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Como avaliar o desempenho dos meus colaboradores?

Avaliar o desempenho dos colaboradores nem sempre é tarefa fácil. Neste conteúdo, entenda como realizar este processo na sua empresa.

POR Redação Whow! | 25/06/2021 14h45

Avaliar o desempenho dos colaboradores nem sempre é tarefa fácil, porém é indispensável para qualquer empresa. Neste conteúdo, preparamos um verdadeiro passo a passo para auxiliar gestores neste processo. Continue a leitura!

O que é avaliação de desempenho e qual sua importância?

As avaliações de desempenho surgiram por volta do século 20, quando os especialistas da área de recursos humanos aprofundaram o estudo sobre o impacto do comportamento dos colaboradores frente a uma atividade desempenhada na empresa. 

Em resumo, a avaliação de desempenho é uma ferramenta da área de gestão de pessoas, que tem o objetivo de medir o nível de desempenho e desenvolvimento de um colaborador na empresa, considerando a sua função e o setor em que atua. 

Trata-se de um processo complexo, composto por etapas que são agrupadas em identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um funcionário, em um espaço de tempo considerado. 

Em suma, a avaliação de desempenho serve como suporte na tomada de decisão para gestores, como também para alimentar o setor de recursos humanos, com informações relevantes sobre os colaboradores. 

Assim, a partir dos resultados obtidos com este processo, é possível definir planos de crescimento, bonificação, necessidade de demissões e treinamentos, dentre outras modificações a serem aplicadas dentro da empresa.

Vale ressaltar também que a avaliação de desempenho também traz benefícios importantes para os colaboradores. Afinal, por meio dela, seus gestores podem conhecê-los melhor, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria em cada um de seus funcionários.

Mas, para que a avaliação de desempenho realmente seja efetiva, é necessário que seja definido, para cada um, indicadores de desempenho. Do contrário, o processo tem a possibilidade de não fazer sentido, sem uma orientação clara do que deve ser avaliado. 

Conheça os tipos de avaliação de desempenho

Conheça agora alguns tipos de avaliação de desempenho. 

1- Avaliação de equipe

Neste tipo de avaliação, o desempenho da equipe como um todo é analisado individualmente. A partir dela, os gestores conhecem a dinâmica de interação do time e como eles se organizam internamente, para execução das atividades.

Um dos principais benefícios desse tipo está relacionado ao fato de que ele estimula a empatia e o trabalho em equipe. Afinal, o time precisará estar unido e alinhado, para que atinjam os resultados esperados.

2- Autoavaliação

Na autoavaliação, o colaborador avalia o seu próprio desempenho da empresa. Assim, através de questionários, ele deverá responder com sinceridade e maturidade o que acha de seu comportamento.

Depois, junto com o gestor, debatem tais pontos, a fim de encontrarem as melhores soluções para os pontos de melhoria e melhor aproveitamento dos pontos fortes. 

3- Avaliação do superior direto

Esta é a forma mais tradicional e comum de avaliação de desempenho. Em resumo, o superior direto do colaborador avalia sua performance no desempenho das atividades na empresa. Trata-se de um método mais padronizado, permitindo uma avaliação mais imparcial.

4- Avaliação 360 graus

Este último é um tipo de avaliação mais comum em grandes empresas. Na avaliação 360 graus, os funcionários, além de auto avaliarem, também avaliam o comportamento dos seus colegas de trabalho e superiores. Este acaba sendo então um dos métodos mais completos de avaliação.

Como avaliar o desempenho dos seus funcionários?

Independente do processo de avaliação de desempenho escolhido, existem alguns pontos principais a serem considerados. Entenda quais são a seguir. 

Saiba quais são as entregas da sua equipe

É imprescindível saber realmente quais são os principais entregáveis da sua equipe. Dessa forma, o colaborador consegue enxergar, com mais clareza, o seu papel dentro da organização. 

Defina objetivos e metas para o time

Onde a sua empresa está hoje e aonde deseja chegar? Seus funcionários, se enxergam também nesse destino?

Defina os objetivos e metas para cada time, no entanto, considere dois pontos: o objetivo central da organização e o fato dos seus colaboradores estarem alinhados com isso. É importante que, para eles, tal objetivo faça sentido, considerando seus sonhos e objetivos profissionais.

Entenda o perfil de cada colaborador

Cada pessoa é diferente, possuindo particularidades e soft e hard skills diferentes. As soft skills podemos explicar as habilidades de perfil e comportamental que você necessita em uma empresa. Já as hard skills são as habilidades técnicas.Assim, muitas vezes, pode ser que um colaborador, que não esteja apresentando bons resultados em determinado time, possa ter mais afinidade com outro setor da empresa. 

Assim, compreender melhor cada perfil ajuda a alocar os funcionários, de modo a  aproveitar melhor suas habilidades. 

Analise a parte de comportamento

Hard skills são importantes mas, o comportamento e a postura de cada colaborador, também. Nesse sentido, avalie se a forma como cada um deles desempenha a sua função está alinhada com os objetivos e valores da empresa.

Mensure a produtividade no geral

Uma das formas mais eficazes de analisar o desempenho de um colaborador é medindo a sua produtividade, mediante as tarefas diárias que ele realiza na empresa. Assim, por meio dela, é possível analisar os processos como um todo da empresa.

Dê o Feedback para cada um

A observação dos pontos de melhoria só faz sentido quando vêm acompanhada de um feedback. Afinal, de que adianta avaliar e mensurar números do desempenho do colaborador sem que ele receba um feedback claro e honesto sobre eles?

Nesse sentido, o feedback tem o papel de transmitir ao colaborador as percepções obtidas com as suas avaliações de desempenho.

Conclusão

Além disso, é importante que o processo seja coerente e que o comprometimento com ele parta da própria gestão da empresa, para que todos os colaboradores desenvolvam o mesmo sentimento. 

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