• Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • email
  • Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    https://www.youtube.com/watch?v=u4icZxXvpGo
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
  • Home
  • Últimas Notícias
  • 100 Open Startups
  • Festival de inovação
  • Patrocinadores
  • Mentes Brilhantes
  • Global Trends
  • Negócios
  • Startups
  • Comportamento
  • Vídeos
  • Siga nossas redes sociais

  • Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
    logo_whowlogo_whowlogo_whowlogo_whow
    • Home
    • Últimas Notícias
    • 100 Open Startups
    • Festival de inovação
    • Patrocinadores
    • Mentes Brilhantes
    • Global Trends
    • Negócios
    • Startups
    • Comportamento
    • Vídeos
    Assine nossa newsletter
    MENU
    fake news

    Foto Geralt (Pixabay)

    tendência
    Entenda a tendência do anywhere work e os nômades digitais
    18 de dezembro de 2019
    superapp
    O que é um superapp? Rappi e Banco Inter estão nesta corrida
    19 de dezembro de 2019
    Comportamento

    Como a tecnologia está ajudando a combater as fake news

    As redes sociais foram as maiores colaboradoras na disseminação de notícias falsas. Agora, outras tecnologias tentam contê-las

    por Luiza Bravo em 19 de dezembro de 2019

    As fake news são uns mals do século. Para se ter uma ideia, oito em cada dez brasileiros afirmam já ter se deparado com notícias falsas em redes sociais, de acordo com um levantamento elaborado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Apesar de frequentes, nem sempre as fake news são facilmente identificadas. 47% dos entrevistados disseram ter dificuldade para reconhecer quando uma informação é ou não verdadeira.

    Ass notícias falsas têm impactos graves no mundo inteiro. Em Mianmar, por exemplo, campanhas deliberadas de desinformação levaram à eclosão da violência contra a minoria muçulmana Rohingya. Mais de 600 mil pessoas dessa etnia já buscaram refúgio em Bangladesh. 

    fake news

    Foto Max Muselmann (Unsplash)

    Iniciativas independentes 

    A Finlândia, referência mundial em educação, já vem se preocupando há algum tempo com a preparação de seus cidadãos para um cenário digital cada vez mais complexo. Em 2014, lançou o Faktabaari, uma iniciativa que ajuda as pessoas a identificar notícias falsas. O país também incentiva as crianças em idade escolar a examinar vídeos do YouTube e artigos publicados em mídias sociais em busca de erros factuais e estatísticos, com a ajuda dessa ferramenta.

    O Instituto de Pesquisa em Computação do Catar (QCRI), desenvolveu uma plataforma para incentivar a alfabetização digital e o consumo de notícias verdadeiras entre o público. O Tanbih agrupa artigos de acordo com os acontecimentos e reúne informações adicionais sobre fontes.  A partir daí, a plataforma gera perfis dos meios de comunicação, sua ideologia política, reputação e histórico.

    Em seguida, a ferramenta analisa a inclinação política dos usuários de mídias sociais que interagem com veículos de notícias específicos, avaliando sua disposição para compartilhar artigos. O Tanbih vai ainda mais longe, e treina os usuários para que eles sejam capazes de identificar o uso

    Como a tecnologia está ajudando a combater as fake news de técnicas de propaganda nos textos–características das fake news– e desenvolvam um pensamento crítico ao interagir com as notícias.

    fake news

    Foto Pete Linforth (Pixabay)

    Tecnologia: duas faces da moeda

    Além de permitir a disseminação global de notícias falsas em velocidade recorde, as redes sociais também se beneficiaram, até hoje, de uma certa isenção de responsabilidade sobre o que veiculam.

    A lei federal que trata disso nos Estados Unidos, por exemplo, foi pensada para que essas plataformas tivessem mais liberdade e flexibilidade. Agora, o Congresso norte-americano analisa como aumentar a responsabilidade dessas empresas sobre o que é postado em seus canais, ainda que por terceiros.

    Recentemente, a BBC anunciou uma parceria com editoras e empresas de tecnologia, como Google, Twitter e Facebook, para ajudar a combater a desinformação online. O grupo elaborou mecanismos como um sistema de alerta precoce, por meio do qual as organizações se avisam quando detectam uma notícia falsa; uma campanha conjunta de educação para a mídia online e um sistema de cooperação para que os eleitores tenham acesso a informações confiáveis.


