Como a nanotecnologia está revolucionando a Construção Civil
Nanopartículas são utilizadas para fabricar materiais mais resistentes, baratos e eficientes, e já estão mudando a forma de se construir no mundo
POR Luiza Bravo
| 14/01/2020 14h26 Arte Grupo Padrão (Tainara Ricaldes)
“Nanotecnologia”, a palavra pode parecer difícil e até remeter a filmes e séries futuristas, mas a ciência por trás dela, apesar de complexa, já é realidade. Esta tecnologia diz respeito ao processo de controle e reestruturação da matéria em nanoescala, em escala atômica e molecular (0,1 a 100 nm), para desenvolver materiais com propriedades e funções novas.
Cada vez mais segmentos — como Medicina, Eletrônica e Ciência da Computação — têm sido beneficiados pelos avanços nessa área. A Engenharia Civil é um dos setores nessa lista, devido ao desenvolvimento de recursos materiais e energéticos cada vez mais eficazes.
“O uso da nanotecnologia no setor de Construção de Civil está atualmente concentrado na produção e aplicação de materiais cimentados, redução de ruídos e proteção contra radiação, revestimento de superfícies e proteção contra fogo”, diz Iasminy da Silva Brasil, mestre em Engenharia Química e coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da TNS Nanotecnologia, ao Whow!.
Concreto
De olho nesse mercado, diversas empresas de capital de risco e industriais têm feito investimentos para alavancar o uso da nanotecnologia no setor de construção.
No caso do concreto, por exemplo, os materiais nanométricos ajudam a reduzir a porosidade, já que absorvem menos água em comparação com os materiais tradicionais. A presença de nanomateriais reduz a quantidade de cimento usada no produto, em relação ao concreto convencional, e melhora sua durabilidade.
O Grafeno é um dos materiais nanométricos mais estudados atualmente, e tem sido bastante utilizado na produção de concreto aqui no Brasil. O material — uma espécie de folha de átomos de carbono — tem características muito singulares, e consegue proteger o concreto contra vários tipos de abrasão, além de melhorar sua flexibilidade, minimizando o surgimento de rachaduras. Recentemente, foi instalada em Minas Gerais uma planta piloto de Grafeno, que visa produzir material de alta qualidade e baixo custo.
Outras aplicações da nanotecnologia
A nanotecnologia também é usada com sucesso para fabricar vidros de proteção contra incêndio, por meio do uso de nanopartículas de sílica.
“Nanopartículas de Prata e Cobre são implementadas para impedir o crescimento de microrganismos em tintas e revestimentos e para aumentar a resistência do aço à corrosão, respectivamente”, explica Iasminy.
O aço é um dos materiais mais vitais e indispensáveis nas atividades de construção. A adição de nanopartículas de cobre deixam o aço mais liso e uniforme, diminuindo o risco de fissuras por fadiga e tornando-o mais resistente à corrosão.
A siderúrgica americana MFX desenvolveu um aço modificado por nano-estrutura super resistente. As propriedades dos nanomateriais utilizados na fabricação do aço aumentaram sua longevidade mesmo nos ambientes corrosivos mais adversos.
A limpeza do vidro é outro problema que pode ser resolvido por meio das nanopartículas. Ao ser incorporado ao vidro, o dióxido de nano titânio desintegra os resíduos orgânicos e atrai a água da chuva, limpando a sujeira.
A nanotecnologia também tem contribuído para o desenvolvimento de sensores capazes de controlar sistemas elétricos e mecânicos em ambientes por meio do monitoramento de fatores como temperatura, fumaça e ruído, por exemplo. Os sensores mais sofisticados também podem fornecer informações precisas sobre as propriedades do concreto, indicando a necessidade de medidas corretivas em estruturas.
Muita pesquisa ainda precisa ser feita para que o uso da nanotecnologia na Engenharia Civil atinja todo o seu potencial. “Os nanotubos de carbono estão cada vez mais aparecendo em todos os setores industriais, e a busca constante por materiais mais eficientes energeticamente e energias limpas vai resultar em muitas aplicações práticas desse material em células solares”, aposta Iasminy.