• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    Como Waze, CargoX e ClickBus trabalham para promover a mobilidade nas cidades
    23 de julho de 2019
    Paulo Silvestre e Roberto Meir falam sobre os caminhos da inovação no Brasil no Whow! Festival
    23 de julho de 2019
    Comportamento

    Saúde 360: ideias para reduzir as lacunas e aprimorar a fluidez do sistema

    O setor de saúde necessita urgentemente de inovação e, para se transformar, precisa enxergar todas as perspectivas da vida do cliente

    por Melissa Lulio em 23 de julho de 2019

    A questão “saúde” é um dos grandes desafios para o Brasil. Não por acaso, no primeiro dia do Whow! Festival de Inovação, esse assunto foi debatido. No painel “Saúde 360: ideias para reduzir as lacunas e aprimorar a fluidez do sistema de saúde”, os executivos e executivas Ana Cláudia Pinto, diretora de Produtos e Soluções Digitais da ShareCare Brasil, Paula Campoy, diretora-executiva da Informar Saúde, Ricardo Franco, CEO da Bella Materna, Matheus Silva, CEO da Cuidas e Jeane Tsutsui, diretora-executiva de Negócios do Fleury, apresentaram as empresas em que atuam e trouxeram visões sobre a ressignificação do mercado de saúde.

    Apesar de não ter começado a atuar desde jovem no segmento de saúde, Franco conta que percebeu – com a sua família, inclusive – a necessidade de criar uma rede de informação positiva para as mães.

    A Cuidas, por sua vez, foi cofundada por um engenheiro químico. No bate-papo, o CEO da empresa revela que ela nasceu para gerar soluções para outras corporações, substituindo as parcerias com planos de saúde.

    Foto Douglas Luccena

    “Uma das grandes vantagens de estarmos em 2019 é a tecnologia”, afirma Silva. “Temos um modelo interconectado hoje e, na minha visão, Saúde 360 é poder ser cuidado por todos os meios disponíveis, em todos os momentos, colocando a vida no centro da discussão, não o médico ou o paciente”.

    “Saúde 360 é poder ser cuidado por todos os meios disponíveis, em todos os momentos, colocando a vida no centro da discussão, não o médico ou o paciente”

    Matheus Silva, CEO da Cuidas

    Paula, por sua vez, aponta que cada vez mais há o inter-relacionamento entre players de saúde, o que torna o sistema muito complexo. “Como eu conecto todos em prol da vida?”, questiona. “Não queremos cuidar de quem está doente, mas ter uma atuação proativa, de longo prazo, priorizando a vida independentemente da jornada que ele esteja vivendo”.

    Franco defende que os processos de saúde no Brasil são “cartoriais”, ou seja, burocráticos. Ele acredita que é preciso eliminar processos, equalizando o acesso a saúde. Jeane concorda com a ideia de cuidar da vida antes da doença. “É preciso se voltar para questões de saúde”, diz. Para a mediadora e executiva da Sharecare, a tecnologia coloca o processo dentro da realidade e nas mãos das pessoas.

    Foto Sara Bakhshi / Unsplash

    Inovação para quem?

    O CEO da Bella Materna revela que quem vem de fora da saúde tem a impressão de que há uma corrida pela inovação, mas nem sempre com o pensamento no consumidor. “Colocamos uma pessoa em contato com outra pessoa capaz de explicar o que o Google não consegue, inclusive reconhecendo ansiedades e necessidades dos seres humanos”, afirma.

    “Colocamos uma pessoa em contato com outra pessoa capaz de explicar o que o Google não consegue, inclusive reconhecendo ansiedades e necessidades dos seres humanos”

    Ricardo Franco, CEO da Bella Materna

    Paula defende que é preciso saber quais perguntas de negócios precisam ser respondidas pelos dados e pela tecnologia. “Temos que ter clareza do que precisamos”, defende. Ou seja, a tecnologia é uma forma de conhecer o cliente, mapear jornadas e entender o que melhorar.

