Como o comportamento empreendedor tirou Robson Calegon das ruas - WHOW

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Como o comportamento empreendedor tirou Robson Calegon das ruas

Em entrevista ao Whow! Vida Loka Podcast, Robson Calegon revelou sua jornada de morador de rua a empreendedor por trás da marca milionária Alfa Look’s

POR João Ortega | 20/10/2021 12h53

Para se tornar um empreendedor, não basta fazer um curso de administração no exterior ou frequentar eventos de empreendedorismo de palco. É preciso ter um comportamento empreendedor, que é a capacidade de enxergar oportunidades e gerar negócios independente de onde estiver. Foi exatamente essa atitude que fez Robson Calegon sair de uma posição de morador de rua, aos 14 anos de idade, e alcançar o posto de dono de um negócio com faturamento milionário. 

Em entrevista ao Whow! Vida Loka Podcast, Robson revela detalhes de sua jornada, que começa com aprendizados da situação de rua, na qual ficou por pouco mais de um ano. “O dia que chove é um bom dia, bom para tomar banho e para lavar as roupas. Mas é um dia ruim para dormir”, conta o empreendedor. Sempre enxergando os dois lados do contexto em que se encontrava, conseguiu emprego como office boy em uma empresa de turismo próximo a onde morava no Centro de São Paulo. 

Ficou alguns meses neste trabalho, depois passou por outros empregos semelhantes, ao mesmo tempo que complementava a renda vendendo artigos diversos na rua. Antes de completar 16 anos de idade, conseguiu comprar um pequeno terreno em um bairro periférico da Grande São Paulo, onde construiu sua casa com as próprias mãos. “Chão de terra, bloco, telhado e só”, relembra. “E eu dormia feliz da vida”. 

Em uma de suas empreitadas, Robson Calegon aprendeu a produzir, artesanalmente, um produto para limpeza de carros. Assim, nasceu sua primeira marca: a Alfa, nome que o acompanha até hoje em sua jornada. Ao mesmo tempo, vendia apostila para concursos públicos como forma de levantar dinheiro para poder comprar mais insumos e, assim, fabricar mais produtos da Alfa. 

“Em uma das empresas que eu comprava matéria-prima, conheci uma pessoa que fazia gel para cabelo”, conta o empreendedor. Na hora, já surgiu um interesse em entrar naquele ramo. “Eu ensinei ele a fazer produto para carro, ele me ensinou a fazer gel para cabelo”. Esse foi o ponto de largada da história da Alfa Look’s, empreendimento de produtos para barbearia e beleza masculina. 

Dali em diante, o processo de estruturar a operação, desde montar uma fábrica caseira até realizar treinamento para que os barbeiros aprendessem a usar os produtos da marca, foi uma trajetória de altos e baixos. Robson sofreu com as regulações, com roubo dos próprios funcionários e outras barreiras em seu caminho. Mas manteve o comportamento empreendedor que o havia tirado das ruas e levado até ali. 

Acelerando cerca de 15 anos na jornada, a marca de Robson chegou a faturar R$ 10 milhões em 2016, vendendo tanto para salões de barbeiros (B2B) quanto para o consumidor final (B2C). No ano seguinte, o empreendedor levou a marca Alfa Look’s ao programa Shark Tank Brasil, em que sua história ficou mais conhecida dentro do universo do empreendedorismo. 

Quer conhecer a fundo a trajetória de Robson Calegon? Assista, abaixo, ao podcast completo: