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Pequenas empresas que cresceram apostando no delivery

Entenda como micro e pequenas empresas estão superando a crise, causada pela pandemia, com estratégias eficientes de fashion delivery

POR Redação Whow! | 24/06/2021 08h30

Entenda agora como algumas empresas estão superando a crise e se reinventando com uma nova estratégia de delivery. Quem sabe o seu negócio também pode alavancar as vendas com essa tendência? Para descobrir, continue a leitura!

Pequenas empresas que cresceram devido ao delivery

Durante o período mais crítico do isolamento social causado pela pandemia, muitas empresas reduziram o quadro de funcionários, suas atividades e até mesmo fecharam as portas. 

Contudo, muitas outras, que estão indo na contramão de todo esse prejuízo, investiram no delivery e também em outra modalidade: o fashion delivery.  Veja agora dois exemplos de negócios que cresceram na pandemia com essas modalidades de vendas. 

Case Doce Carol Ateliê e o mergulho no delivery 

Um dos setores que mais sofreu com os impactos da pandemia foi o de festas e eventos. Logo, mesmo com a flexibilização das atividades, até hoje tem empresa do ramo que não conseguiu autorização para funcionar, como é o caso da Doce Carol Ateliê, da empresária Ana Carolina Paranhos, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. 

Entretanto, ela não somente encontrou uma nova forma de tocar a empresa como abriu mais três lojas de dezembro de 2020 até agora. Como ela conseguiu isso? Contamos agora!

A Doce Carol Ateliê nasceu em 2014 e, a princípio, antes da pandemia, era voltada para o mercado de casamentos: 95% de todo o faturamento vinha desse tipo de cerimônia. Assim, com as medidas restritivas relacionadas aos eventos, ela precisou parar por completo as atividades, antes de definir qual rumo iria tomar. 

Porém, a pausa não durou por muito tempo: Carolina rapidamente aderiu ao delivery, inicialmente, como alternativa para superar a crise.

E acabou tudo dando muito certo na Doce Carol Atelier. Então, para começar, Ana colocou apenas um food bike, ou seja, uma bicicleta com seus produtos. Dessa forma, esse era o único ponto de vendas e ficava dentro de uma vila gastronômica, na Grande BH.

Com a abertura das outras unidades, Ana também precisou contratar mais pessoas, passando de cinco para quinze funcionários.

Contudo, em um mercado de incertezas como o que vivemos hoje, a necessidade de se reinventar é constante. Próximo à páscoa deste ano, Belo Horizonte precisou passar por novas medidas restritivas e a Doce Carol Ateliêr, novamente, mudou os planos. 

Dessa maneira, foi preciso adaptar o cardápio, de modo que os produtos ficassem mais fáceis de carregar e serem entregues apenas via delivery. 

O Case Forlí Bag e o conceito de fashion delivery

O fashion delivery é um delivery de prova de roupas e funciona da seguinte forma: uma loja de roupas envia as peças aos clientes, para que eles provem e escolham qual desejam adquirir.

Considerado por muitos como a “loja do futuro”, essa modalidade de entrega ajuda na otimização do tempo e também dos recursos financeiros.

E foi em plena pandemia que a empreendedora Helen Costa, dona da empresa Forlí Bag, decidiu implementar o conceito no seu negócio. Em síntese, ela fechou o e-commerce que tinha para apostar tudo no fashion delivery, que acaba sendo também uma consultoria de imagem.

Na Forlí  Bag,  a cliente responde um questionário sobre o seu estilo e Helen monta em torno de seis looks com base nas respostas. Como resultado, os modelitos prontos são colocados em uma pequena mala, que é entregue na casa da consumidora.

Elas então têm o direito de ficar até 48 horas para provar as peças e decidir qual irá ficar. As clientes têm a facilidade de provar a roupa em casa e misturar com outras peças que elas já têm. Como as pessoas não estão podendo sair de casa, a demanda cresceu muito.

Em resumo, em janeiro deste ano, a empresária precisou abrir um novo espaço para armazenar as malinhas, que já não cabiam mais em sua casa. Helen conta que o sucesso do negócio é a divulgação boca a boca, onde uma pessoa indica outras. 

Dicas para ter sucesso no Delivery e superar a crise 

Em 2020, o delivery acabou sendo o carro-chefe quando o assunto é venda. Prova disso são os dados do site alemão Statista que, em um estudo realizado, aponta o Brasil como destaque no segmento. 

O país foi, sozinho, na América Latina, responsável por 48,77% do mercado de delivery, ficando na frente do México e da Argentina. 

Além disso, conforme dados de outro estudo, agora elaborado pelo RankMyApp, março de 2020 registrou um crescimento de 54%, em relação ao mês anterior, fevereiro, no número de downloads realizados de aplicativos de delivery.

Basicamente, esses números ilustram as mudanças no comportamento do consumidor devido à pandemia. Entretanto, por trás do serviço de delivery, outros pontos, além da qualidade do produto oferecido, devem ser levados em consideração pelo empreendedor. 

Assim, listamos algumas dicas importantes na hora de montar uma estratégia de sucesso para o ramo:

  • ser presente digital(ter presença digital), que é estar cada vez mais presentes nas redes sociais e mais próximos do cliente;
  • ter um atendimento personalizado e diferenciado: lembre-se que nos aplicativos para entregas a concorrência é grande e, uma simples mensagem não respondida, pode resultar em uma venda perdida;
  • desenvolver uma logística de entrega eficiente;
  • sempre captar feedbacks dos clientes;
  • criar estratégias de fidelização, considerando seus recursos e às necessidades dos consumidores.

O que esses casos têm em comum?

Acima de tudo, a reinvenção e a adaptação são dois elementos que devem sempre fazer parte da vida do empreendedor. Independentemente se estamos em um momento de crise ou não, buscar as melhores alternativas para atender o mercado, cada vez mais exigente é crucial para o sucesso do negócio.

Outro ponto importante é estar atento às tendências de mercado: a ideia do food bike, Doce Carol Ateliêr, já existia há aproximadamente dez anos; já o conceito de fashion delivery começou a ficar famoso há três. Nesse sentido, nunca deixe de acompanhar o que há de mais novo na sua área de atuação, nacional e internacionalmente.

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