Brasileiros reconhecem falta de conhecimentos para nova economia - WHOW

Pessoas

Brasileiros reconhecem falta de conhecimentos para nova economia

Estudo da Udemy apontou que os brasileiros veem conhecimentos técnicos e digitais, como o desenvolvimento em código, entre os mais necessários

POR Raphael Coraccini | 21/01/2020 10h00 Arte (Grupo Padrão) Arte (Grupo Padrão)

Quase 97% dos profissionais paulistas acreditam que há uma lacuna de habilidades e conhecimentos no Brasil. É o que aponta o relatório “Lacuna de Habilidades Brasil”, da Udemy, plataforma de EaD voltada para o ensino profissionalizante. No País como um todo, 95,4% dos profissionais concordam que existe uma lacuna e que é preciso se reinventar.

Quando perguntados se sentem impactos por essa lacuna, 72% dos brasileiros afirmam que sim. Além disso, 92,7% reconhecem que novas habilidades teriam facilitado seu trabalho e que precisam recorrer a novos conhecimentos para fazer o trabalho de maneira mais eficaz.

conhecimentos Foto Alexas (Pixabay)

Quais conhecimentos são necessários?  

Em São Paulo, as principais habilidades que a nova economia pede para ter mais sucesso nas suas carreiras, segundo os próprios trabalhadores, são as competências técnicas e digitais, como desenvolvimento em código, análise de dados, web design e marketing/SEO. Mais de 37% dos paulistas acreditam que essas são as habilidades que vão reposicioná-los num mercado em transformação.

Em segundo lugar, com 23,3% dos votos, estão as habilidades de liderança e gestão, como consolidação de equipes, resolução de conflitos e gestão de equipes. E em terceiro, com 17,6%, estão as habilidades de se relacionar com as pessoas certas no trabalho. Em seguida, vêm habilidades de produtividade (11,2%), em quarto lugar, e soft skills (10,6%), em quinto.

No Brasil

No País como um todo, os profissionais acreditam que precisam aprender ou desenvolver mais as habilidades difíceis de se avaliar, como pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação interpessoal, as chamadas soft skills, do que as habilidades de produtividade como gestão de tempo e priorização.

conhecimentos Foto Gerd Altmann (Pixabay)

Como adquirir novos conhecimentos

O principal recurso para adquirir novas habilidades entre os brasileiros no geral são os cursos ou vídeos online, com 46,3% de adesão, que acreditam ainda que os funcionários que fazem aula online para aprender novas habilidades são mais qualificados que os colegas.

JÁ SEGUE O WHOW! NO INSTAGRAM? SIGA AGORA E APROVEITE O PRIMEIRO LOTE DA VENDA DE INGRESSOS PARA O FESTIVAL


+HABILIDADES

Exclusivo: plataforma de recrutamento aponta as habilidades mais procuradas
Veja 10 habilidades em alta para 2020, segundo consultoria de recrutamento

11 Maneiras de evitar o colapso do emprego, segundo Nobel de economia
15 Dicas para uma transição de carreira