Como fazer uma migração de carreira para tecnologia?
Pessoas

Como fazer uma migração de carreira para tecnologia?

Pensar no futuro da sua profissão pode ser uma tarefa difícil. Muitos se veem obrigados a considerar a migração de carreira, para continuar no mercado

POR Redação Whow! | 26/05/2021 14h23 Como fazer uma migração de carreira para tecnologia?

Assim como o mundo, o mercado de trabalho também está mudando. Algumas profissões que há anos estavam consolidadas, passaram por transformações e algumas até desapareceram. Por isso, com a modernização do mercado de trabalho, muitas pessoas passaram a considerar a migração de carreira.

Afinal, no cenário competitivo que vivemos, não há espaço para aqueles que não aceitam mudanças. É preciso estar à frente das demandas do mercado de trabalho, para se fazer presente no futuro do mundo empresarial.

Quer saber um pouco mais sobre esse conceito, para quem se aplica e como é feito na prática? Continue a leitura e confira esse conteúdo que preparamos para você!

Para quem se aplica a migração de carreira?

A migração de carreira é uma hipótese para aqueles que não estão satisfeitos com a sua vida profissional. Esta insatisfação pode vir desde uma falta de reconhecimento no seu trabalho, algo extremamente frustrante para qualquer funcionário. Esse sentimento pode surgir de várias maneiras, como a falta de perspectiva em sua área de atuação ou salários cada vez menores, por exemplo.

Seja como for, aqueles que planejam fazer uma migração de carreira, estão em busca de se sentirem mais satisfeitos, ao mesmo tempo que procuram conforto financeiro e estabilidade. Nesse sentido, no cenário atual, em que algumas profissões se tornam cada vez mais obsoletas, muitas pessoas passam a buscar novidades no setor de tecnologia.

Por que fazer migração de carreira para o setor de tecnologia?

Para aqueles que desejam realizar uma migração de carreira, trabalhar com tecnologia pode ser a melhor escolha. Esse é um mercado que só cresce, e a tendência é que cresça ainda mais nos próximos anos. Segundo os dados rastreados pelo Tech Report, em 2020, o Brasil apresentou 306,4 mil empresas que atuam no setor de tecnologia. O número representa uma alta de 7 mil corporações na área, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Ainda conforme o mesmo estudo, o processo de digitalização das empresas, gerou crescimento de trabalhadores no ramo tecnológico. Ou seja, um aumento de 310 para 365 mil em 4 anos. Nesse sentido, outro fator favorável para aderir a esse setor, é que o faturamento do mercado de tecnologia brasileiro, chegou a R$240 bilhões em 2019. Algo que equivale a 3,3% do PIB do Brasil. Como realizar a migração de carreira para a área tecnológica?

Motivos não faltam para realizar essa migração de carreira. A área da tecnologia está englobando cada vez mais setores, o que gera o crescimento do número de vagas ofertadas no ramo. É de fato um setor do futuro. E aqueles que desejam a transição para o meio, devem se atentar a todo o processo de mudança profissional. Até porque, pelo fato de ser um mercado tão promissor, a concorrência também está cada vez maior, e só se destacam aqueles que realmente buscam fazer o melhor.

Especialização para se realocar

Se você quer se inserir no setor de tecnologia, e deseja conquistar os melhores cargos, primeiramente a orientação é realizar uma graduação específica para a área desejada. No entanto, muitos apostam em cursos profissionalizantes ou especialização, focado no seu ramo. É válido ressaltar, que atualmente, há diversas possibilidades de estudo e conhecimento para que o profissional realize a transição e esteja apto a atuar no que deseja. 

Áreas de atuação promissoras

Ou seja, a tecnologia possui um mercado promissor. A seguir, separamos algumas profissões prósperas para aqueles que desejam adentrar nesse universo.

Marketing Digital

O setor de Marketing Digital é um dos que mais possui crescimento no cenário atual. Mesmo já sendo uma área em alta, a pandemia possibilitou ainda maior abrangência ao ramo. Até porque, cada negócio que desejou se comunicar, e conquistar resultados satisfatórios para a sua empresa, nesse período necessitou realizar investimento em Marketing Digital. O profissional desta área deve pensar em estratégias e conteúdos para posicionar a empresa diante de seu público. A área de atuação é vasta. Gerenciamento de redes sociais e analista de métricas de anúncios online, são exemplos de possibilidades.

Big Data

Outro setor que está muito em alta é o de big data. Logo, atualmente grande parte dos negócios possuem armazenamento e uso de dados. Esses profissionais são responsáveis pelo armazenamento, tradução e análise de todas as  informações que as empresas possuem. Nesse sentido, são peças chaves para que a corporação possa ter sucesso em aplicar esses dados ao seu próprio benefício. E além disso, ainda permitem que a empresa não seja punida, pelo uso indevido dessas informações.

Segurança da informação

Além do manuseio dos dados, também é preciso protegê-los. E é nesse sentido que muitas empresas passam a investir em segurança dessas informações. Afinal, não são raras as notícias de ataques de hackers ou vazamento de dados. Assim como esses criminosos ficam cada vez mais perigosos, a segurança deve ser ainda mais eficaz.

Por isso, profissionais dessa área são cada vez mais requisitados. Sua relevância é primordial para o mundo digital que temos. Por fim, é possível compreender, que a migração de carreira pode ser a alternativa para muitas pessoas que tiveram seus trabalhos desvalorizados nos últimos anos.

É a chance de um novo recomeço, que pode exigir desafios inéditos, mas também permite que o profissional se insira no futuro do mercado. Dessa forma, o setor de tecnologia pode ser a melhor saída. Visto que tem uma área muito ampla de atuação, e a sua demanda só cresce. Quer saber mais novidades do mercado de trabalho? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos gratuitos todos os dias!