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Como as startups estão inovando para a Black Friday

As startups VidMob, JustForYou e EnviaByBus contam o que trouxeram de novo para a ocasião da Black Friday 2020

POR Carolina Cozer | 24/11/2020 13h32 Como as startups estão inovando para a Black Friday Imagem: Karolina Grabowska no Pexels

Embora o comércio já tenha reaberto em todo o Brasil, é fato que esta não será uma Black Friday típica. Assim, as inovações ganham um novo papel para ajudar o varejo a se reinventar nesse período de tantas incertezas.

O modelo de vendas via e-commerce será o ponto-chave deste período, que deve ter crescimento de vendas em torno de 30% em comparação a 2019, segundo a startup de criação e inteligência de dados VidMob.

“A Black Friday 2020 será, para muitas marcas, a salvação do ano”, comenta Camilo Barros, head de parcerias LATAM da VidMob ao Whow!. “Nossa expectativa é que isso se confirme e as empresas possam assim recuperar sua saúde para entrar em 2021 mais equilibradas”, diz.

Para as ações de Black Friday deste ano, a VidMob estudou as duas últimas janelas de sazonalidade de 2018 e 2019, analisando dados e comportamento dos consumidores para orientar clientes na tomada de decisão. “Fizemos isso para as principais plataformas, com foco em conversão. Como metodologia, nosso machine learning gerou uma analise de milhões de anúncios, decupados por nossa inteligência artificial”, conta Miguel Caeiro, head LATAM da VidMob. 

A VidMob atua no campo da criatividade, utilizando a análise de dados para gerar insights criativos para empresas. Barros informa que a rede social Tiktok estreou na modalidade de anúncios este ano, entrando para a estratégia de anúncio dos stakeholders da empresa. “Já vínhamos numa aceleração de trilhas de inovação bem intensa, mas as necessidades de nossos cliente fizeram com que precisássemos antecipar algumas entregas, nem que fossem de forma beta”, conta Camilo Barros. “Nos esforçamos ao máximo para suprir as demandas de nossos clientes em inovação incremental, fazendo com que suas dores sejam menores. Felizmente estávamos preparados para isso.”

A logística na Black Friday

A Black Friday 2020 deverá gerar resultados récorde, graças à transformação digital ocorrida em empresas novatas e veteranas. Essa é a aposta de Miguel Petribu, CEO da Enviabybus, startup especializada em administrar entregas de encomendas por meio de bagageiros de ônibus. “Tanto os lojistas quanto seus fornecedores de entrega last mile fizeram brutais incorporações tecnológicas aos modelos de negócio para atender e responder às expectativas dos usuários”, diz Petribu.

O setor de logística e entregas é parte essencial desse momento de altas expectativas de compras via e-commerce. Segundo Petribu, a medida que o varejo virtual cresce, as empresas do segmento de entregas seguem os mesmos passos. “O comércio eletrônico tem crescido à taxas nunca antes vistas, e isso deve se manter como tendência, pois o usuário quer conveniência e praticidade no seu celular. Na Enviabybus também estamos experimentando as mesmas taxas de crescimento do mercado online.”

De acordo com Petribu, as principais inovações da startup para este Black Friday estão associadas à informações de notificações via SMS e e-mail. “São fatores que reduzem a ansiedade dos usuários quanto à previsibilidade da entrega do item comprado online”, afirma.

Black Friday Black Friday de 2020 deve ter crescimento de vendas em torno de 30% em comparação a 2019. Imagem: Justin Lim (Unsplash)

Bem-estar para o mês inteiro

“Seu autocuidado não pode esperar”. Com essa máxima, a startup de cosméticos personalizados via inteligência artificial JustForYou lançou a campanha promocional de novembro, que inclui cupons para compra e publicidade com a atriz e bailarina Claudia Raia. “Fomos na contramão do que é esperado para essa época, oferecendo descontos “surpresas” durante todo o mês, e não apenas reservando para a última sexta”, afirma Caio de Santi, CEO da JustForYou.

Além de cupons secretos e uma semana regressiva de descontos, a empresa ainda reserva outras surpresas para a reta final, além de terem lançado a REbox, uma campanha de sustentabilidade que transforma a caixa de entrega dos produtos em um display de celular.

“Mais do que números, nós pretendemos fortalecer a relação que temos com cada consumidor, oferecendo a ele a oportunidade de repensar o autocuidado, se cuidar mais, colocar seu bem-estar como prioridade. A JustForYou nasceu acreditando na importância do selfcare e esse ano trouxe para todos a urgência de olhar para isso, para o ‘estar bem’ de verdade”, conta Santi, que afirma que os desafios de se inovar na pandemia variam desde chamar a atenção do consumidor na internet até o fato de responder às suas reais necessidades de forma eficiente, já ele está muito mais exigente do que antes.

“As pessoas estão repensando o consumo e a relação com diversos produtos, por isso não basta apenas oferecer desconto, isso já é esperado. O consumidor quer maior transparência por parte das marcas e enxergar um propósito no produto, além do resultado, o que nós trazemos: nossas fórmulas vêm carregadas de valores como sustentabilidade e consumo consciente, e nosso foco está em oferecer uma experiência realmente personalizada de autocuidado que contribua com o bem-estar e que traga o efeito esperado.”


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