor: Simon Sinek

Indicado por Mateus Magno, Co-CEO da Sambatech e Samba Digital, o livro analisa como pensam, se comunicam e agem os grandes líderes, e, por meio dessas histórias, mostra que quando as pessoas descobrem seu propósito no próprio trabalho, passam a acreditar no que estão realizando e se dedicar com mais intensidade, inspirando colegas de trabalho e até clientes.

Arriscando a Própria Pele – Autor: Nassim Taleb

Indicado por Alexandre Bossi, CEO e um dos fundadores da Pandhora Investimentos, o livro fala sobre assumir riscos e, de forma provocativa, faz questionamentos sobre as pessoas que não lidam com as consequências das próprias decisões, abordando como isso deveria ser encarado como uma filosofia de vida.

C.H.O.Q.U.E.: Tratamento para o surto empreendedor – Autor: Marcus Linhares

Sugerido pelo autor Marcus Linhares, que é fundador e CEO da Bipp, o livro é para quem finalmente quer começar a empreender. Antes do primeiro passo ou investimento, o autor traz algumas reflexões para que o futuro empreendedor reflita sobre o mercado em que quer atuar, se ideia de fato é inovadora, e muitos outros pontos importantes para quem deseja iniciar um negócio de sucesso.

Avalie o que Importa – Autor: John Doerr

Indicado por José Muritiba, Diretor Executivo da Abstartups, o autor revela como o sistema de Objetivos e Resultados-chaves (OKRs) ajudou Big Techs a alcançarem um crescimento sem igual e como isso pode ajudar qualquer organização a alcançar bons resultados.

Reinvente sua empresa – Autores: David Heinemeier Hansson e Jason Fried

Na opinião de Amure Pinho, empreendedor há mais de 10 anos e fundador do Investidores.vc, os autores compartilham suas experiências como empresários e explicam como pensam em relação aos negócios. O livro se destina a quem está procurando dicas para aumentar a eficiência operacional de forma mais inteligente e alcançar o sucesso.

The Lean Startup- Autor: Eric Reis

Indicada por Eduardo Córdova, CEO do market4u, a obra – que já se tornou referência – reúne histórias reais e exemplos de empresas que se transformaram ao implementar esse modelo revolucionário chamado de startup enxuta.

Storybrand: Crie mensagens claras e atraia a atenção dos clientes para sua marca – Autor: Donald Miller

Indicado por Frederico Menegatti, CEO e fundador da Getrak,  o livro dá a possibilidade dos leitores criarem uma consciência sobre a competitividade e tem como chave a revelação de um segredo sobre o mundo dos negócios, que consiste em como deixar os  produtos, ideias ou serviços mais atrativos.

Gestão do Relacionamento e Customer Experience – Autor: Roberto Madruga

Indicado por Tomás Duarte, co-fundador e CEO da Track, a obra possui uma abordagem especial ao conceito e à prática do autor em Customer Journey Mapping, cada vez mais usada no mundo inteiro. É possível identificar o quanto o comportamento do consumidor mudou nas redes sociais, plataformas de compras online, nos chatbots, entre outros. Hoje, o cliente é imperativo para os negócios.

Pense simples – Autor: Gustavo Caetano

Indicado por Andrew Martinez, CEO da HackerSec, o livro mostra que, ao contrário do que se pensa e diz por aí, inovar é simples. A inovação é o cálice sagrado do negócio de sucesso, portanto, a obra ensina como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso, a lógica da simplicidade para estimular a inovação e, principalmente, a importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador.

Mais Esperto que o Diabo – Autor: Napoleon Hill

Indicado por Samilla Dornellas, CEO da Far.me, o livro tem como propósito desvendar as armadilhas mentais que as pessoas criam para si mesmos, sabotando a sua própria liberdade e seu direito de viver uma vida cheia de desafios, alegrias e independência.

O líder 360º –  Autor: John C. Maxwell

Indicado por Vinicius Callegari é CCO e Head de Desenvolvimento Comercial da GaussFleet, o livro tem como objetivo mostrar o verdadeiro espírito de um líder e reforçar que não apenas pessoas em cargos de chefia podem ser considerados e agir como líderes. Com a obra é possível perceber que influenciar pessoas vai muito além de cargos.

Marketing 4.0 – Autores: Philip Kloter e Iwan Setiawan

Indicado por Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio, ele traz a migração do marketing tradicional para o digital, onde mesmo com mais distrações, transforma o processo de compra ainda mais pessoal. É um excelente livro para o empreendedor iniciar seu processo de marketing no meio digital e alavancar suas vendas.

Smart Money: A arte de atrair investidores e dinheiro inteligente para seu negócio – Autor: João Kepler

Sugerido pelo autor João Kepler, investidor e CEO da Bossanova Investimentos, o livro retrata um cenário muito comum vivido por muitos empreendedores – o de atrair investidores e dinheiro para o negócio. De acordo com a narrativa de Kepler, “o empreendedor é quem deve escolher o seu investidor e não ao contrário”. Com toda sua experiência, ele mostra o caminho das pedras com dicas valiosas e explica o passo a passo para conseguir superar os obstáculos, conquistar bons parceiros e atrair investimento para sua empresa.