WHOW

Como o envio de newsletter pode ajudar seu negócio

news 4 scaled 1

Quantas vezes você já acessou um site e se deparou com um pop-up, botão ou com algum texto dizendo: “assine a nossa newsletter”? Usar a newsletter como parte de sua estratégia de marketing digital é extremamente positivo para alavancar os seus resultados.

Afinal, não é à toa que toda grande empresa ou até mesmo as pequenas e médias empresas estão investindo no uso da newsletter. Neste conteúdo, entenda realmente o que é, a importância, as diferenças em relação ao e-mail marketing e, ao final, veja alguns passos básicos para começar a montar a sua estratégia de envio de newsletter. 

O que é uma newsletter

A newsletter é um boletim informativo, enviado em forma de e-mail marketing, para uma base de contatos. Além de informar os clientes, uma estratégia de newsletter também atua positivamente no relacionamento com o público, tanto no sentido de fidelizar quanto de conquistar novos consumidores. 

Outro ponto importante está ligado à construção de autoridade. Se você, por exemplo, tem uma empresa de vinhos, o que o seu público espera é que a sua marca domine o assunto. Nesse contexto, enviar newsletters sobre os principais conteúdos produzidos pela própria empresa pode ser interessante.

Com isso, fideliza-se atuais clientes e também outros tantos podem ser conquistados. Afinal, nem todos os assinantes de uma determinada newsletter consomem aquela marca. Contudo, vale lembrar que a newsletter, apesar de contribuir para as vendas, é mais focada na produção de conteúdo.

Diferenças entre newsletter e e-mail marketing

Newsletter não é a mesma coisa que e-mail marketing.  É muito comum a confusão entre essas duas estratégias, considerando que a newsletter também é enviada via e-mail. Todavia, são duas coisas diferentes.

O e-mail marketing vem como fruto de outras estratégias e trata-se de disparos de e-mails para públicos definidos, a fim de se atingir um resultado esperado, normalmente mais associado a vendas.

Assim, o e-mail marketing pode ser utilizado para informar sobre promoções, confirmar compras e demais informações de um pedido realizado em um site, por exemplo. 

Já uma estratégia de newsletter tem como base uma produção de conteúdo relevante para o público e, como mencionamos, o foco não é vender ou apresentar os seus produtos e sim, mostrar o quanto sua marca domina o assunto e está em busca de informar o seu público.  

Conheça a importância do envio de newsletter

Criar uma estratégia de envio de newsletter é muito importante. Além de transformar a sua empresa em autoridade no assunto, ela atua nutrindo e preparando os seus leads para o momento da compra. Outra coisa bastante importante é que a newsletter pode estar presente em todo o funil de vendas.

Ela pode então ser usada desde o topo do funil, com aqueles leads que ainda não compreenderam bem a sua solução e estão em busca de resolver um problema, até os clientes atuais.

Em resumo, a newsletter é uma ótima forma de captar clientes e fazê-los conhecer mais sobre a sua empresa, desde o primeiro contato que têm com ela.  Voltando ao exemplo citado no início deste conteúdo, quantas vezes você estava apenas em busca de informações, encontrou um site com um conteúdo que ajudou e, por isso, acabou assinando a newsletter?

Como o envio de newsletter pode ajudar seu negócio?

Já falamos um pouco sobre a importância de utilizar a newsletter na sua empresa. Agora, veja um pouco mais sobre como essa estratégia pode ser relevante para o seu negócio.

Relacionamento com o cliente e fidelização

Já percebeu que as grandes marcas estão por toda a parte? Redes sociais em geral, envio de SMS e newsletter: faça como essas marcas e esteja presente na vida do seu público.  E, diferente do que muitos pensam, o e-mail é um canal bastante utilizado: somente em 2020, 4,03 bilhões de pessoas utilizaram essa forma de comunicação, segundo dados do site Statista. 

Informar a respeito de ações promocionais

Já parou para pensar em quantas pessoas podem estar acessando o seu site agora, que têm interesse em consumir os seus produto e serviços, mas que não podem fazer isso no momento? Ou seja, mesmo que tais pessoas ainda não estejam consumindo a sua marca, elas podem vir a ser clientes no futuro. Então, mesmo que a newsletter não tenha um viés comercial, ela pode trazer sim algumas informações sobre a sua empresa e promoções. 

Conhecimento + nutrição de leads

Como já mencionamos, o uso da newsletter atua construindo a autoridade da sua marca e também nutrindo os leads, reforçando a sua reputação, de modo que ela seja vista como autoridade no assunto. 

Afinal, uma compra não se realiza de uma hora para outra: é preciso confiança e, nesse contexto, o uso da newsletter atua fortalecendo essa característica.

Os primeiros passos para montar uma estratégia de envio de newsletter

Para começar, é interessante que você escolha uma ferramenta para disparo, ou seja, para envio da sua news. HubSpot, SendPulse e a MailChimp são algumas que possuem versões gratuitas, inclusive. Com a ferramenta definida e, considerando que você já precisa ter uma produção ativa de conteúdos em seu blog ou site,  chegou a hora de escolher os que vão compor a sua newsletter. 

Para isso, uma outra ferramenta, também gratuita, pode ajudar: o Google Analytics. Nele, é possível verificar, dentre outras coisas, quais foram os conteúdos mais acessados, como também aqueles em que os usuários passaram mais tempo na página. Porém, para obter essas informações, o Google Analytics precisa estar conectado ao seu site. 

Feito isso, defina o layout, considerando as dimensões que a própria ferramenta de envio permite. Aqui, é a dica apostar na simplicidade. Logo, evite exageros ,não somente em relação ao texto, como também nas imagens.

Portanto, teste bastante e monitore os resultados. Afinal, não existe maneira melhor de verificar se a sua estratégia está ou não fazendo sentido, em relação aos conteúdos enviados como também aos horários e dias, do que testando.  

Com isso, você descobrirá insights relevantes sobre o seu público, podendo ajustar a estratégia com base em dados reais.  Agora que você já sabe o quanto a newsletter pode ajudar o seu negócio, que tal assinar gratuitamente a da Whow, para receber todos os dias conteúdos interessantes sobre empreendedorismo, tecnologia, gestão e mercado? É só clicar aqui!

Sair da versão mobile