Como o "smarketing" pode melhorar a eficiência das empresas - WHOW
Eficiência

Como o “smarketing” pode melhorar a eficiência das empresas

O temo remete, basicamente, a uma ação mais integrada e coordenada entre os setores de vendas e marketing da empresa.

POR Marcelo Almeida | 30/12/2021 16h44 Como o “smarketing” pode melhorar a eficiência das empresas Foto: Unsplash

Caso você nunca tenha ouvido o termo anteriormente, smarketing é a fusão dos termos sales (vendas) e marketing.

O temo remete, basicamente, a uma ação mais integrada e coordenada entre esses dois setores da empresa.

Essa maior integração se justifica porque, no fim das contas, ambas as áreas têm objetivos semelhantes.

Tanto a área de vendas como a de marketing têm como objetivos primordiais impulsionar as vendas da empresa.

No cerne do conceito de smarketing está a necessidade de promover uma integração pela troca de informações relevantes entre os dois times e pela definição de metas para cada um.

Para que esse alinhamento funcione, é preciso que sejam utilizadas as mesmas métricas, processos, termos e definições para que não hajam ruídos.

A forma mais simples de realizar esses alinhamentos é por meio da realização de reuniões periódicas com ambos os times.

Por meio delas, é possível avaliar o perfil ideal de cliente, quais materiais fazem mais sentido a cada momento da jornada, as dores dos clientes, as dificuldades de vendas nas abordagens, dentre outros fatores importantes.

SLA

Além disso, cumpre um papel importante o Service Level Agreement (SLA ou Acordo de Nível de Serviço, em português).

Por meio dele, são determinadas as responsabilidades e expectativas de cada time, sobretudo em relação à quantidade e qualidade dos leads passados pela equipe de marketing.

Além disso, o SLA pode ter metas para cada uma das duas áreas, alinhando expectativas e tornando o processo transparente divulgando o documento com essas metas a todos.

De forma geral, é preciso que esse documento aponte quais são os SAL (Sales Accepted Leads, os Leads aceitos por vendas) e os MQL (Marketing Qualified Leads, os contatos qualificados por marketing), ou seja, quando um lead é tido como qualificado pelo marketing para ser passado para vendas, e o que é preciso para vendas aceitá-lo.

Por fim, ferramentas como a RD Station Marketing permitem tornar esse alinhamento entre as equipes mais fácil e prático.

Números relevantes

De acordo com estudo realizado pelo Aberdeen Group, empresas que realizam uma integração entre as equipes de vendas e de marketing são beneficiadas em diversos sentidos.

O faturamento tende a aumentar, existe maior awareness em relação à marca, o valor médio das transações aumenta, etc.

Confira no gráfico abaixo:

marketing_sales_optimization

Otimizar a relação entre os dois setores, portanto, representa um diferencial competitivo que pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa.