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Vendas

Como é a jornada de compra digital em PMEs

Pesquisa revela que 41% dos consumidores começaram a comprar pela internet de pequenas e médias empresas no último ano

POR João Ortega | 03/12/2021 16h13 Como é a jornada de compra digital em PMEs

Não é novidade que o comércio eletrônico acelerou o crescimento nos últimos anos no Brasil, em especial desde o início da pandemia. Neste cenário, 41% dos consumidores digitais fizeram sua primeira compra com pequenas e médias empresas (PMEs) nos últimos doze meses, o que representa uma grande oportunidade de mercado para os pequenos empreendedores. É o que revela uma pesquisa realizada pela Locaweb em parceria com a OpinionBox. 

Segundo o estudo, intitulado A jornada de compra digital nas pequenas e médias empresas, a preferência do consumidor digital brasileiro ainda é por comprar das grandes companhias. No entanto, hoje, quatro em cada dez pessoas já têm o hábito de adquirir produtos por meio de PMEs no ambiente online – e a tendência é de crescimento, já que, nos últimos seis meses, a taxa de novos compradores de pequenos negócios superou a das grandes corporações (22% e 17%, respectivamente). 

Jornada de compra digital

Como as PMEs podem alavancar suas vendas? De acordo com o estudo, o canal primário para investir é o Google. Isto porque 62% dos consumidores de pequenos negócios afirmam pesquisar neste buscador antes de fazer qualquer compra. Em seguida, como mostra a imagem abaixo, estão sites de comparação de preços (59%) e lojas online de conhecimento do cliente (57%). 

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Para realizar a compra em si, os sites próprios das marcas concorrem com os marketplaces digitais pela preferência do consumidor. Enquanto 65% dos respondentes afirmam que costumam comprar nas lojas online de PMEs, 63% têm o hábito de realizar a transação direto nos marketplaces. Os demais canais estão descritos na imagem a seguir:

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Já em relação ao relacionamento entre as marcas e os clientes, o canal de preferência dos consumidores digitais brasileiros não é surpresa: o WhatsApp é usado por três em cada quatro entrevistados. Em seguida, aparecem o email (40%) e o Instagram (37%). Veja os demais canais: 

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Motivações de compra

O que motiva um consumidor a adquirir um produto de uma determinada empresa de pequeno porte? Para pouco mais da metade dos consumidores, frete grátis é o principal fator de decisão. Em seguida, está o preço e então a qualidade dos produtos, como mostra a imagem abaixo. 

jornada digital de compra 4É interessante notar que apenas 34% dos consumidores digitais dizem que a avaliação de outros clientes é decisiva para determinar se vai ou não comprar de uma pequena empresa. No entanto, quando se fala em fatores que fariam uma pessoa desistir de comprar de determinada loja, as avaliações negativas são relevantes para 77% dos entrevistados. 

Ou seja, o peso de uma avaliação negativa é muito mais forte do que o de uma avaliação positiva, ao menos no contexto das PMEs. Empreendedores, portanto, devem priorizar uma entrega de qualidade a todos os clientes, ao invés de focar em promover uma experiência excelente apenas para alguns deles. 

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