Benefícios da acessibilidade digital para negócios digitais - WHOW
Tecnologia

Benefícios da acessibilidade digital para negócios digitais

Menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis. Há uma enorme lacuna neste mercado e diversas oportunidades despontam no horizonte

POR Carolina Cozer | 12/11/2020 14h30 Benefícios da acessibilidade digital para negócios digitais Imagem: pikisuperstar (Freepik)

Embora a internet e os conteúdos digitais sejam essenciais em um mundo cada vez mais conectado, bilhões de pessoas no planeta são afetadas por deficiências que os impedem de acessar totalmente essas informações.

Essa situação se tornou mais crítica com a pandemia, que exigiu que as pessoas utilizassem mais ferramentas digitais, como e-commerce, educação EaD, entretenimento, sistemas governamentais etc.

Para que a internet possa realmente quebrar os limites da comunicação, é preciso que essas incontáveis pessoas também estejam plenamente incluídas na navegação web.

No painel “A inclusão digital em uma linha de código”, no Whow! Festival de Inovação 2020, grandes nomes da acessibilidade digital no Brasil debateram as razões pelo qual as empresas deveriam adotar soluções de acessibilidade digital. Afinal, quais benefícios isso oferece além de promover o bem comum?

Estiveram no debate Ricardo Hechtman, Head de Inovação da EqualWeb Brasil, Marcelo Herskovit, Board Member da EqualWeb Brasil e Fabio Uzunof, Evangelista em Acessibilidade Digital.

acessibilidade digital Imagem: Stories (Freepik)

Automação da acessibilidade

Hoje existem cerca de 45,6 milhões de brasileiros com algum tipo de necessidade especial, segundo o IBGE, além de pessoas com limitações temporárias, que representam mais de 25% da população. Embora esse número seja gigantesco, menos de 1% dos mais de 14 milhões de sites brasileiros podem ser considerados acessíveis.

Marcelo Herskovit explica que, baseando-se nessa enorme lacuna, surgiu o EqualWeb, uma ferramenta de automação da acessibilidade digital que tem à frente Andrea Schwarz, LinkedIn Top Voices 2019 e empreendedora de diversas causas de inclusão.

Segundo Herskovit, não é barato nem fácil tornar um website acessível no Brasil. Ele conta que, além de ser preciso adequar o site à Lei Brasileira de Inclusão (LBI), existe uma enorme falta de profissionais especializados no mercado. “Todos esses fatores criam uma grande barreira para tornar sites acessíveis”, diz. 

A EqualWeb, enfim, é uma solução que surgiu para levar a acessibilidade digital a todas as necessidades especiais, em um único aplicativo que está disponível em 35 idiomas. “Acreditamos que promover condições para um acesso mais igual à web é um direito dos indivíduos e uma responsabilidade para todos nós”, conta.

+60mm de possíveis novos usuários

Dentre os benefícios da acessibilidade digital estão a realidade de dar acesso a mais de 60 milhões de novos usuários, um público-alvo que hoje é colocado em segundo plano mas que tem tanta capacidade de consumo de conteúdo, serviços e produtos como qualquer indivíduo.

Humanização e impacto de marca

Existe um fator de humanização e impacto de marca muito fortes. A partir do momento que você transforma seu site em um site acessível, você está se posicionando perante uma causa, que traz um impacto forte em marca. Também consegue ajudar a empresa a se posicionar perante os objetivos da ONU de desenvolvimento sustentável em cinco desses objetivos.

Inovação e melhoria em SEO 

Vai haver uma melhoria no rankeamento do site nos motores de busca, principalmente o Google, com potencial de aumento de receita por conta do novo público. Além disso, a acessibilidade digital tem uma pegada de inovação, porque é uma solução que usa a IA em conformidade com todas as regulamentações brasileiras de inclusão.

Responsabilidade social

Embora os benefícios de se implantar a acessibilidade digital nas empresas esteja explícito, Fabio Uzunof comenta que ainda há muita resistência em alguns mercados na hora de dar este passo: “Temos uma dificuldade muito grande quando batemos na porta das empresas em mensurar e dar indicadores referentes aos ganhos que ela terá ao tornar seus sites acessíveis. E não estamos falando em ganhar dinheiro, mas em sustentabilidade, responsabilidade social, etc.”

Hechtman explica que a EqualWeb é capaz de demonstrar esse impacto para as empresas na prática. “Não adianta uma empresa dizer que promove a inclusão, que é socialmente responsável, se na prática isso não acontece. Antes isso era muito difícil e muito caro, mas hoje, com uma ferramenta automática, todas as empresas conseguem ter esse retorno de novos usuários que antes não conseguiam acessá-lo”, diz.

O head de Inovação explica que, para os negócios digitais, o problema é o mesmo que com os negócios físicos não-acessíveis. “A partir do momento que se instala rampas de acesso, banheiros, provadores e elevadores acessíveis etc, mais clientes podem entrar e comprar ou consumir nos estabelecimentos”.

Outro motivo destacado por Hechtman é a empatia. “Os brasileiros são muito empáticos, então a inclusão digital pode ser um motor de aceleração para pequenas, médias e grandes empresas”, afirma, deixando claro que esta questão vai muito além do dinheiro: “Muito mais do que pensar no dinheiro, queremos que as empresas entendam que a acessibilidade é um direito dos indivíduos. Hoje quem começar esse movimento será pioneiro nos negócios”


+NOTÍCIAS

Inovações e oportunidades de negócios encontradas por Visa e Suzano para o pós-pandemia
Táxis voadores podem chegar na Flórida
Coluna: Um olhar sobre disrupção e ética
Laboratório de Inovação Financeira brasileiro passa a integrar a ONU