Cases de sucesso de CRO são destaques em estudo da Math Marketing - WHOW

Eficiência

Cases de sucesso de CRO são destaques em estudo da Math Marketing

Demora no carregamento de páginas e abandono de carrinho são problemas solucionados pela equipe expertise da empresa.

POR Redação Whow! | 31/03/2022 12h00

A otimização da taxa de conversão, ou CRO (do inglês, Conversion Rate Optimization), é uma importante parte das estratégias de marketing online. Consistem em aumentar o número de vendas ou interações feitas no site do seu negócio por meio do esforço organizado de um time e/ou ferramentas. Em um ambiente digital, que gera tantas distrações, o CRO analisa e aponta o que é necessário fazer para atrair a atenção dos visitantes e conduzi-los para o objetivo desejado, que pode ser a conversão em uma venda, assinatura de uma newsletter, entre outras ações.

Nessa linha, é válido mencionar a Math Mkt, empresa que conecta o ciclo de marketing e vendas e melhora a relação das marcas com seu público alvo através do uso inteligente de dados. A Math Mkt possui cases de sucesso e prova que CRO é mais do que apenas uma landing page que converte, e sim é uma jornada de compras mais eficiente.

Carregamento de página

É provável que você ainda não saiba, mas um dos principais motivos responsáveis pela taxa de rejeição em um site ou aplicativo é o tempo de carregamento de uma página. Se um cliente acessa um site de interesse e ele demora para carregar, ou o faz parcialmente, este pode ser um fator importante para desistência, ou seja, perda de conversão.

“Tivemos um cliente que tinha problemas com uma de suas landing pages, por dificuldades de usabilidade e baixa taxa de sucesso. Como parte da análise que fazemos em todo projeto, detectamos um JavaScript específico que criava um efeito de typing (efeitos visuais), que esteticamente deixava a página mais bonita, porém aumentava o tempo de carregamento, principalmente para usuários de mobile 3G”, comenta  Carlos Cardoso, Delivery Executive Director da Math Mkt.

Esse estudo revelou que, com o efeito typing, o carregamento da página podia chegar a 30 segundos, quando o recomendado é ser menos de 2 segundos. “Isto levou nosso time de CRO a levantar a seguinte hipótese: retirar o efeito poderia melhorar o tempo de carregamento e a conversão?”, destaca Cardoso.

Para determinar se esta hipótese teria efeito positivo, foi criado um teste A/B onde o resultado foi um aumento de 1,53% na taxa de conversão e a redução do tempo de carregamento em 5%.

Abandono do carrinho

Para 93% dos consumidores, a experiência é um fator muito importante na decisão de compra, revelou o levantamento da OpinionBox, Panorama da Experiência do Consumidor 2021. E é através da análise comportamental do consumidor, e principalmente, das fases do funil de conversão em que ele abandona sua jornada de compra, que é possível determinar algumas hipóteses que resultarão em uma melhor experiência.

Outro case de sucesso de CRO foi de um cliente da Math Marketing que tinha um produto financeiro focado em pessoas físicas e que chegou a atingir um volume de 2 mil conversões para um único dia. No entanto, era preciso entender o que acontecia com as pessoas que não seguiam adiante com seus pedidos. Afinal, quanto dinheiro é perdido a cada abandono de carrinho?

A equipe de CRO, neste caso, precisa detectar melhorias que poderiam potencializar as conversões e, por isso, mudanças foram feitas na aplicação de compra. “Tivemos um crescimento de 260% no volume de conversões em um único dia, registrando um recorde para o produto. Em números absolutos, passou-se de 500 conversões para 1800”, finaliza Carlos Cardoso, Delivery Executive Director da Math Mkt.