    +NOTÍCIAS

    Tendências tecnológicas e o seu impacto no mercado de turismo
    Tendência no mundo, home office é um dos benefícios mais procurados, segundo pesquisa
    O fim da improdutividade: como as startups combatem a ineficiência no mundo corporativo
    Inovação é o principal fator de valorização das marcas no Brasil, aponta estudo

    Catar
    fake news
    Finlândia
    redes socoais
    Tecnologia
    Comportamento

    Fórum Econômico Mundial: capitalismo do stakeholder e a construção do futuro na economia global

    Comportamento

    Profissões do futuro: cientista de dados e analista de dados; entenda as diferenças

    Comportamento

    4 perguntas que os líderes precisam estar preparados para responder em 2021

    Comportamento

    Pandemia não causou colapso da globalização

    Comportamento

    Milhões de pessoas estão tratando depressão e ansiedade com robôs

    Comportamento

    A liderança na era da Quarta Revolução Industrial

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    VÍDEOS

    Webinar exclusivo com as vencedoras da categoria mulheres inovadoras

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    Estreia no Whow!: Raio-X Startups

    O que pensam Pepper e Nao? Confira o bate-papo

    Tendência: o impacto do viver melhor nos negócios

    Principal tendência tecnológica

    STARTUPS

    STARTUPS

    Startups

    Startup de saúde domiciliar conquista mais de R$100 milhões; conheça

    Startups

    Olist caminha para o status de unicórnio após novo aporte milionário

    Startups

    5 startups para ficar de olho neste ano

    Startups

    O mundo chegou em 611 unicórnios

    MENTES BRILHANTES

    MENTES BRILHANTES

    Bruno Rondani

    fundador e CEO da 100 Open Startups

    Patrícia Osorio

    Cofundadora da Birdie.ai e do GVAngels

    Jacques Meir

    diretor-executivo de conhecimento no Grupo Padrão

    Sergio Risola

    diretor-executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia USP/Ipen

    Gilberto Lima Júnior

    Futurista e Mentor de Empresas de Base Tecnológica

    Hugo Tadeu

    Pesquisador e professor da Fundação Dom Cabral, e especialista em Inovação pelo Fórum Econômico Mundial

    Marília Lobo

    Consultora de estratégias de aprendizagem e especialista em liderança criativa

    João Kepler

    CEO da Bossa Nova Investimentos

    Fernando Seabra

    mentor no Planeta Startup, diretor da FIESP, fundador da Fábrica de Unicórnios

    Patricia Bernal

    Pesquisadora do Mercado Criativo e Fundadora da IH! CRIEI

    Graziela Di Giorgi

    Chief Growth Officer na consultoria Scopen e autora

    Pedro Waengertner

    Cofundador e CEO da ACE

    Thiago Gringon

    Coordenador da pós-graduação em Criatividade & Ambiente Complexo na ESPM

    INOVAÇÃO NA SUA CAIXA DE ENTRADA


    Receba a nossa newsletter semanal diretamente na sua caixa de entrada e siga-nos no social

    GRUPO PADRÃO
    Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis– São Paulo – 11 3125 2244

    Copyright 2019 por Grupo Padrão. Todos os direitos reservados.
        Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
        Leia MaisConfiguraçõesRejeitarAceitar
        Política de privacidade e coleta de dados

        Visão geral de privacidade

        O Grupo Padrão faz uso de cookies para coletar e armazenar informações e proporcionar uma experiência personalizada.

        Podemos fazer uso de cookies que:

        São essenciais para o funcionamento do site
        Guardam as suas preferências
        Coletam informações sobre como você utiliza o nosso site
        Oferecem conteúdo e anúncios mais relevantes

        Caso queira ter ciência da política na íntegra, acesse o link.
        Sempre Ativado

        Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.

        Quaisquer cookies que possam não ser particularmente necessários para o funcionamento do site e que sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não necessários. É obrigatório obter o consentimento do usuário antes de executar esses cookies no seu site.

        TUDO SOBRE INOVAÇÃO PARA NEGÓCIOS NO BRASIL E NO MUNDO
        Cadastro efetuado com sucesso.
        Seu cadastro não pode ser efetuado,
        tente novamente mais tarde.
        FECHAR