Como melhorar a experiência com chatbot para negócios - WHOW

Tecnologia

Como melhorar a experiência com chatbot para negócios

Os chatbots contribuem principalmente com a otimização e rapidez de ações de relacionamento com o cliente. Ideal para qualquer tipo de negócio online

POR Redação Whow! | 16/07/2021 17h30

O que antes eram apenas cenas de filmes de ficção científica, hoje já é realidade: conversar com um robô. Pois é, atualmente o chatbot para negócios já é uma realidade em várias empresas. Seja para tirar alguma dúvida, ou para auxiliar o cliente na hora de realizar uma compra, esse modelo de atendimento está ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Se você deseja saber um pouco mais como ele funciona e como pode auxiliar o seu negócio, confira esse texto exclusivo que preparamos para você!

Como um chatbot pode ajudar o seu negócio?

Tradicionalmente, esse serviço é muito utilizado no atendimento ao cliente, mas com o seu sucesso e o avanço tecnológico que vivemos, os chatbots têm ganhado outras funções nas empresas. Eles contribuem principalmente com a otimização e rapidez de ações de relacionamento com os consumidores. Dessa forma, entre outras funções, colaboram para o aumento de vendas.

Separamos uma lista com os principais modos que esse serviço pode auxiliar no seu negócio, confira:

Captação de leads

Hoje em dia, muitos processos de vendas se iniciam na captação de leads. Ou seja, principalmente no ambiente digital, as empresas precisam de informações dos clientes para conseguir realizar as campanhas focadas em vender.

Sob esse ponto de vista, a vantagem de utilizar um chatbot é que seus algoritmos irão encontrar a melhor forma de se comunicar com cada tipo de público. Isso garante maior probabilidade de que o usuário ceda suas informações para a empresa.

Digamos que você tem uma loja de cosméticos e sua venda é feita principalmente de maneira online. Se um cliente entrou na sua loja e teve um bom atendimento (mesmo que feito por um robô) sobre quais os melhores produtos para o seu tipo de pele ou cabelo, por exemplo, provavelmente ele se sentirá mais suscetível a se cadastrar para receber ofertas.

É a mesma lógica do que acontece numa loja física. Se você é bem atendido num lugar, você não sente vontade de voltar e até interesse em se cadastrar no programa de fidelidade?

Atendimento personalizado

Os chatbots permitem um melhor atendimento para os clientes. Isso porque, através da sua tecnologia, esse serviço tem o histórico dos produtos vistos e das compras feitas pelos usuários.

Assim, consegue construir um atendimento personalizado para cada consumidor, oferecendo produtos que mais se encaixem com suas demandas e até personalizando possíveis descontos. Todas as ações são voltadas para fidelizar ainda mais o público.

Segundo um estudo da Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), os pagamentos online no Brasil já representam 44% do total do consumo. Conforme a pesquisa, isso se deu principalmente pela grande adesão do e-commerce desde o começo da pandemia, que fez as pessoas migrarem seus consumos para o meio digital.

Ainda assim, muitos clientes ainda encontram dificuldade em navegar no site e encontrar as informações que desejam. E é exatamente nesse ponto que adotar um chatbot para negócios pode ser uma boa alternativa para a sua empresa.

Dessa forma, seu comércio consegue atender o usuário durante todo o processo de compra, reduzindo as chances de frustração e consequentemente, de desistência. Além de tirar a maioria das dúvidas dos clientes, esse serviço ainda consegue localizar e oferecer os produtos desejados pelo cliente.

Voltando ao exemplo da loja de cosméticos: quando um cliente entra no seu site, ele encontra uma variedade de produtos, certo? Isso pode causar confusão e até abandono da compra. Com um chatbot voltado para vendas, esse consumidor terá auxílio para escolher o cosmético que mais se encaixa para a sua necessidade. Até porque quem tem cabelos cacheados não tem interesse em shampoos para cabelos lisos, por exemplo.

Impacto do chatbot na experiência do cliente 

Se antes os clientes eram passivos nas decisões de negócios das empresas, hoje, com o avanço tecnológico, eles são o centro de cada decisão tomada pelos empreendedores.

Desse modo, oferecer uma boa experiência é essencial para que um negócio possa chamar a atenção dos consumidores. Cada vez mais, o mercado oferece maior concorrência para diversos setores. Por isso, ter um chatbot pode oferecer uma vantagem competitiva.

Ninguém quer perder tempo com as compras online. Logo, os clientes buscam alternativas cada vez mais eficientes e ágeis para suas demandas, e as empresas que não estiverem dentro desse panorama estão fadadas ao esquecimento.

Dicas para melhorar a experiência com chatbot para negócios

Chatbot para negócios: Chatbots + CRM

O processo de alimentar o CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) com os dados coletados geralmente demanda muito tempo e trabalho dos funcionários, uma vez que é necessário coletar essas informações e depois executar as estratégias planejadas.

Quando você integra um chatbot com o CRM da sua empresa, você consegue reduzir muito a demanda de profissionais voltados para isso, mas ainda sem perder a possibilidade de personalização do atendimento. Além disso, não existe um limite de usuários que o chatbot pode atender, ou seja, sua base de clientes pode crescer de maneira muito mais veloz do que se fosse feito com pessoas.

Portanto, o chatbot é uma ótima forma de fazer o seu CRM receber um grande número de dados confiáveis, para que você possa utilizá-los nas estratégias de marketing.

Chatbot para negócios: Chatbots + WhatsApp 

Outra maneira de fortalecer sua marca no ambiente digital, é apostar no WhatsApp Business. Isso porque este é um dos aplicativos mais utilizados atualmente. O bom dessa funcionalidade, é que ela permite que cada empresa construa o seu chatbot de maneira gratuita. Basta o usuário inserir algumas respostas automáticas e possibilitar que o usuário interaja com a conta. Nesse sentido, os clientes poderão encontrar sua empresa de uma maneira mais fácil e ainda terá um atendimento personalizado em um canal que já utilizam diariamente.

Chatbot para negócios: Chatbots + conteúdo informativo 

Seja qual for o setor da sua empresa, a verdade é que muitos clientes vão até o seu site ou perfis de redes sociais em busca de informação.

Por isso, é essencial que o seu chatbot esteja alinhado com os dados mais buscados pelos clientes em formato de conteúdos informativos.  Portanto, vale a pena considerar o uso de chatbots para melhorar a experiência dos seus clientes. Além de possibilitar melhores atendimentos, também irá destacar sua empresa em meio à concorrência.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre esses e outros assuntos? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos diariamente.