Case de sucesso MMP: Materiais Pedagógicos para Matemática - WHOW

Pessoas

Case de sucesso MMP: Materiais Pedagógicos para Matemática

Conheça agora a empresa Materiais Pedagógicos de Matemática, que viu seu faturamento aumentar na pandemia. Veja também como o negócio está atualmente

POR Redação Whow! | 12/07/2021 13h40

Conheça agora a curiosa história da empresa MMP, liderada por uma empresária que se tornou empreendedora por acaso. 

A importância dos materiais pedagógicos na pandemia

Materiais pedagógicos são brinquedos, objetos e livros utilizados na educação infantil, com o objetivo de auxiliar no processo de aprendizagem. Durante a pandemia, eles foram essenciais, pois estimulavam as crianças ao ensino e à diversão fora da sala de aula.  Afinal, com os materiais pedagógicos, as crianças podem aprender brincando. Jogos em geral e blocos de montar são alguns exemplos.  

Conheça a MMP 

A empresa Materiais Pedagógicos de Matemática surgiu em 1995, com o foco em oferecer suporte pedagógico ao ensino de matemática nas instituições.

A fundadora da empresa é Marli Esteves Guimarães, licenciada em matemática, com uma vasta experiência adquirida durante sua carreira de professora do Ensino Fundamental, Médio, Magistério e de cursos de graduação da Fundação Santo André, em São Paulo. 

Lá, desenvolveu e aplicou o uso de materiais e jogos no ensino da matemática, trazendo na prática, e de forma diferenciada, os conceitos da disciplina.  

Hoje, a empresa é liderada pela nora de Marli, Talita Mazzi Guimarães, formada em Estatística.  Dessa forma, ela, na gestão da empresa, busca manter e melhorar a qualidade dos produtos da MMP, através da aplicação de novas tecnologias, aprimorando os produtos atuais e lançando novos. 

Nesse contexto, a empresa conta com mais de 200 produtos em seu portfólio, abrangendo desde o ensino infantil até o ensino superior. Eles podem ser comprados presencialmente na loja, que fica na cidade de Santo André, como também via WhatsApp.

Empreendedora assume a MMP

Hoje, a MMP é tida como referência quando se fala em materiais pedagógicos no mercado. O negócio cresceu 20 vezes desde seu surgimento e vende, em média, 100 mil produtos a cada ano. 

A empresa nasceu pela necessidade que Marli, sua fundadora, sentia quando ainda estava ministrando aulas. Ela, que sempre buscava inovar, achava que eram poucas as opções disponíveis no mercado de recursos que ajudassem o professor a desenvolver o raciocínio lógico dos alunos.

Em 2012, ela decidiu se aposentar. Entretanto, com quem ficaria o controle de uma empresa cheia de potencial de crescimento, já que o seu filho era programador e não queria deixar o cargo?  Marli fez o convite a sua nora Talita, que prontamente aceitou o desafio.

MMP organização e reestruturação do negócio

A formação de Talita é em estatística e, desde os 14 anos, ela trabalha. Assim, após ter passado por empresas, de diferentes segmentos e tamanhos, ela acredita que foi essa bagagem que lhe deu insumos para gerir a MMP.

Segundo ela, é impossível crescer sem organização e sem gestão. Contudo, quando chegou à empresa, Talita encontrou o oposto disso: o cenário era confuso, tudo era feito no papel e a desorganização reinava. 

Dessa forma, buscando organizar todo o negócio, a nora de Marli decidiu fazer alguns cursos sobre administração. Ela então reformulou e redefiniu todos os setores da empresa, que foram divididos em produção, imagem, logística, administração e relacionamento

Dois anos depois de ter assumido o controle estratégico da MMP, o filho de Marli e também marido de Talita, César Guimarães, decidiu largar seu emprego para dedicar-se à empresa, junto à esposa.  Logo, esse fato também coincide com a compra de um novo local para ser a sede da MMP. Afinal, o espaço havia ficado pequeno para a produção.  Juntos, o casal continuou buscando entender mais a área e se aprimorar. Assim, participaram de vários eventos, dentre eles a feira Bett Educar, maior do setor da América Latina. 

MMP investe em conteúdo digital: canal no youtube

Como forma de ganhar autoridade digital através do compartilhamento de conteúdos relevantes, a MMP criou um canal no YouTube, que hoje conta com 3 mil inscritos.  Assim, nele, são compartilhados desde conteúdos diretamente relacionados à matemática, ensinando como aprender a disciplina de uma forma lúdica, até sobre sobre inteligência emocional. 

O canal ajuda os professores quanto ao uso do material comercializado pela empresa como também divulgar os seus produtos. 

Pandemia e planos para o futuro: como está a MMP atualmente

Hoje, a sede da MMP fica ainda em Santo André e ocupa um espaço de 2 mil metros quadrados. Ao todo, 27 funcionários trabalham na empresa. No último ano, a empresa faturou R$5,5 milhões, mesmo em um cenário difícil de pandemia.

Para atingir esse número, a estratégia utilizada foi realizar a venda dos materiais pedagógicos diretamente para os professores e pais de alunos. Ou seja, antes, os produtos chegavam a este público final por meio de revendedores. 

Assim, para o futuro, Talita espera que a empresa alcance um faturamento anual de R$ 10 milhões e também consiga ampliar as vendas para o mercado internacional. Outra meta também é produzir programas digitais, a fim de complementar os materiais didáticos. 

Uma novo olhar: às vezes,  é isso que um negócio precisa

Seu negócio não evolui? Sente que falta aquele algo a mais? Não sabe por onde começar? Às vezes, tudo que um negócio precisa é um novo olhar, ou seja, alguém que esteja de fora e que enxergue, de uma outra perspectiva, a empresa. 

Na MMP, Marli já estava cansada, porém queria que a empresa continuasse. Devido a isso, chama Talita, sua nora que, com base em suas experiências, realizou melhorias na MMP que mudaram completamente o rumo do negócio

Portanto, se você sente essa necessidade na sua empresa e pode contar com novas pessoas, experimente. Quem sabe o seu negócio também não pode ganhar um novo destino, como a MMP?

Viu só que história interessante? E, se você gostou desse conteúdo, não deixe de assinar a nossa newsletter gratuitamente, para receber, todos os dias, artigos interessantes sobre o mercado, gestão, tecnologia e empreendedorismo!