Como implementar a inovação na prática dentro das empresas - WHOW
Tecnologia

Como implementar a inovação na prática dentro das empresas

Segundo o atual sócio da 500 Startups no Brasil, não há um roteiro específico. No entanto, é importante dar autonomia para as pessoas ou equipes

POR Eric Visintainer | 12/08/2020 20h38 Como implementar a inovação na prática dentro das empresas Foto: Freepik

O termo inovação está em todo lugar, desde comerciais nos mais variados veículos de comunicação até nos vídeos institucionais de companhias, quando promovem novos produtos e serviços. A palavra ultrapassou a barreira do setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e também o segmento da tecnologia para quase todo tipo de empresa e segmento econômico. Mas como fazer para que o termo de fato saia apenas do discurso para implementar a inovação na prática dentro das empresas?

Com o intuito de aprofundar esta discussão, a última The Whow! Lives contou com Flávio Dias, atual sócio da 500 Startups no Brasil (fundo de investimento global), ex-CEO da Via Varejo e do Walmart.com no no país, e investidor-anjo.

Confira abaixo as principais dicas e áreas de atenção para a inovação na prática dentro das empresas, segundo Flávio.

Inovação na prática

“A inovação existe para melhorar o seu negócio”. Este é um dos pontos principais que o ex-CEO da Via Varejo aborda como a base para que os profissionais comecem a desenvolver novos produtos e serviços. Flávio também afirma que é necessário que a inovação aconteça de cima para baixo. Ou seja, CEOs, vice-presidentes e diretores precisam “comprar” esta ideia para que ela evolua e tenha um propósito claro.

“O cliente e o ambiente fora da companhia estão em constante transformação. E para a prática da inovação acontecer de fato, a empresa precisa ter o dedo no pulso do consumidor e do mercado.”

Flávio Dias, atual sócio da 500 Startups no Brasil

Ele diz ainda que a empresa precisa, de fato, querer conhecer tudo sobre o seu cliente: “Eu gosto de falar foco do cliente, trocando o “n” pelo “d”. Para que você pense como o cliente. E ter pessoas na sua equipe que tenham este foco, ajuda muito no desenvolvimento de uma cultura de inovação.”

Há um roteiro para inovar?

inovação na prática Foto Jungwoo Hong: Unsplash

Segundo o atual sócio da 500 Startups no Brasil, não há um roteiro específico. No entanto, é importante dar autonomia para as pessoas ou equipes que forem desenvolver projetos com foco em inovação. “Eu gosto quando a empresa faz uma reunião com os seus decisores para alinhar alguns pontos principais de dores para serem atacados e escolham no máximo três grandes dores.”

Flavio também fala da importância de equipes multidisciplinares para atacarem os problemas, que este seja mensurável, e haja a  busca por ajuda externa.

Grandes empresas também têm focado na inovação aberta, através de programas que convidam startups para se juntarem na resolução de problemas.. Mas na visão do executivo, este processo pode ser ampliado com a participação de fornecedores e até do próprio governo. De acordo com Flávio, o que importa é ter a atenção nos problemas dos clientes e assim trazer melhoras para o negócio.

Mitos ou verdades

Antes da conclusão da Live, Flávio respondeu a três Mitos ou Verdades sobre a inovação na prática nas empresas:

Copiar modelos de inovação de outros países funciona para qualquer empresa? DEPENDE
“Para mim isso está mais para verdade do que mito. Eu acho que modelos que foram provados fora podem sim funcionar aqui dentro. Mas obviamente precisa-se conhecer as especificidades locais”, diz o executivo.

Ter uma única equipe na empresa focada em inovar pode levar esta cultura para toda a companhia? – MITO
“A empresa para transformar, de fato, precisa ter isso impregnado em todas as suas áreas”, comenta.

Ter uma estrutura fixa para o desenvolvimento da inovação auxilia na disseminação desta mentalidade dentro da empresa? – DEPENDE
“É preciso entender que cada empresa vai ter o seu contexto, os seus ativos, a sua situação financeira, vontade dos seus acionistas e a sua cultura. Estes modelos de alguma forma serão aplicados a todos os casos, mas com uma combinação diferente para cada um”, conclui.

Quer saber mais sobre como desenvolver a cultura do erro, criar uma equipe com mentalidade empreendedora e ainda quais são os primeiros passos para que colaboradores se sintam preparados para intraempreenderem? Então, assista ao vídeo abaixo.


Confira a Live na íntegra

Ver essa foto no Instagram

Assista a esta conversa com @flavio.dias.fonseca, atual sócio na @500startups, além de ex-CEO da Via Varejo e do Walmart.com no Brasil. Veja as análises e dicas sobre como disseminar a inovação nas empresas, se há um roteiro para começar, bem como a quebra de alguns mitos. #whowlives #livedeinovacao #500startups #startup #corporate #inovacao #empreendedorismo #intraempreendedorismo

Uma publicação compartilhada por WHOW! (@whowfestival) em


+INOVAÇÃO

Você conhece a ISO da Inovação?
Como desenvolver a colaboração efetiva nos times de inovação
Você sabe mesmo o que é cultura da inovação?
Opinião: Como incluir mais mulheres no ecossistema de startups?