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Como criar um chatbot para Whatsapp?

Um chatbot para WhatsApp pode tornar o dia a dia da sua empresa muito mais fácil. Com essa ferramenta, é possível ganhar tempo e atender mais clientes

POR Redação Whow! | 01/06/2021 15h15

Os chatbots para WhatsApp são uma verdadeira mão na roda para os setores de atendimento em geral, de qualquer empresaAlém disso, também proporcionam uma boa economia de recursos. 

A união dos chatbots com o WhatsApp não poderia ser melhor. Portanto, estamos falando de um aplicativo com mais de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro, segundo dados do próprio app. Assim, não é à toa que os números de usos dos bots para WhatsApp crescem. Conforme estudo da startup Ubots, especialista em soluções de relacionamento digital, o uso desse recurso cresceu mais de 150% durante a pandemia. Entre agosto e setembro de 2020, a empresa registrou uma alta de 19%.

Neste conteúdo, você aprenderá todo o passo a passo para a criação de um bot para WhatsApp. Verá também o conceito e as principais vantagens do uso dos chatbots. 

O que são chatbots?

Em suma, os chatbots são sistemas que têm capacidade de entender e responder às solicitações de forma rápida e automática. Nesse sentido, a palavra é a união de outras duas da língua inglesa: chat, que significa conversa e bot, que significa robô. No sentido literal, a tradução é: robô de conversa. Entretanto, esqueça as conversas mais mecanizadas: os chatbots, quando bem configurados e alinhados ao modelo de negócio, produzem respostas naturais e humanizadas. 

Dessa forma, eles conseguem simular uma conversa humana, ajudando os mais diferentes setores de uma empresa a garantirem uma melhor experiência aos clientes.  Assim, eles podem ser integrados em vários canais de comunicação, como messenger, do Facebook, Telegram, SMS, e-mails e, por fim, pelo WhatsApp. 

Por que investir em um chatbot?

Investir em um chatbot pode revolucionar o atendimento da sua empresa. São vários os benefícios atrelados a este recurso. Veja os principais:

Gastar menos tempo com conversas repetitivas: Aproveite o que a sua equipe tem de melhor e ajude-a a focar em outras coisas mais produtivas, do que responder intermináveis solicitações repetitivas.

Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana: Os custos de manutenção de uma equipe para atendimento são elevados. Mas, com um chatbot, é possível atender às solicitações a qualquer momento. Basta configurá-lo.

Captação de leads: Os chatbots conseguem captar informações de leads que entram em contato com sua empresa. Nesse sentido, eles também conseguem direcionar e qualificar melhor o cliente, conforme seja sua solicitação. Entretanto, tudo isso independente da sua empresa estar aberta ou ter uma equipe disponível no momento, por exemplo.

Manter o relacionamento com o cliente: Assim como atender e vender é importante, manter o relacionamento com o cliente também é. Ou seja, os chatbots conseguem realizar essa ponte com os consumidores, seja enviando novas promoções, mensagens de pós-venda e solicitando ou respondendo feedbacks do serviço prestado.

Economia de recursos em chatbot para whatsapp: No geral, o uso dos chatbots proporciona uma maior economia de recursos financeiros, humanos e também de tempo. Conforme dados do estudo da Juniper Research, empresa que realiza pesquisas de mercado e bussiness inteligence, o uso dos chatbots podem reduzir os custos operacionais de serviços financeiros em até US$7,3 bilhões globalmente até 2023.

Agendamentos e reservas: Os chatbots podem ser integrados aos sistemas de agendamentos e reservas de vários segmentos de mercado, como salões, clínicas, restaurantes ou qualquer outro tipo de serviço que trabalhe com horário marcado.  Logo, é só programar o chatbot para que ele ofereça as opções disponíveis para os clientes escolherem.

Chatbots para whatsapp

Os chatbots para WhatsApp são programas específicos de robôs de conversa para o aplicativo do WhatsApp.  Além do passo a passo técnico, é importante definir o fluxo de interação e de conversas que os seus clientes terão com o bot. Dessa forma, entenda bem o seu público e realize pesquisas, a fim de compreender qual é a melhor forma de se comunicar com sua empresa. 

Como criar um chatbot para whatsapp

O primeiro passo da criação de um chatbot para WhatsApp é definir o objetivo da ferramenta em relação ao valor que ela irá agregar ao negócio, quais gargalos e processos este recurso irá otimizar. Em síntese, os passos básicos para a criação de um chatbot para WhatsApp são:

  1. baixar o WhatsApp Business API e aguardar a liberação do uso;
  2. providenciar um  um host em um banco de dados, para garantir a segurança através da criptografia
  3. fazer o download de um criador de Chatbot, para avaliar e testar o bot que acabou de criar; 
  4. testar e avaliar constantemente o chatbot com os clientes.

O último item é fundamental, para o aperfeiçoamento do atendimento da sua empresa. É normal que, com o tempo, surjam novos fluxos de interações. Veja agora um pouco mais sobre cada um desses passos. 

API comercial do WhatsApp

Inicialmente, realize o download do Whatsapp Business API, recurso do aplicativo que é destinado às empresas de médio porte. Realize então a inscrição da sua empresa, com o nome, URL do site e as demais informações que constaram do responsável pelo negócio.  Aguarde a liberação da sua inscrição para prosseguir.

Criador de chatbot + host 

Com a conta liberada, chegou a hora de encontrar uma ferramenta criadora de chatbot e o banco de dados, que vai garantir a segurança e a criptografia das conversas com o bot via WhatsApp. No mercado, é possível encontrar várias opções. Aqui no Brasil, a Zenvia é a marca parceira oficial do WhatsApp Business API.  Outras marcas, como Manychat, Botsify e  Chatfuel também são recomendadas. 

Instalação e teste

Agora, chegamos ao último passo para a finalização do bot pelo WhatsApp. Depois da conta aprovada e integrada ao criador, instale o bot em um número e faça as confirmações necessárias.

Por último, teste e acompanhe as interações dos clientes com chatbot. Assim, você garante a qualidade e a experiência do atendimento, bem como aprimorar alguns pontos de diálogo. Gostou do conteúdo? Assine então a nossa newsletter gratuitamente para receber mais artigos interessantes como este em primeira mão!