Design sprint: saiba como agilizar seus projetos - WHOW

Tecnologia

Design sprint: saiba como agilizar seus projetos

Agilidade e assertividade nos projetos. Conheça o design sprint, uma metodologia revolucionária lançada pela Google

POR Redação Whow! | 19/05/2021 13h08

Num mundo que exige cada vez mais rapidez, agilidade e colaboração é preciso estar sempre atento às novidades. Uma dessas inovações que surgem a fim de facilitar o trabalho de líderes de design, proprietários de produtos ou até desenvolvedores, é o design sprint.

Ficou interessado a respeito dessa nova ferramenta? Confira esse conteúdo exclusivo que preparamos sobre o assunto. Boa leitura!

O que é design sprint?

Numa realidade em que não temos mais tempo a perder, em que atrasar alguns dias de projeto pode significar perder uma chance milionária, por exemplo, diversas funcionalidades surgem a fim de facilitar o fluxo de projetos.

E é nesse sentido que surge o Design Sprint, uma ferramenta da plataforma Google. A inovação é uma metodologia pensada nos profissionais de design, sua aplicação vai desde prototipagem e teste de ideias com usuários.

A ferramenta permite que as equipes se alinhem e tenham uma visão compartilhada das metas e resultados definidos. Em suma, é um dispositivo para desenvolver hipóteses, ter ideias, testá-las e criar protótipos com pouco investimento.

É recomendada para startups em estágios iniciais, ou seja, empresas que precisam ainda maturar suas ideias antes de lançá-las ao mercado. Dessa forma, a ferramenta possibilita a economia tanto no trabalho da equipe, como no investimento financeiro em projetos com possíveis falhas.

Como funciona na prática?

De forma prática, a inovação funciona da seguinte forma: um grupo de pessoas se reúne durante cinco dias, alinham seus projetos, simulam aplicação e obtêm resultados de forma prática, simples e rápida.

A vantagem desse processo veloz, é que ela utiliza um atalho importante para os profissionais. Ou seja, ao invés da equipe ter que esperar o lançamento do MVP (Minimum Viable Product), para descobrir se a ideia é viável ou não, algo que pode durar meses, o Design Sprint tem como premissa, validar o conceito em até 40 horas de trabalho.

Conhecendo as etapas do design sprint

Para realizar o design sprint na sua empresa, a primeira coisa a ser pensada é a equipe do projeto. De preferência tenha uma equipe variada, com funcionários de diferentes setores.

Dessa forma, as propostas são diversas e abrangem melhor as soluções do problema. Possibilitando assim, maior chance de sucesso do projeto.

As etapas do design sprint passam pela definição, divergência, decisão, prototipação e por fim o teste e validação do projeto. Vamos analisar adiante cada passo.

Como aplicar a metodologia de projetos?

Compreender essa metodologia, já é uma tarefa complexa, certo? É preciso ficar atento às diversas nuances que o design sprint exige na sua aplicação.

Por isso, com o intuito de facilitar a compreensão e possibilitar a aplicação dessa ferramenta, separamos como funciona o dia a dia do design sprint, confira:

Primeiro dia – UNPACK

A fim de garantir que toda a equipe esteja alinhada nas informações e ideias do projeto, o primeiro dia será para que todos exteriorizem tudo que sabem e planejam para o trabalho.

Visto que normalmente os conhecimentos estão espalhados pelos diversos indivíduos da equipe. Por exemplo: o designer sabe de algo que o desenvolvedor não sabe, os gerentes sabem de coisas que os programadores não sabem, e aí por diante.

Para facilitar esse primeiro processo, é possível propor atividades mais específicas, como desconstruir o produto atual, definir as métricas desejadas ou até tentar expressar a voz do consumidor.

Segundo dia – SKETCH

Nessa etapa, os integrantes começam a estruturar suas ideias. As pessoas passam a trabalhar apresentando soluções para os problemas determinados previamente.

Primeiramente, o trabalho é mais individual, o objetivo é montar o máximo de insights sem ainda abrir ao grupo. Somente depois, que cada sketch será compartilhado com as outras pessoas do grupo. Ao final, há uma votação validando as proposições que possuem viabilidade de execução.

Terceiro dia – DECIDE

Aqui a equipe já terá diversas ideias para trabalhar. No entanto, é preciso filtrar quais dos temas aprovados, se adequa melhor ao objetivo do projeto. Nesse dia que se discute e escolhe as melhores ideias.

Quarto dia – PROTOTYPE

Esse é o dia de ser produtivo! Por isso, é preciso escolher ferramentas de prototipagem que permitam uma maior fluidez de trabalho.

Além disso, a organização é indispensável. Antes de iniciar o processo, devem ser distribuídas as funções de cada um. Só assim o time poderá montar um protótipo daquela ideia escolhida.

Quinto e último dia – TEST

É nesta etapa que a verdade vem à tona. Nesse dia, a equipe deve enviar o projeto para teste do público alvo, mas individualmente, para que um feedback não influencie o outro.

Ao final do dia, a equipe se reúne para analisar os feedbacks. Dessa forma poderão compreender se a ideia pensada desde o início, tem potencial para seguir em frente.

Design sprint: principais vantagens

A principal vantagem do design sprint é facilitar o fluxo de trabalho dos times, além de também testar ideias antes que muito tempo e dinheiro sejam investidos nela.

Para Jake Knapp, o criador do design sprint, a ferramenta se destaca pelo fato de que passa incluir a testagem logo no início do projeto. Dessa forma, não possibilita que questões pessoais, como ego e orgulho, sejam empecilhos na formulação da ideia.

Outro ponto vantajoso é que o projeto todo conta com menos tempo. Por mais que pareça ser uma questão desfavorável, determinar prazos curtos com objetivos específicos, possibilita que o foco não se perca.

Portanto, fica evidente como o design sprint tem auxiliado projetos não só de design, mas também em diversas frentes. Atualmente já é possível encontrar startups que utilizaram a ferramenta para conseguir tirar a sua ideia do papel.

Se você gostou desse artigo, assine agora mesmo a nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro de todas novidades exclusivas que o portal Whow! faz.