Como fazer um business plan? - WHOW

Eficiência

Como fazer um business plan?

Compreender as diversas nuances da sua empresa é essencial! Confira como fazer o business plan do seu negócio

POR Redação Whow! | 18/05/2021 14h45

Para a maioria dos setores, o mercado está cada vez mais competitivo. Novas empresas surgem quase que diariamente e fazer um business plan é essencial para se manter ativo.  Ou seja, para começar um negócio você precisa seguir uma série de passos. Neste conteúdo vamos trazer o passo a passo de como fazer um business plan, primordial para tirar sua ideia do papel.  

Quer saber como incorporar essa ferramenta para melhorar a sua empresa? Confira esse conteúdo que preparamos para você e boa leitura!

O que é e como fazer um business plan?

Sempre ouvimos que a vida de empreendedor não é fácil. Impostos, burocracia, concorrência, nesse contexto, tudo isso realmente dificulta a vida de quem quer abrir um negócio. No entanto, aqueles que querem abrir um empreendimento, devem se preparar antes mesmo de iniciar os trabalhos, e a melhor forma de fazer isso é com um bom planejamento.

O business plan é um termo inglês que se refere ao plano de negócios. Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto por aqueles que estão iniciando a sua jornada, assim como aqueles que já estão inseridos no mercado.

Com certeza é uma das melhores formas para o empreendedor conseguir ter uma visão geral sobre o seu negócio. Ao ter um business plan bem estruturado, fica mais fácil de apresentar a empresa para as pessoas, seja para funcionários, parceiros ou até investidores.

Ou seja, você estará sempre preparado para tratar questões cruciais da sua empresa, como por exemplo gastos, perspectivas, futuro da empresa, número de colaboradores, resultados obtidos e até dados estruturais.

Para elaborar um bom business plan, a fim de garantir bons resultados com a ferramenta, separamos alguns itens a se pensar:

  • período de análise concretos: ao fazer projeções da sua empresa, tente focar em um período mais curto. Quanto maior o tempo, mais incerto fica o seu planejamento. Lembre-se que o futuro é uma incógnita.
  • seja objetivo: fazer um bom business plan exige transparência. Não adianta encher de conteúdos desnecessários ou dados imprecisos. É preciso colocar o máximo de informações claras. Ou seja, quanto mais dados inúteis, pior.
  • ideias aplicáveis: ao produzir o seu plano de negócios, priorize ideias que podem ser aplicadas com maior segurança. Uma dica é testar algumas ideias, para ter uma base mais sólida de dados.

Ferramentas para montar seu plano de negócios

Focar em dados e resultados mais claros e concretos, pode ser a melhor forma de realizar o seu business plan. Nesse contexto, existem algumas ferramentas disponíveis para que qualquer pessoa monte o seu plano de negócios.

Planilhas

O uso de planilhas é essencial para qualquer planejamento, principalmente se esse planejamento é voltado para os negócios. Excel e planilhas do google por exemplo, permitem que o usuário faça cálculos automáticos, tenha várias abas no mesmo arquivo e exporte os dados para outro formato.

Apresentação

Mesmo que seja demandado um valor de investimento, toda empresa precisa de uma apresentação digna do seu negócio.

Existem diversas formas de realizar isso, seja com apresentações tradicionais, como power point, como também vídeos e outros recursos visuais. Seja como for, invista na melhor forma de apresentar a sua empresa.

O que não pode faltar em um bom business plan

Um bom planejamento de negócios deve contar com alguns itens básicos, que irão avaliar tanto a viabilidade pessoal do empreendedor, como também a mercadológica e financeira da empresa.

Ou seja, primeiramente deve-se pensar quais os motivos que levaram a começar o seu empreendimento e quais os motivos. Somente depois disso, que pode ser pensado o futuro. Confira os pontos essenciais para um bom business plan:

Análise de Mercado

Primeiramente é preciso entender quais são os possíveis clientes. Como eles consomem? Por que consomem? Com que intuito consomem? Dessa forma, o empreendedor poderá se situar melhor a respeito de quem é o seu público alvo.

Também é necessário compreender melhor a respeito dos fornecedores e concorrentes. Nesse sentido, a empresa poderá procurar os melhores preços daquilo que utiliza para o seu trabalho. Assim como também, buscar referências de projetos já executados por outras empresas do segmento.

Plano de Marketing

Outro ponto essencial para todos os negócios, o plano de marketing tem como intuito determinar como a empresa vai ofertar seus produtos e serviços. Portanto, determinar quais serão as formas de divulgação do produto, para o público alvo. As estratégias de marketing mais utilizadas são:

  • Propaganda;
  • Promoção;
  • Relações Públicas;
  • Merchandising;
  • Venda pessoal.

Dessa forma, o plano de marketing também influencia na precificação do produto ou serviço. Pois somente com esses dados, o orçamento poderá ficar mais próximo da realidade do mercado.

Plano operacional

Essa parte do business plan, tem como objetivo direcionar a empresa a respeito da venda de seus produtos. Em outras palavras, é a parte mais voltada às demandas operacionais do planejamento.

Aqui o empresário terá informações de quais materiais e equipamentos serão necessários, quantos funcionários darão conta da demanda e o tempo que cada etapa de produção irá exigir.

O objetivo é descobrir quanto a empresa conseguirá produzir e vender. Além disso, é importante a definição do espaço de trabalho da equipe, quais cargos irão ser necessários e o perfil das pessoas para cada vaga.

Plano Financeiro

É nessa etapa que existem maiores problemas para os empresários. Ainda mais que o plano financeiro irá dizer se todos esses planejamentos já feitos, serão viáveis para o futuro da empresa.

Se o valor estiver no custo estipulado, o empresário deverá comprar a possibilidade de receitas, assim como os custos das operações. Dessa forma, essas informações irão possibilitar a demonstração de resultados, e relatórios que demonstram se há lucro ou prejuízo.

Além disso, somente assim é possível descobrir qual é o faturamento mínimo para que a empresa não tenha prejuízo, qual o prazo de retorno do investimento e a relação entre lucro e gastos no total.

Portanto, para aqueles que estão entrando no mundo dos negócios, é de suma importância ter um planejamento claro sobre o seu negócio. Somente assim, você poderá compreender como se manter ativo, apesar de possíveis adversidades.

Se você quer saber mais sobre planejamento de negócios ou outras novidades do mundo da inovação. Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos diariamente.