Começar a empreender: como fazer? - WHOW

Eficiência

Começar a empreender: como fazer?

2020 foi o ano que mais teve empresas abrindo no Brasil. Saiba como começar a empreender e conquistar sua independência financeira

POR Redação Whow! | 11/06/2021 10h49

Uma dúvida que pode surgir na cabeça de muitas pessoas que desejam começar a empreender é saber por onde começar. Até porque não existe uma fórmula mágica para fazer o seu negócio dar certo. Mas ainda assim, você pode se informar ao máximo, e contar com a gente para evitar desgastes desnecessários. E aí? Bora ficar por dentro das novidades do universo mercadológico? Então continue o texto e boa leitura!

Motivos para começar a empreender hoje

Para aquelas pessoas que passaram a vida toda sendo funcionários mas sempre quiseram ter o seu próprio negócio,  neste último ano, devido às mudanças das circunstâncias econômicas ocorridas pela pandemia, essas pessoas se viram na obrigação de fazer esta mudança por necessidade de sobrevivência, uma vez que milhões de brasileiros perderam seus empregos formais devido aos impactos econômicos ocorridos.  

Segundo a pesquisa realizada pelo IBGE, que mediu o Impacto da Covid-19 Nas Empresas, mais de 700 mil empresas fecharam no Brasil, desde que começou a pandemia.

No entanto, outro estudo realizado pelo Sebrae, apontou que em 2020, também foi o ano de maior abertura de empresas na história de nosso país. Tivemos mais de 2,3 milhões de MEIs abertas em 2020, um crescimento de 20% sobre o total de MEIs somente em 1 ano – hoje são mais de 14 milhões.  

Ou seja, muitos brasileiros têm recorrido cada vez mais ao empreendedorismo como fonte de recursos para seu sustento e também para a realização de seus sonhos. Além da crise, os motivos são vários. Por isso, separamos as razões que mais motivam os trabalhadores a abrirem o próprio negócio. Confira:

Trabalhar com algo que você ame

Para muitos, o empreendedorismo é uma questão de necessidade. É uma alternativa para um momento de crise financeira. Entretanto, se a pessoa conseguir combinar o que precisa ser feito para o seu próprio sustento com o que ele gosta de fazer, os resultados tendem a ser extremamente satisfatórios.

Dessa forma, mesmo que a pessoa tenha que dedicar mais tempo e esforços no seu trabalho, pelo menos ela será recompensada por estar fazendo algo que gosta. Portanto, o empreendedor conseguirá encontrar mais satisfação e realização nas tarefas do dia a dia e assim, poderá conquistar maiores resultados.

Independência Financeira em momento de crise

Conforme já mencionado, esta é uma das principais razões que faz as pessoas começarem a investir no negócio próprio.

A independência financeira é o objetivo de todos os trabalhadores. Afinal, quem não gostaria de deitar na sua cama e não ficar preocupado se vai ter dinheiro para pagar a escola dos filhos, as compras da casa, que estão aumentando cada vez mais devido à inflação crescente, ao aluguel e condomínio, e demais contas no final da noite?  

Primeiros passos para quem quer começar a empreender

Idealize seu negócio como a solução para uma “dor”

É preciso ter a noção de que nenhum serviço, produto ou tecnologia tem valor sozinho. As pessoas só percebem o valor, se a sua empresa entregar uma solução para um problema real. Principalmente nos casos das pequenas empresas, que têm um contato mais direto com o público e por isso, precisam entregar algo que beneficie eles.

Por isso, o primeiro passo é tentar encontrar um público que “sofra alguma dor” específica. Ou seja, tem algum problema real que precisa ser resolvido. Dessa forma, a empresa tem muito mais chance de ter sucesso logo de início.

Porém, de nada adianta solucionar alguma necessidade do público, se a sua ideia não for boa o suficiente. Ou seja, o público só vai passar a consumir o que sua empresa produz, se resolver alguma questão extremamente necessária para ele e de forma simples, desejável, precificada no modelo apropriado e  que facilite a vida do cliente.

Analise o mercado: tendências, concorrentes e viabilidade do negócio

Após idealizar o seu negócio, é a hora de analisar o mercado. Ou seja, quais são as tendências em pauta, quem são os concorrentes e o que eles já estão fazendo e analisar até que ponto o seu negócio é viável. Dessa forma você consegue ter uma noção maior de quais são as forças e as fraquezas da sua empresa, quais são as oportunidades disponíveis no mercado e quais são as ameaças o seu negócio.

Conheça seu público e saiba onde ele está

Antes de lançar a sua empresa, busque conhecer quem é o seu público, em quais canais de comunicação você pode alcançar este público.   O seu público pode ser alcançado através do facebook, instagram, linkedin, pinterest, tiktok, site, blog?   Estes são excelentes canais de comunicação, distribuição e consumo de conteúdo, produtos e serviços.  

Depois desta análise, é necessário entender e determinar o que chamamos de “personas” do seu negócio, ou seja, idealizar um “personagem” que simboliza o seu consumidor.  Ou seja, quais são as características e necessidades do meu consumidor e como ele utilizará o seu produto ou serviço.

Vale lembrar, que definir a persona é diferente do que ter um público-alvo. A persona consegue ir mais a fundo na compreensão do consumidor. Nesse sentido, você pode descobrir quais argumentos utilizar para atrair clientes e onde apostar seus esforços de comunicação.

Defina os canais distribuição da sua empresa e parceiros

Para quem deseja começar a empreender, existem muitos canais disponíveis. Seja em mercados offline ou online, existe uma variedade de lugares para disseminar sua empresa.

Por isso, vale a pena definir em quais canais você vai apostar para comunicar o seu negócio. As redes sociais, por exemplo, são ótimas ferramentas para pequenos e médios empreendedores que estão iniciando. Isso porque, ela permite a criação de páginas da empresa de maneira gratuita e, para aqueles que desejam, dá pra anunciar os produtos por um preço baixo.

Quando começar a empreender?

Um erro muito comum que as pessoas têm na hora de iniciar o seu negócio, é esperar tudo ficar perfeito. Porém, é preciso compreender que este momento nunca vai chegar. É claro que você pode – e deve – se preparar ao máximo antes de abrir sua empresa. Mas se ficar esperando que todas as coisas estejam completamente alinhadas, a sua ideia nunca vai sair do papel.

Afinal, para iniciar um projeto, uma pessoa precisa muito mais de coragem, do que de excelência no que irá entregar. Um segredo que poucos empreendedores de sucesso contam, é que a maioria, nem sabia o que estava fazendo até começar.

Portanto, existem muitos caminhos a se tomar por aqueles que desejam começar a empreender. No entanto, se você seguir esses passos que passamos e continuar acompanhando nosso portal, é muito provável que tenha mais sucesso.

Se você gostou deste conteúdo, e quer saber mais sobre dicas e inovações para os pequenos e médios empresários, assine a nossa newsletter gratuitamente hoje mesmo.