    Jeane acredita que a tecnologia ajuda a mudar o sistema de saúde, com medicina de precisão, ajudando a determinar um tratamento para um único indivíduo. “Precisamos ter uma visão do que agrega valor para o indivíduo e usar adequadamente recursos com essa visão”, diz.

    Ana Cláudia, por sua vez, entende que o Big Data ajuda a responder perguntas – mas é preciso saber questionar. “É preciso que haja um critério, atendendo a necessidades humanas”, afirma.

    Na Cuidas, o sentimento é de que o contexto brasileiro é complexo: a maioria dos dados ainda é em papel, exceto em alguns poucos clusters. “Antes de falar de IA, Big Data, Machine Learning, há etapas básicas que precisam ser estruturadas”, afirma Silva. Portanto, a empresa olha para isso com parcimônia.

    Foto Marcelo Leal / Unsplash

    A reestruturação e qualificação dos dados foi uma preocupação da Informar Saúde. A partir disso, Paula acredita que é preciso fazer as perguntas certas e obter insights. “Por onde passamos deixamos rastros digitais que espelham nossos comportamentos”, afirma. “Passamos a usar canais de tecnologia para solicitar serviços básicos, independentemente de ser ou não um ser superconectado”. Porém, os dados desintegrados fazem com que o engajamento por meio de dados seja restrito.

    Como exemplo, Paula cita o Alzheimer, que tende a crescer junto com o envelhecimento da população. E será necessário criar soluções tanto para o paciente quanto para quem cuida dele – e nem sempre é um profissional. Ao mesmo tempo, ela destaca a capacidade de previsão, que tende a crescer. Jeane, por sua vez, crê que é preciso ser cuidadoso no uso de IA e revela que o Fleury já tem produtos que usam machine learning para cruzar informações, testar diagnósticos em oncologia. “A IA não vai substituir o médico, mas o médico que usa IA vai substituir o que não usa”, diz.

    “A IA não vai substituir o médico, mas o médico que usa IA vai substituir o que não usa”

    Paula Campoy, diretora-executiva da Informar Saúde

    Paula afirma que o contexto atual obriga as pessoas a inovar. “É preciso se reinventar, buscando resolutividade para as pessoas”, diz. “Precisamos pensar no resultado efetivo e cada vez mais mudar a forma como trabalhamos, inclusive a forma como nos relacionamos”. Nesse sentido, defende que o dado, por si só, não soluciona nada. “Não podemos ter uma visão fracionada do cliente, pois todos são seres inteiros”.

    Jeane diz que é preciso oferecer saúde de mais qualidade e em um preço menor. “Se não atuarmos de forma conjunta, todo o sistema vai afundar”, afirma. Nesse sentido, aponta que o cliente gosta de tecnologia e há muitas opções para buscar um desfecho positivo para a experiência no setor de saúde.


    +SAÚDE

    Brasil aparece no fim da lista em ranking global de competitividade digital
    4 problemas do setor de saúde agravados pela pandemia e combatidos por startups
    Startups unidas contra o coronavírus
    As 100 startups mais promissoras para fazer negócios

    Especial: desafios para inovar
    especialistas
    Saúde
    Whow! 2019
    Comportamento

    Fórum Econômico Mundial: capitalismo do stakeholder e a construção do futuro na economia global

    Comportamento

    Profissões do futuro: cientista de dados e analista de dados; entenda as diferenças

    Comportamento

    4 perguntas que os líderes precisam estar preparados para responder em 2021

    Comportamento

    Pandemia não causou colapso da globalização

    Comportamento

    Milhões de pessoas estão tratando depressão e ansiedade com robôs

    Comportamento

    A liderança na era da Quarta Revolução Industrial

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    Healthtech de saúde física até organizacional

    Startups

    5 startups de moda sustentável

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR