• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    empresa
    Kondzilla: o maior no YouTube
    25 de julho de 2019
    Empreendedorismo social: o propósito que guia o negócio
    25 de julho de 2019
    Comportamento

    Uma disrupção para cada tipo de empresa

    por Mariana Luchesi em 25 de julho de 2019

    *Fotos Unsplash

    Disrupção é uma palavra que, nos últimos anos, passou a fazer parte do vocabulário de quem vive no meio corporativo. Mas será que o termo tem o mesmo significado para todos? Essa foi a primeira questão abordada no painel “A sua empresa pode criar a próxima disrupção? Sim ou não?”, que contou com a presença de Adriana de Queiroz, sócia-fundadora da Humma – Marketing, Marca, Inovação, Carolina Sevciuc, diretora de Transformação Digital da Nestlé do Brasil, Flávia Verginelli, Product & Solutions Managing Director da Google Brasil, Leandro Roldan, cofundador da Rocket Business & Innovation, Luciana Rodrigues, general manager do BuzzFeed Brasil, Marcelo Gallão, vice-presidente de Logística da Scania Latin America e Alberto Menoni, executivo da Startup Advisor.

    Para Roldan, da Rocket Business & Innovation, o conceito é diferente, a depender da dimensão e do contexto da empresa. “Uma startup precisa criar algo novo no mercado para trazer oportunidade para si”, disse. “As empresas já consolidadas precisam de um processo estruturado, senão, o esforço se perde”, disse ele durante o Whow! Festival de Inovação.

    “Uma startup precisa criar algo novo no mercado para trazer oportunidade para si”

    Leandro Roldan, cofundador da Rocket Business & Innovation

    Nesse sentido, ele defendeu que é preciso ter ambição e algo a buscar, seja o que for. Com o objetivo definido, a empresa precisa dedicar investimento e pessoas certas para isso – não podem ser as mesmas que cuidam dos processos do dia a dia da empresa, por exemplo.

    Menoni, da Startup Advisor, por sua vez, disse que as pessoas não se preocupam com o lado humano da inovação. “Começamos a trabalhar em cima desse gap”, contou. “Há empresas que estão olhando para esse aspecto porque precisaram ‘aprender pela dor’, afinal, vivem no dia a dia casos de síndrome de burnout, depressão, ansiedade”.

    Ele buscou a psicologia para se aprofundar nesse processo. “As empresas precisam começar a trabalhar as questões cognitivas do ser humano – aprendizagem, criatividade, resiliência, ferramentas para que você consiga ser um ser humano melhor”.

    Luciana, do BuzzFeed, conta que o a empresa nasceu como um laboratório para entender o que encanta as pessoas em termos de conteúdo – e funcionou. “Inovação é sobre cultura e experimentação”, disse. “Somos empresas de tecnologia mas, tudo é sempre sobre conexões humanas”.

    Flávia, que está há nove anos no Google, comenta que o País está em processo de digitalização. “A tecnologia entra e fica na nossa vida porque traz um novo modelo que tem melhor experiência para o cliente”, disse. “Se não tivermos capacidade de nos desprender do passado e do nosso ego, não conseguiremos evoluir, porque as mudanças vão acontecer e vão alterar modelos”. Então, é preciso desenvolver o skill de resiliência.

    Na Scania, devido ao porte da empresa, quando se fala em inovação é preciso desenvolver o mindset de startup. “As microorganizações dentro da empresa precisam ter um processo de aprovação de investimento rápido, senão, não cresce, em comparação com o carro-chefe”, contou Gallão.

    Além disso, ele defende que a empresa precisa manter o foco na necessidade do cliente. Por isso, tem um laboratório de sustentabilidade focado em identificar as dores dos clientes e aprimorar os produtos a partir disso.

    Carolina, da Nestlé, afirma que a inovação é um anticorpo dentro da empresa. Há projetos que vão para a frente, outros que não. Para se tornar diretora de Transformação Digital, ela conta que começou do zero: o presidente a chamou para acompanhar as tendências de fora. Ou seja, as grandes empresas nem sempre estão à frente de tudo. Ela não era expert no assunto mas, com pessoas e apoio dos superiores, investiu na área. Na empresa, hoje, a área de transformação digital pensa em modelos de negócio, sem abandonar o core business ou propósito.


    + DISRUPÇÃO

    O que é inovação disruptiva, e por que é tão importante?
    Uma disrupção para cada tipo de empresa
    Disrupção: Por que agora? Por que nós?
    Um mercado em disrupção: o Brasil 2020 é fruto de uma auto-inovação

    disrupção
    Especial: desafios para inovar
    Whow! 2019
    Comportamento

    Fórum Econômico Mundial: capitalismo do stakeholder e a construção do futuro na economia global

    Comportamento

    Profissões do futuro: cientista de dados e analista de dados; entenda as diferenças

    Comportamento

    4 perguntas que os líderes precisam estar preparados para responder em 2021

    Comportamento

    Pandemia não causou colapso da globalização

    Comportamento

    Milhões de pessoas estão tratando depressão e ansiedade com robôs

    Comportamento

    A liderança na era da Quarta Revolução Industrial

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Entenda a aplicação da principal tendência tecnológica de 2020

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de educação da Colombia é eleita uma mais promissoras do mundo

    Startups

    Grupo Movile investe em logtech argentina para expansão na América Latina

    Startups

    Conheça as empresas apontadas como aspirantes a startups unicórnios no Brasil em 2021

    Startups

    Investimento em startups: Descomplica capta quase meio bilhão de reais no maior aporte em edtechs no Brasil

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    João Kepler

    Sócio e diretor da Bossa Nova Investimentos

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR