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Case Easy Drinks: produtos inovadores e um futuro promissor

Conheça a empresa de sachês para fazer drinks em casa, criada por dois irmãos. Durante a pandemia, o negócio decolou. Entenda o porquê aqui.

POR Redação Whow! | 01/07/2021 17h40

A Easy Drinks é ótimo exemplo para definir o que é chamado de empreendedorismo por oportunidade. Fundada por dois irmãos, a empresa tem como seus principais produtos sachês para o preparo de drinks. E, mesmo com a pandemia, a marca cresceu exponencialmente.  Neste conteúdo, entenda o case dessa empresa e inspire-se com ela. 

Conhecendo a marca Easy Drinks

A Easy Drinks foi fundada em 2008 pelos irmãos Bruno e Fabrício Lot. Mas, você deve estar se perguntando: como foi que surgiu a ideia de produzir sachês prontos para drinks? Nós explicamos como isso aconteceu.

Frutas tropicais: Do Brasil para a França

A história toda começa bem antes da fundação da empresa. Um dos irmãos, Fabrício Lot, após finalizar sua graduação em Engenharia de Alimentos, foi estudar processamento de frutas, na França, onde fez vários amigos. 

Os amigos europeus de Fabrício sempre lhe pediam algumas frutas tropicais brasileiras quando ele ia passar férias em casa.  O estudante, então, começou a pensar se valia a pena, ou não, processar esses alimentos para exportação. Afinal, dessa forma, seria uma maneira mais fácil para o transporte e, consequentemente, fazer a famosa caipirinha.  Entretanto, percebeu que a exportação sairia bastante cara. Mas a ideia de processar as frutas para ajudar no transporte e consumo continuava de pé. 

Impulsionadores Easy Drinks: Produtos inovadores

Mesmo diante de diversas dúvidas de como ficariam essas frutas após o processamento, em 2008, os irmãos começaram a colocar a ideia em prática. De volta ao Brasil, Fabrício juntou-se a Bruno, que havia estudado marketing, e assim começaram a desenvolver as frutas processadas em sachês. 

Então, para começar, investiram R$200 mil no negócio, em São Paulo. Os irmãos já vinham de uma família que também tinha empresas no ramo de processamento de frutas. Dessa forma, toda a logística ficou mais fácil. 

Desde o início, o produto foi bem recebido pelo mercado. Para se ter uma ideia, no primeiro ano de empresa, a Easy Drinks vendeu seus produtos no camarote Brahma, durante o carnaval em São Paulo. Outro lugar que a Easy Drinks marcou presença foi no Espaço das Américas, local de grandes shows, em São Paulo.  Prático, o sachê facilita na hora da montagem dos drinks, principalmente em grandes eventos. 

Easy Drinks sachê, espuma e frutas: Expansão do mix de produtos

A Easy Drink combina pedaços de frutas naturais armazenados em sachês para drinks. A mistura já vem adoçada e na quantidade certa para cada tipo de drink, como moscow mule, cosmopolitan, bellini e piña colada.  A empresa também vende espumas de gengibre e limão. Atualmente, também comercializa um pequeno spray sabor mel, para dar um toque final no drink. 

Easy Drinks e o crescimento exponencial na pandemia 

Com o sucesso nos bares, os irmãos decidiram vender também para o consumidor final, tanto pela internet quanto em pontos de vendas, em 2019. Para a surpresa deles, a Easy Drinks passou a vender ainda mais para este público. Pouco depois do lançamento, 70% das vendas já eram para os clientes finais e apenas 30% para bares e restaurantes. Ou seja, o modelo de negócio B2C superou o B2B. 

Na época, eles não sabiam, mas haviam acabado de tomar uma das melhores decisões estratégicas para o negócio: em 2020, a pandemia começou e os bares e eventos foram um dos primeiros da lista das restrições do isolamento social. 

Com o e-commerce, a Easy Drinks não estava mais dependendo tanto do público dos bares e restaurantes. Assim, durante a pandemia, o negócio tomou grandes proporções

A empresa entrega para qualquer lugar no Brasil, além disso em algumas regiões a marca está em supermercados e em revendedores autorizados.  Com forte presença nas redes sociais, a loja possui mais de 200 mil seguidores no instagram que acompanham todas as suas novidades por lá. 

Easy Drinks: Faturamento de R$ 18 milhões em 2020

Nos 40 primeiros dias da pandemia, a empresa faturou 350 mil reais. E, desde essa época, a Easy Drinks cresce 15% todos os meses. Só de abril até agosto do ano passado, o negócio aumentou 445% e finalizou o ano com um faturamento total de R$ 18 milhões.

A meta da empresa para 2021 é crescer 150% e retomar os planos de exportação, só que agora com um produto já validado no mercado. A ideia é levar a Easy Drinks para Estados Unidos, Costa Rica, Paraguai e Austrália. 

Os sócios também já estão desenvolvendo uma parceria com a Diageo, empresa de bebidas alcoólicas e detentora das marcas Johnnie Walker e Smirnoff.

Como resultado do crescimento, a Easy Drinks está mudando o local da operação da sua fábrica para outro maior. Ao todo, Bruno e Fabrício investiram 800 mil reais no projeto e contrataram mais 15 funcionários durante o período da pandemia. Hoje, a equipe soma 26 funcionários. 

Fique de olho nas oportunidades de negócio

Apesar de Fabrício e Bruno terem crescido em uma família que já trabalhava com frutas, foi o olhar empreendedor deles que contribuiu para o nascimento da Easy Drinks. Já parou para pensar quantas oportunidades de negócios podem estar a um passo de você? Por isso, esteja sempre atento. 

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