Como começar um negócio com pouco dinheiro? - WHOW

Tecnologia

Como começar um negócio com pouco dinheiro?

Enfrentar a crise empreendendo não é para qualquer um. Confira as dicas de como começar um negócio com pouco dinheiro

POR Redação Whow! | 10/05/2021 18h04

Quando o assunto é dinheiro, falta felicidade no rosto do brasileiro. Mesmo com a vontade de empreender, muitos encontram muita dificuldade financeira. 

Porém, a falta de capital, não necessariamente barra o sonho do negócio próprio. Mas afinal, como começar um negócio com pouco dinheiro?

Um estudo publicado pelo Banco Central, em 2020, mostra que apesar do aumento de 0,3% da renda dos brasileiros entre o ano de 2014 e 2019, o crescimento da pobreza também aumentou. Isso se deve ao fato da má distribuição de renda e políticas públicas falhas.

Além disso, em 2017 o Brasil conquistou o 125º lugar no ranking que mede a facilidade de fazer negócios no país (a pesquisa contou com 190 países no total). Segundo aponta o estudo Doing Business, os pontos mais críticos são o pagamento de impostos e a burocracia para a abertura de empresas.

Apesar da situação não ser animadora, diversos brasileiros deixaram de ser empregados, para virarem empreendedores. Isso mesmo com pouco dinheiro. Quer saber como esses negócios deram certo? Confira a nossa matéria até o fim!

Por onde começar um negócio com pouco dinheiro?

Para você aqueles que desejam começar um negócio com pouco dinheiro, ou que já iniciaram e querem saber se estão no caminho certo, algumas dúvidas podem surgir. Como por exemplo: Devo apostar na minha ideia? Em quais empresas posso me espelhar? Quais são os melhores negócios para investir?

Todas essas dúvidas são válidas e representam problemas concretos na vida do futuro empreendedor. Porém, para entrar nesse mundo dos negócios, é preciso entender alguns passos que podem ser tomados. Muito planejamento e organização são sempre boas saídas.

Por isso, separamos 5 etapas que explicam como começar um negócio com pouco dinheiro. Confira:

1. Tenha um plano de negócios

Após estudar e entender qual o produto ou serviço você irá vender no seu negócio, é preciso estruturar um plano. Além disso, esse planejamento lhe dará uma vantagem significativa em relação a possíveis concorrentes.

Assim como qualquer projeto, o plano de negócios permite que você descreva o futuro da sua empresa. Normalmente estes planos são feitos a fim de estruturar os primeiros anos da empresa. Por isso, foque nas primeiras medidas possíveis.

2. Busque o investimento adequado

Nesse sentido, para cada negócio, haverá algumas possibilidades de ações iniciais. No entanto, todas empresas devem ter também um plano financeiro, que normalmente inclui:

  • Planilha de saldo;
  • Previsão de vendas;
  • Declaração de lucros e perdas;
  • Declaração de fluxo de caixa.

Desta forma, ter essas informações possibilitará que você tenha uma segurança maior. 82% dos negócios fracassam devido problemas no fluxo de caixa, por exemplo.

Por isso é preciso entender a sua situação financeira e quais serão os custos da sua empresa. Se forem maiores do que você planejava, algumas alternativas podem ser tomadas.

Como por exemplo, a possibilidade de buscar um investidor. Apesar de parecer uma alternativa mais complexa, diversas startups vêm adotando este método a fim de garantir uma maior estabilidade nos momentos iniciais da vida empreendedora.

Estruture bem o seu projeto e apresente para amigos, familiares, empresários do ramo ou investidores. Com uma boa argumentação e determinação, você conquistará o seu capital inicial.

3. Esteja cercado das pessoas certas 

Ou seja, você precisa se munir tanto de pessoas de confiança, como de profissionais capacitados. Mesmo sendo uma tarefa desafiadora, estas pessoas irão garantir o sucesso do seu negócio.

Essas “pessoas certas” são desde da equipe da sua empresa, como profissionais que irão prestar serviços para o seu negócio, como advogado e contador, por exemplo. Peça por recomendações de amigos, familiares ou colegas de trabalho, dessa forma você poderá economizar tempo e dinheiro na busca.

4. Determine o modelo de trabalho

Com a possibilidade de negócios virtuais ou home office, é válido pensar qual será o seu modelo de trabalho. Dessa forma, você poderá fazer o planejamento de acordo com o que a sua empresa exige.

O trabalho remoto que já vinha ganhando espaço no mundo dos negócios, têm ganhado mais adeptos desde o começo da pandemia. Uma vez que permite o distanciamento social e ainda significa redução nos gastos no bolso do empreendedor.

Já que dessa forma, não exige um local físico para a sede da empresa. Ou seja, sem gastos em aluguel, contas de energia, água, internet, telefone, etc. Se o seu negócio permite, aproveite este momento e adote este modelo de trabalho.

5. Estude marketing

Outra maneira de como começar um negócio com pouco dinheiro, é estudar conceitos e ferramentas de marketing para você mesmo. Uma vez que estamos vivendo uma era digital, que possibilita a disseminação do conhecimento de uma maneira mais ampla.

Nesse sentido, é válido ressaltar que há uma variada gama de cursos e conteúdos gratuitos. Assim como plataformas como o Canva, que permitem criar peças gráficas e vídeos para impulsionar o seu negócio.

Dessa forma, além do seu negócio não ficar refém de outra empresa ou profissional, você ainda terá um conhecimento válido para qualquer tipo de mercado.

Grandes e Pequenos para se inspirar: modelo de assinatura

Uma das estratégias para aqueles que querem saber como começar um negócio com pouco dinheiro, é o modelo de assinaturas. Um modo lucrativo e que vem conquistando cada vez mais adeptos.

Esse modelo se baseia no pagamento recorrente por um determinado produto ou serviço, geralmente personalizado. Como por exemplo as empresas de streaming, que cobram uma assinatura para que o consumidor tenha acesso a catálogos de filmes, séries e músicas.

Empresas como Netflix, Amazon, Spotify e até YouTube já contam com o modelo de assinatura, todavia modelos de negócios menores, como empresas de softwares ou até academias também utilizam este tipo de serviço.

Dessa forma, o cliente não precisa se preocupar com datas de vencimento dos pagamentos, enquanto a empresa conquista uma receita recorrente e assim, consegue se planejar melhor para conseguir crescer.

Em síntese, aqueles que desejam saber como começar um negócio com pouco dinheiro, devem ter muita determinação, organização e foco no seu projeto. Todavia, apesar das dificuldades, há uma variada gama de possibilidades que permitem o sucesso daqueles que desejam empreender.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para assinar nossa newsletter e sempre ter acesso a dicas importantes para aprimorar esse processo!