Especial metodologias ágeis: como implementá-las; confira dicas de um especialista internacional - WHOW
Eficiência

Especial metodologias ágeis: como implementá-las; confira dicas de um especialista internacional

O Whow! conversou com Paulo Caroli, consultor principal na ThoughtWorks e profissional focado em Lean Inception, Scrum, Kanban, entre outros frameworks

POR Eric Visintainer | 24/08/2020 11h47 Especial metodologias ágeis: como implementá-las; confira dicas de um especialista internacional Foto: Freepik

Faça este teste: busque pelo termo “metodologias ágeis“. Independente do buscador que você utilizar, vão existir, no mínimo, mais de 500.000 resultados. Então, como saber qual delas utilizar na sua empresa, além dos pontos centrais da prática do Scrum, Kanban, Lean, Design Sprint, XP, Crystal, entre outras?

Foi pensando nisso que, o The Whow! Lives da última semana convidou Paulo Caroli, especialista internacional de metodologias ágeis, consultor principal na ThoughtWorks, autor e cofundador da AgileBrazil. A conversou foi uma conexão direta São Paulo-Madri.

Como iniciar um processo de metodologias ágeis na empresa?

“No centro desta transformação e movimento são as pessoas. Independente de qual caminho você vai seguir, coloque as pessoas no centro. E quando falo das pessoas, estas são os seus clientes, usuários quanto as pessoas da equipe. E tome as decisões pensando no bem coletivo”, foi assim que Paulo resumiu os primeiros passos necessários para o desenvolvimento do Scrum, Kanban, Lean, Design Sprint, XP, Crystal, entre outras, nas empresas.

O especialista internacional também comentou sobre a queda das hierarquia dentro das metodologias ágeis, o que aproxima os colaboradores. Além disso, ele descreve que, a liderança atual, passa a atuar com o trabalho no produto e não no processo. As metodologias ágeis também abraçam a inclusão e diversidade, segundo Paulo.

Principais erros e acertos de um time ágil

Com mais de 20 anos de experiência como desenvolver de produtos digitais e autor de cinco livros no tema, Paulo também compartilha os principais erros e acertos que já encontrou em suas consultorias. Porém, ele alerta sobre a conotação do termo “errar”.

“A gente erra muito. O errar não é ruim. O erro ruim é aquele que você fique repetindo a mesma coisa que não funcionou.”

Paulo Caroli, especialista internacional de metodologias ágeis

“Na área de produto, a ideia é só 10%, é a execução que fará toda a diferença. Você vai para a execução você tem o desafio de criar o MVP, de colocar na mão do usuário, e os problemas do dia a dia. Por isso, eu gosto muito de retrospectivas. Converse toda a semana para alinhar e melhorar a cada semana”, conta o executivo.

metodologias ágeis Foto: Freepik

Mitos ou verdades

  • Qualquer área de uma empresa pode utilizar as metodologias ágeis. VERDADE 
  • É possível concluir um ciclo de metodologias ágeis em uma semana. MITO
    “A melhoria precisa ser contínua”, diz Paulo
  • É possível desenvolver as metodologias ágeis sem a presença do possível cliente. MITO
    “Todo mundo é cliente de todo mundo. A gente sempre faz algo para alguém, até para você mesmo”, comenta o executivo.
  • Há uma metodologia ideal para tipo de empresa ou segmento. MITO
  • As metodologias ágeis servem para responder a mudanças mais do que seguir um plano. VERDADE
  • Embora o design thinking e o ágil possam ser aplicados separadamente, as duas abordagens são melhores em conjunto. VERDADE

Quer saber ainda mais sobre as diferenciais entre Scrum, Kanban, XP, Lean, Crystal, bem como as características para liderar times ágeis? Então, assista esta Live, na íntegra, abaixo:


ASSISTA A ESTA LIVE NA ÍNTEGRA:
Ver essa foto no Instagram

Saiba quais são os pontos centrais para utilizar as metodologias ágeis (Scrum, Kanban, Lean, Design Sprint, XP, Crystal, entre outras) na sua empresa. E também os principais erros e acertos neste processo. Tudo compartilhado pelo @paulocaroli, especialista no tema, autor e consultor principal na @thoughtworks. #whowlives #live #livedeinovacao #metodologiasageis

Uma publicação compartilhada por WHOW! (@whowfestival) em


THE WHOW! LIVES

Quer rever ou assistir outras Lives que já realizamos no Whow!, sobre inovação para negócios, transformação digital, cenário do empreendedorismo, criatividade, novas tecnologias, inovação no governo, mentalidade ágil, ecossistema de inovação na Europa, edtechs, insurtechs, logtechs, entre outras? Acesse o nosso IGTV aqui e compartilhe este conhecimento!


+METODOLOGIAS ÁGEIS

Opinião: Abordagem Triple Track Agile, a evolução das metodologias ágeis
Veja quais são as metodologias ágeis mais usadas e a história do movimento
Confira dicas de especialista sobre mindset e liderança ágil