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Como usar o WhatsApp para crescer meu negócio

Muitos já utilizam o aplicativo para alavancar as vendas, mas o que alguns ainda não sabem, é que ele também tem uma versão com foco nas empresas.

POR Redação Whow! | 07/07/2021 14h10

A cada dia que passa alguma empresa lança uma novidade para facilitar a vida dos empresários. A inovação que vamos abordar nesse texto é a ferramenta WhatsApp para negócios. Muitos empreendedores já utilizam o aplicativo para alavancar suas vendas, mas o que alguns ainda não sabem é que a plataforma também disponibiliza uma versão com foco nas empresas.

Continue a leitura e saiba como você pode aumentar as vendas utilizando esse recurso simples, mas poderoso.

Como usar o WhatsApp para negócios?

O WhatsApp Business é a versão do Whatsapp voltada para empresas. Em suma, é uma alternativa para que as organizações tenham um contato direto com seus clientes, possibilitando esclarecer dúvidas, consultas, divulgação de produtos ou serviços e outras interações.

Vale dizer que o WhatsApp para negócios funciona da mesma maneira que a versão comum, mas com atributos que possibilitam um engajamento mais eficaz com o cliente. Além de várias ferramentas, um dos pontos principais dessa versão é que ela permite ao usuário um perfil empresarial. Isso torna a comunicação com o cliente mais profissional e formal.

Serviços disponíveis

Com o modo de negócios, as empresas conseguem enviar lembretes, alertas e notificações de pedidos. É possível também mandar códigos de verificação, pesquisas, vídeos de demonstração de produtos, mensagens de suporte e muito mais. Assim, a comunicação da empresa ocorre de maneira mais direta e pessoal com o seu público. Isso sem mencionar que o WhatsApp oferece a segurança de todas as mensagens serem protegidas por criptografia.

Mas você deve estar imaginando que um serviço como esses deve ser alguma versão paga da plataforma, não é mesmo? Pois saiba que o aplicativo é completamente gratuito! Para utilizá-lo, basta fazer o download do aplicativo no seu smartphone. A partir de então, você poderá usar tanto no seu celular como no WhatsApp Web, a versão para desktop do aplicativo.

Por que vender pelo WhatsApp?

Bom, o maior motivo para apostar em vendas pelo WhatsApp é  o mais utilizado pelos brasileiros. De acordo com a pesquisa realizada pela Dynatrace em junho deste ano, cerca de 53% da população dos entrevistados acessam diariamente o aplicativo. 

Além disso, segundo levantamento da Cxtrends, também de 2021, com a pandemia 23% das empresas passaram a utilizar o whats como seu canal de atendimento.  O WhatsApp Business disponibiliza diversas funções para auxiliar as empresas a realizarem suas vendas.

Atualmente, a jornada de um cliente médio no Brasil ao pesquisar sobre um produto se constitui da seguinte maneira: 

  1. ele procura no google sobre a empresa;
  2. conhece as redes sociais;
  3. salva o número do whatsapp pra se informar mais;

Portanto, o aplicativo pode entrar no plano de marketing de qualquer negócio que deseja ter um contato mais próximo com seus clientes, fornecedores e parceiros.

Dicas para crescer com o WhatsApp para negócios

O WhatsApp Business disponibiliza diversas funções para as empresas. Por isso, separamos algumas dicas para utilizar essas funcionalidades para conquistar mais relevância no mercado.

WhatsApp: Crie um catálogo de produtos e serviços

Um dos principais atributos do WhatsApp para Negócios é que ele permite que as empresas disponibilizem um catálogo dos seus produtos e serviços.

Por exemplo, se eu possuo uma empresa devestuário, vou postar no catálogo do whatsapp uma foto por categoria das minhas roupas, para que assim o consumidor visualize quais tipos de produtos estou ofertando, mas ao mesmo tempo não se canse de ver 50 fotos do meu catálogo. 

Caso ele tenha interesse em mais fotos sobre determinado modelo, ao entrar em contato, a loja deverá ter salvo esses conteúdos para atender o cliente rapidamente. 

O empreendedor pode apostar na praticidade para tornar a decisão de compra do cliente mais ágil. Basta oferecer informações práticas com detalhes e preços do que está oferecendo.

Seja ágil nas respostas

Outra vantagem dessa versão empresarial é que ela disponibiliza recursos para que o cliente não fique esperando muito tempo por respostas. A demora no atendimento é responsável por frustrações e desistência de efetuar a compra.

O que permite isso é a possibilidade de colocar respostas automáticas para aqueles que entrarem em contato. Assim, se você estiver com muita demanda e ocupado para responder prontamente, o próprio aplicativo irá mandar uma mensagem para o cliente.

Além disso, o aplicativo ainda permite que as respostas automáticas só sejam ativadas nos horários em que a empresa não estiver funcionando. Nesse sentido, o cliente receberá uma mensagem avisando sobre o período de funcionamento.

Configure seu perfil corretamente

Reúna as informações básicas sobre o seu negócio em um só lugar. Identifique tudo o que pode ser útil ao seu público no primeiro contato. Isso facilita uma comunicação sem atrito, que gera uma melhor experiência ao cliente. 

Portanto, vale a pena configurar o seu perfil corretamente, com e-mail, localização e horário de atendimento. Com poucos cliques, o cliente consegue ter acesso a essas informações básicas.

Invista nas listas de transmissões

As listas de transmissões são uma das principais aliadas das empresas. Através delas é possível se comunicar com uma grande quantidade de pessoas, mas com a impressão, ao cliente, de que a mensagem foi privada.

Além disso, ela evita a criação de um grupo do qual muitas pessoas podem não gostar de participar. Mesmo se o cliente ignorar a mensagem na hora que receber, quando ele for acessar a conversa com a sua empresa, ele poderá ver o que você já enviou anteriormente.

Ou seja, a lista de transmissão passa uma sensação de proximidade entre a empresa e o consumidor. Essa funcionalidade é ideal para anunciar promoções, por exemplo: se a sua empresa deseja dar um desconto para os clientes mais fiéis, através da lista de transmissão, você consegue anunciar diretamente para eles, sem que eles saibam que outras pessoas receberam a mesma mensagem.

Vantagens gerais do WhatsApp para negócios

Uma grande vantagem de utilizar o WhatsApp para negócios é que ele disponibiliza relatórios com dados sobre as conversas realizadas pela empresa. Então, o proprietário do negócio poderá saber o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelo público.

Dessa forma, é um recurso muito útil para identificar se as ações de marketing foram bem sucedidas. Avaliando as estatísticas, a empresa pode detectar o que pode melhorar e que estratégias deve tomar. Outra vantagem do WhatsApp Business é que ele permite aos usuários utilizarem etiquetas para organizar conversas. Assim, a empresa consegue colocar em categorias clientes que devem ser respondidos mais urgentemente, por exemplo.

Portanto, através dessa ferramenta focada em vendas, o WhatsApp se tornou um bom aliado para os empresários. Agora, para disponibilizar um atendimento mais profissional e sério, a empresa só precisa baixar a versão do aplicativo voltada para negócios.

Utilizando as dicas que separamos aqui neste texto, muito provavelmente você terá sucesso ao atender o público da sua empresa. Que se sentirão mais valorizados e satisfeitos com o serviço disponibilizado. Quer saber um pouco mais sobre as funções disponíveis no WhatsApp? Confira o nosso texto sobre como criar um chatbot para WhatsApp

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