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Como montar uma vitrine digital de qualidade

Saiba o que é e como usar a vitrine digital

POR Redação Whow! | 24/05/2021 08h24

Pois é! A era digital já é uma realidade em nossas vidas. Não há mais retorno, e aqueles que lutam contra esse avanço, provavelmente estão numa batalha perdida. Nossa vida já se pautou por diversas inovações digitais. Que vão desde a nossa forma de se locomover e se comunicar, por exemplo, até no nosso hábito de consumo. E é nesse sentido, que a vitrine digital ganha cada vez mais força nos mercados.

Afinal, como tudo está migrando para o digital, as marcas e lojas também precisam se adaptar a esse novo formato. Por isso, um conceito até então pouco conhecido passa a ser mais utilizado hoje em dia.

Ficou interessado em saber como esse conceito funciona? Leio o texto na íntegra, e fique por dentro dessa novidade do mercado. Boa leitura!

O que é uma vitrine digital?

Há séculos, utilizamos as vitrines como ferramentas para atrair compradores. Elas mostram um pouco do que a loja tem a oferecer, mas obviamente, destacando os produtos mais vendáveis e atrativos.

E é com esse intuito, somado à ampla digitalização que a nossa sociedade está adotando, que surge o novo conceito denominado vitrine digital.

No entanto, apesar da vitrine digital ter o mesmo objetivo, ela tem grandes diferenças com as vitrines tradicionais.

Funcionalidades e vantagens da ferramenta

O primeiro ponto está em como ela é constituída. Ao invés de expor produtos físicos da loja, a vitrine digital é feita por painéis de LED, que são moldados de acordo com a vontade do lojista.

Ou seja, ao invés de uma loja expor uma determinada gama de produtos, com a vitrine digital infinitos produtos podem ser expostos.

Mas não é só isso! Como são constituídas de painéis de LED, a criatividade pode e deve ser utilizada para atrair os clientes. Dessa forma, os comércios podem apostar em imagens, vídeos e até ferramentas tecnológicas e interativas, para captar novos consumidores.

Se você está pensando que esses painéis de LED são apenas vários televisores juntos, ou uma TV bem grande, saiba que você está errado. Esse recurso funciona de maneira mais complexa. É como se fosse uma espécie de telão, que ocupa todo o espaço, mas com ótima qualidade de imagem.

Além disso, muitas empresas têm apostado em sensores de presença, ou outras ferramentas que permitem reconhecer características do cliente. Para que dessa forma, possam aparecer anúncios interativos e específicos para cada tipo de público.

É válido destacar também, que essas vitrines não precisam ser necessariamente planas. Muitas lojas já apostam em diversos formatos, para transparecer sensação de profundidade.

Em suma, não há limite para essa inovação. A criatividade dos lojistas e designers é o que pauta como a vitrine virtual será utilizada.

Vitrine digital como atrativo de e-commerce

Assim como nas lojas físicas, nas lojas virtuais também é preciso pensar a forma de expor os produtos, para atrair mais clientes e melhorar a experiência do usuário.

Afinal, o setor de e-commerce vive o seu melhor momento da história. Mesmo sendo um fenômeno que já vinha conquistando espaço, foi a partir da pandemia do novo Coronavírus, e as medidas de restrições que ela trouxe, que o e-commerce ganha cada vez mais espaço.

Dessa forma, além do comerciante precisar se encaixar nesse novo mundo, ele também passa a enfrentar uma concorrência cada vez maior. Até porque, no e-commerce, uma loja não concorre apenas com outras lojas da região, o consumidor passa a ter a possibilidade de adquirir produtos do Brasil, e até do mundo inteiro.

Além disso, a digitalização, aliada com a ampla concorrência, também trouxe a necessidade das lojas encantarem o consumidor em pouco tempo. De forma contrária, o cliente irá procurar outro site que o chame mais atenção, e que ele possa ter uma experiência melhor.

E é por esses motivos, que a vitrine virtual também é item necessário para o comércio virtual. Assim como nas lojas físicas, o cliente precisa ficar encantado com o que a loja tem a oferecer.

Mas isso vai além de apenas dispor as mercadorias, visualmente organizadas na plataforma de venda. É preciso que a loja deve apostar em banners bonitos e interativos. Para que dessa forma, consumidor seja fisgado já na página inicial.

Gigantes do e-commerce já apostam em vitrine digital, tanto para atrair clientes, como para apresentar os seus produtos. A Netshoes e a Magazine Luíza, são dois ótimos exemplos a se seguir.

Como utilizar na sua loja online

São diversas formas de utilizar a vitrine virtual na sua loja online. Mas o foco que ela terá, tudo vai depender de como você deseja impactar o seu público. Seja através de novos produtos, promoções, uma comunicação mais institucional, ou tudo isso junto, a vitrine virtual permite! Basta moldar sua comunicação para isso.

Se a sua loja tem um produto campeão de vendas, vale a pena identificar quais são os atributos que mais chamaram atenção do seu cliente. Dessa forma, além de colocar esse produto exposto, você pode aproveitar também para divulgar produtos com características semelhantes.

Por exemplo, se o motivo de atração for o preço, vale a pena buscar outras mercadorias, que custam praticamente o mesmo valor, e colocá-las na mesma divulgação. Porém, se você notar que a razão pela venda for a sazonalidade, a categoria ou até a qualidade do produto, vale a pena investir em uma vitrine específica dessas áreas.

Da mesma forma, funciona para promoções ou possibilidade de descontos. A possibilidade de economizar atrai qualquer pessoa, por isso vale a pena ter um banner digital exclusivo para esse tipo de divulgação. Mas se a sua loja não tem tanto perfil de venda direta, vale a pena apostar numa vitrine mais institucional. Apresentando a marca para os clientes, demonstrando quais as qualidades de comprar na sua loja, por exemplo. Portanto, fica evidente, como as vitrines virtuais são, uma ferramenta que pode auxiliar qualquer lojista. Seja qual for o tamanho do seu comércio, existe a possibilidade de implementar essa tecnologia, para alavancar as vendas.

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