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Case de sucesso: Carolina Sales Café

Atualmente, a empresa Carolina Sales, já possui 4 bistrôs e uma fábrica própria, e neste ano, passou a investir na venda de franquias

POR Redação Whow! | 09/07/2021 11h33

O que começou como um hobbie hoje já é sucesso. Os bistrôs cariocas, chamados Carolina Sales Café, são exemplos de como a perseverança é importante no mundo dos negócios. Afinal, a história da marca iniciou há quase 12 anos, quando a então estudante de medicina passou a vender brigadeiros artesanais para os colegas do curso, amigos e conhecidos.

Atualmente, a empresa Carolina Sales Pâtisserie de Brigadeiros já possui 4 bistrôs no Rio de Janeiro, e passou a expandir neste ano o seu negócio através de franquias. Quer saber um pouco mais sobre esse case de sucesso? Então confira esse texto exclusivo que preparamos para você! Boa leitura.

Da medicina ao café

A empreendedora, que iniciou vendendo brigadeiros durante a faculdade para o seu círculo social, passou a receber encomendas para alguns casamentos. Foi então que ela teve a ideia de apresentar um produto com diferencial.

Afinal, brigadeiro é algo bem comum. Por isso, Carolina foi até São Paulo para buscar formas de personalizar os seus doces. Ela apostou em produtos bem decorados e chamativos.. Perto de completar um ano de curso, a empreendedora percebeu que seu produto tinha potencial para alcançar maiores resultados. Até porque, só no boca a boca, seu negócio já era conhecido por muitos.

A partir daí, Carolina trancou o curso e passou a apostar de vez no empreendedorismo. E, cerca de um ano depois do início das vendas, já abriu sua primeira loja. De lá pra cá, já foram inauguradas outras três lojas. Com tanto sucesso, a empresária deu o primeiro passo para testar formatos de franquia. Porém, o resultado inicial não foi dos melhores e a ideia foi arquivada.

Com o passar dos anos, a loja de brigadeiros virou uma cafeteria especializada em doces, com fábrica própria e grande variedade de produtos. Os resultados eram tão bons que a ideia das franquias voltou. Na época, a empreendedora já gerenciava quatro lojas e a fábrica. E foi em 2019 que ela deu mais uma chance à ideia da franquia. Porém, dessa vez buscou uma consultoria para auxiliá-la a montar o projeto ideal.

Somente um ano depois, no final de 2020, que Carolina começou a encontrar alguns candidatos e, atualmente, já tem planos de ter seis franquias até o final deste ano. O plano da proprietária é ambicioso, pois atualmente as suas quatro lojas já faturam entre R$4 e R$5 milhões por ano.

Carolina Sales Café: Pandemia e a atuação em delivery

Assim como fizeram muitos outros empreendimentos, durante a pandemia as lojas Carolina Sales Café passaram a apostar no e-commerce. Nesse sentido, a atenção sobre o delivery aumentou, englobando desde as plataformas tradicionais, como iFood e Rappi, mas também um aplicativo próprio.

Ainda é possível realizar encomendas através do site da marca. Recentemente a loja ampliou o seu cardápio para o delivery com a categoria “box especiais” com objetivo de aumentar  as vendas por esse canal, explorando assim o e-commerce do empreendimento. 

Carolina Sales Café: Crescimento e faturamento milionário

Segundo o site da marca, o crescimento e faturamento milionário da Carolina Sales Café se deram pelo fato da empresa prezar pela qualidade artesanal dos doces. Conforme ela apresenta, os produtos são preparados com matéria prima de grande qualidade, como amêndoas, avelãs, pistache, cacau 100% puro e chocolates belga.

Apesar do carro chefe ser os brigadeiros, as lojas ainda oferecem brownies, bolos, salgados e uma linha completa de chocolates. Isso tudo, com opções de produtos para quem tem alguma restrição alimentar. Além disso, outra coisa que possibilita o crescimento da marca é que ela sempre apresenta novidades para os seus clientes.

O sucesso da marca é tanto, que, em 2019, Carolina Sales fez parte da 23ª lista das Melhores Docerias do Rio de Janeiro. O prêmio é apresentado pela revista Veja, em parceria com o Santander. Para aproveitar o bom momento, a empresária também produziu um curso online sobre confeitaria. Disponível no site da loja, o infoproduto permite inclusive tirar dúvidas com a própria Carolina.

A expansão para o modelo de franquias

No ano de 2021, a empresa Carolina Sales passou a apostar nas franquias para expandir a marca.

A solução encontrada para facilitar a gestão do franqueado foi abastecer os produtos principais através da produção da fábrica própria. Dessa forma, Carolina criou uma marca para atender o público A e B, ou seja, ela mesma quer garantir a qualidade dos produtos.

Como o cenário parece promissor, ela deseja abrir uma nova fábrica ao final da pandemia. Assim, os franqueados da marca irão receber produtos semiprontos, que precisarão apenas da finalização antes de vender ao consumidor. A empresária afirma não utilizar nenhum tipo de conservante em suas receitas. Por isso, o abastecimento das lojas precisa ser semanal.

Que ensinamentos podemos tirar desse case de sucesso?

Certamente, Carolina Sales foi uma mulher muito corajosa. Afinal, ela já era mestre em veterinária, estava cursando medicina e abandonou tudo para focar no empreendedorismo. Isso sem mencionar que o segmento em que ela investiu não tinha nada a ver com as áreas de estudo da empresária.

Mas a empresária nos mostrou que, com muito foco, trabalho duro e visão de mercado, qualquer pessoa pode se inserir na venda do tipo de produto que desejar. Se você gostou de saber um pouco mais dessa história e quer receber mais notícias sobre o mercado empresarial, assine agora mesmo a nossa newsletter gratuitamente e fique por dentro de tudo!