Brasil recebe primeiro laboratório de testes para 5G - WHOW
Tecnologia

Brasil recebe primeiro laboratório de testes para 5G

O Instituto Eldorado permite que fabricantes testem seus devices 5G dentro de todos os requisitos da ANATEL para futura comercialização

POR Carolina Cozer | 16/09/2020 10h35

O instituto de inovação aberta Eldorado, localizado na UNICAMP, em Campinas, acaba de lançar o primeiro laboratório de validação de tecnologias 5G do Brasil.

Mesmo ainda sem perspectiva de concessão oficial da frequência 5G no Brasil, alguns aparelhos já estão sendo fabricados e comercializados com essa infraestrutura disponível, além das empresas de tecnologia já estarem se preparando para lançamentos futuros.

Acelerar para comercializar

No Instituto Eldorado, os fabricantes poderão utilizar as tecnologias de testes disponíveis no espaço, que já estão programadas de acordo com todos os requisitos da ANATEL. Assim, com testes sendo bem-sucedidos, os fabricantes estarão aptos a solicitarem a validação e homologação de seus produtos para futura comercialização.

Este novo laboratório de testes acaba sendo uma “mão na roda” para que os devices 5G já estejam prontos para lançamento imediato assim que a homologação da frequência ocorrer no Brasil.

Em nota oficial à imprensa, o gerente de Desenvolvimento de Negócios do Instituto Eldorado, Alessandro Gonzalez Andreo, diz que o laboratório segue acompanhando o cenário de evolução tecnológica no Brasil. “A implantação do laboratório, em sincronia com o lançamento das redes comerciais 5G no país, reafirma o compromisso do Instituto em inovação, seguindo como uma das maiores e mais modernas infraestruturas laboratoriais do país.”


+NOTÍCIAS

Confira o novo programa Raio-X Startups do Whow!
3 fatores disruptivos para a mobilidade no Brasil e no mundo
Inovação aberta dita o caminho da transformação da EDP Brasil
O impacto da transformação digital na sociedade