As soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho
Relatório do Linkedin aponta as habilidades comportamentais que devem ser mais cobradas dos candidatos em 2020. Confira como desenvolvê-las
Todos os anos, o Linkedin lança um relatório em que identifica as habilidades que serão mais valorizadas no mercado de trabalho, sejam elas técnicas – hard skills – ou emocionais, as chamadas soft skills. A edição de 2020 do Workplace Learning Report analisou dados de mais de 660 milhões de profissionais e 20 milhões de vagas para mapear as habilidades mais procuradas pelos empregadores, identificando a lacuna que precisa ser preenchida pelos colaboradores.
A importância das soft skills
Este ano, as principais competências sociais identificadas são mais centradas no ser humano do que no ano passado. Habilidades orientadas a tarefas, como “gerenciamento de tempo”, ficaram de fora desta edição da lista. Embora continuem sendo essenciais para o sucesso, os resultados deste ano sinalizam que as empresas estão indo cada vez mais em direção a talentos com fortes competências orientadas para as pessoas.
“Habilidades técnicas são importantes, mas se não existir a atitude, só conhecimento, nada acontece. Para se adaptar ao mercado de trabalho no mundo VUCA – volátil, incerto, complexo e ambíguo – mais do que nunca, é preciso ter as competências comportamentais, como equilíbrio e adequação ao meio com que interagem”, disse Cristina Ferreira, que é coordenadora de Atração e Seleção da Unimed, ao Whow!.
A seguir, listamos as cinco soft skills que, de acordo com o relatório do Linkedin, os profissionais devem se esforçar para desenvolver em 2020.
Criatividade
Gerar ideias e propor soluções originais pode ser fácil e natural para algumas pessoas. A maioria de nós, no entanto, precisa desenvolver essa habilidade. Uma velha maneira de estimulá-la pode ser por meio do brainstorming coletivo, em que os participantes são estimulados a trocar ideias uns com os outros.
“O pensamento criativo sempre é muito bem-vindo, principalmente neste cenário atual e de pós-pandemia que vamos viver. Profissionais que possuem mais facilidade para buscar a propor soluções inovadoras, considerando todas as variáveis, são muito valorizados pelo mercado”, diz Cristina.
Reservar um tempo para se afastar do grupo de trabalho e refletir sozinho também pode ajudar no desenvolvimento da criatividade. Mas a atividade deve ser levada a sério, listada com as outras tarefas do dia, e encarada como um treinamento.
Foto ilustrativa (Freepik)
Persuasão
Esta capacidade e as habilidades de comunicação estão diretamente relacionadas. Refletindo sobre sua posição com antecedência e analisando todos os ângulos de uma determinada situação, fica mais fácil expor suas ideias de maneira convincente.
Adaptar seu estilo de comunicação ao público que se está tentando persuadir é fundamental. “Se fazer compreensível na mensagem que se quer passar é muito importante para que sua mensagem não gere dúvidas. A capacidade de ouvir também é crucial. É impossível evoluir na comunicação sem essa habilidade, porque saber ouvir é o início de tudo”, destacou Cristina.
Colaboração
Estaé a chave para se trabalhar com times diversos e multidisciplinares, em prol de resultados mais efetivos. Quando cada um contribui com as habilidades que domina, é mais fácil atingir resultados superiores.
Para isso, é importante que as funções e objetivos de cada colaborador sejam bem definidos. A atuação individual se torna mais rápida e eficaz ao se deixar claro qual a importância de cada colaborador para que o projeto alcance seus objetivos finais.
Adaptabilidade
A capacidade de se adaptar às circunstâncias começa com uma mudança de mentalidade. Se você tende a refutar mudanças, procure refletir sobre os motivos para isso, e busque adquirir cada vez mais experiência. É muito mais fácil reagir diante de imprevistos quando se tem outras ideias para seguir.
Adquirir o hábito de testar alternativas também garante que você esteja constantemente aprendendo e aprimorando sua maneira de trabalhar. “É importante que o profissional tenha vontade de adquirir novas habilidades, seja capaz de aceitar rapidamente mudanças e novas demandas, se reinventando sempre e abrindo a cabeça para novos desafios. Quando você resiste a isso, não sai do lugar, não evolui”, disse Cristina.
Inteligência emocional
“Inteligência emocional é a habilidade de se relacionar com suas próprias emoções e com as dos outros. Na nossa vida pessoal e na nossa carreira, ficamos expostos a situações de maior pressão, de insatisfação e de frustração, que nos exigem maior equilíbrio para que nosso comportamento não seja afetado”, definiu Cristina.
Pedir feedback de colegas, gestores e até mesmo de clientes pode ser uma boa técnica para ajudar no desenvolvimento da inteligência emocional. Ao receber críticas construtivas, é importante não encará-las de forma pessoal, e lembrar sempre que se tratam de percepções de terceiros que podem contribuir para ampliar seu autoconhecimento.
Avaliando habilidades
Cristina diz ainda que incluiria um sexto item importante nessa lista: a resiliência, que é a capacidade de se recuperar de adversidades e seguir em frente sem se deixar abater. Segundo ela, a melhor forma de avaliar as competências comportamentais dos candidatos continua sendo a entrevista.
“A competência técnica é mais fácil de ser mensurada. Em um teste, você consegue obter o nível de conhecimento daquele profissional. Mas com as competências comportamentais não funciona assim, e para isso serve a entrevista” disse. “O método STAR, por exemplo, nos ajuda nesse processo. É um modelo completo, porque investiga situações que o candidato vivenciou, qual seu papel diante do problema, soluções propostas por ele e, por fim, qual foi seu aprendizado”, conclui.
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